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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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9 : Comissão de Sistematização in comissao [X]
GASTONE RIGHI in nome [X]
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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
n/a
n/a
n/an/a
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n/a
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n/a
n/a
EMENn/a
n/a
n/a
n/an/an/an/an/an/an/an/an/an/a
AVULSO
Tipo
Emenda (228)
Banco
expandEMEN (228)
Comissao
9 : Comissão de Sistematização[X]
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (152)
APROVADA (25)
PARCIALMENTE APROVADA (19)
PREJUDICADA (15)
NÃO INFORMADO (12)
Partido
PTB (223)
PMDB (4)
PDT (1)
Uf
SP (228)
Nome
GASTONE RIGHI[X]
TODOS
Date
expand1988 (12)
expand1987 (216)
81Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20244 PREJUDICADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Suprime na alínea "g" do inciso III do art. 12 a expressão "os da natureza processual". 
 Parecer:  Pela prejudicialidade, visto o estado já prestar assis- tência judiciária gratuita aos comprovantes dela necessita- dos, de longa data. A gratuidade dos atos de "natureza pro- cessual" representa uma demasia, face ao Projeto de Constitu- ição (Art. 195). 
82Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20245 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Inclua-se, onde couber, Art. - Na certidão do registro de nascimento, na carteira de identidade e em qualquer outro documento não poderá constar a filiação do titular, bem como a autoridade não pode exigir que seja declarada a filiação do cidadão. 
 Parecer:  A proposição não concorre para o aperfeiçoamento do tex- to constitucional em elaboração. Pela rejeição. 
83Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20246 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa: O item XV, do artigo 13, do projeto, passa a ter a seguinte redação: Art. 13 XV - A jornada normal de trabalho será de quarenta horas semanais, e não excedente a oito horas diárias, com intervalo para repouso e alimentação. Sala das Sessões, 
 Parecer:  A jornada de trabalho de 40 horas semanais, como consta do Projeto, de 44 ou 48 horas, como proposto em numerosíssi- mas Emendas, teve, de certo modo, um referencial comum. A maioria das propostas, mesmo na fase das Comissões Temáti- cas, seja pelas suas justificações, seja pela forma de apre- sentação dos textos, sempre demonstrou ser a matéria mais adequada à legislação ordinária. De fato, a jornada de trabalho deve refletir uma situa- ção conjuntural que só a lei pode atender. Quarenta horas não conviria a um determinado momento da vida econômica do País, mas, pelo desenvolvimento tecnológico, por motivos de interesse público ou até por comprovadas razões de ordem psi- cosocial, podem vir a ser a solução ideal. Ressalte-se, por oportuno, que mesmo no regime atual de 48 horas semanais, vá- rias categorias, em decorrência de lei específica ou por for- ça de conquistas em acordos ou convenções coletivas, já cum- prem jornadas reduzidas. Num quadro inverso, em que a necessidade imperiosa de se expandir ou incrementar os níveis de produção, até como medida de salvação nacional, poderá o Estado, em consonância com os anseios do povo, propugnar por jornadas mais extensas, desde que compensatórias a nível de remuneração. Esse, aliás, é o exemplo que nos dá o Japão, onde a intensificação do tra- balho, longe de penalizar o trabalhador, é o meio eficaz de lhe propiciar melhor padrão de vida. Assim, considerando que o Congresso Nacional, sempre sensível às reinvindicações dos trabalhadores e consciente das realidades do País, poderá, com maior flexibilidade, dis- ciplinar essa controversa questão, optamos por manter apenas, a limitação da duração diária do trabalho em 8 horas, no má- ximo. * 
84Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20247 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa: O item XVII, do artigo 13, do projeto passa a ter a seguinte redação: Art. 13 XVII - Será admitido o serviço extraordinário até duas horas diárias com o acréscimo de 50% sobre a hora normal e, em caso de força maior ou urgência, as excedentes a este limite com remuneração em dobro; Sala das Sessões, 
 Parecer:  É fundamental que se preceitue que o serviço extraordi- nário tenha uma remuneração superior ao normal. Quanto a ou- tros detalhes, como o número de horas e qual a porcentagem que deverá incidir sobre a remuneração, entendemos que seja mais conveniente para ambas as partes que a convenção decida. * 
85Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20248 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Acrescente-se a letra "e" ao item I, do art. 13, do Projeto, no seguinte teor: Art. 13, item I "e) A dispensa, fora dos casos previstos nas letras a, b, c e d supra, assegurará, ao empregado, o direito à percepção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e, ainda, a uma indenização correspondente a um mês de salário, por ano de serviço prestado ou fração." Sem a adequação proposta seria írrita a estabilidade no emprego prevista no "caput" do item I. Tratar-se-ia de mera enunciação teórica, sem deslinde prático. A garantia do emprego estável deve resolver-se em indenização que beneficie o empregado, caso contrário, o fechamento, extinção, concordata e falência da empresa deixariam os empregados sem qualquer arrimo. Da mesma forma, na ocorrência de morte ou incapacidade do empregador. Com a adequação proposta, teríamos o empregado exercitando a estabilidade, através de seu direito à indenização que, nos termos da emenda, corresponde e se compatibiliza com a tradição de nosso direito trabalhista, ou seja, dois salários por ano de serviço prestado (FGTS e indenização prevista). Desaparece, também, o fantasma da inviabilização das empresas, tão apregoado por nossos empresários que cultivam o mau hábito, em qualquer prenúncio de crise, se desfazerem primeiramente de seus empregados e só em último caso, se desfazem de seus iates. Sala das Sessões, .../.../87 
 Parecer:  A estabilidade, entendida como a garantia de permanência no emprego e, portanto, como contraposição ao livre arbítrio do empregador de despedir o empregado, tornou-se, artificio- samente, uma momentosa e controversa questão, porquanto, seg- mentos expressivos das categorias envolvidas têm se manifes- tado, reiteradamente, por uma solução harmoniosa do problema. Na verdade, o que quer o empregado é ver limitado aquele arbítrio e, não, como se propala enganadamente, ter a garan- tia irrestrita de permanecer no emprego contra a vontade do empregador. Consciente de que é parte vital e inalienável da própria atividade empresarial, sabe que não pode ser tratado como uma simples peça, um instrumento ou máquina que, após usada, é jogada fora como inservível. De sua parte, não interessa ao empregador inspirar desas- sossego ou insegurança ao seu empregado, pois esses são fato- res comprovados da baixa produtividade. A prática, a experi- ência, o conhecimento técnico, a identificação do empregado com os objetivos maiores da empresa, significam para ela um patrimônio insubstituível. Investe o empresário em recursos humanos, buscando habilitar e aprimorar a qualificação pro- fissional de seus empregados. Por tudo isso, é elementar que seja virtualmente contrário à rotatividade da sua mão-de- -obra, fator absolutamente negativo para os resultados do em- preendimento. Posta a questão nestes termos, não há porque se trazer para a relação empregatícia, fundada na bilateralidade do contrato, uma condição unipessoal, paternalista e impositiva, que, ao longo do tempo, sempre foi causa de tormentosas de- mandas judiciais. Assim, pelo cotejo de centenas de Emendas que, em todas as fases da elaboração deste Projeto foram apresentadas, es- tamos oferecendo fórmula conciliatória que reflete a tendên- cia majoritária dessas propostas, aceita por lideranças de categorias econômicas e profissionais que, diuturnamente, vêm se manifestando por todos os meios de comunicação: é a veda- ção da despedida imotivada ou sem justa causa, em termos a serem definidos pela legislação ordinária. * 
86Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20249 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Inclua-se, onde couber, no artigo 17, item IV: "As Entidades Sindicais poderão exercer atividades econômicas, com isenção de Imposto sobre a Renda, desde que em benefício da categoria que representem." 
 Parecer:  Dentro dos parâmetros que adotaremos na elaboração de nosso substitutivo, explicitados no parecer à Emenda 1p16815/5, sobre a organização sindical, não temos a intenção de intro- duzir a norma proposta, que prevê uma isenção fiscal pouco condizente com a liberdade e o pluralismo sindical que pre- tendemos adotar. Pela rejeição. * 
87Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20250 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se a letra "f" do inciso II, do art. 17 
 Parecer:  A Emenda propõe a supressão da alínea "f" do item II do artigo 17 do Projeto. O dispositivo é moralizador e merece ser contemplado no Substitutivo em tratamiação. Pela rejeição da Emenda, portanto. 
88Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20251 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Inclua-se na Seção II, do Capítulo II do Título IX, onde couber: "Art. - Os segurados da Previdência Social gozarão dos mesmos direitos e vantagens atribuídos aos funcionários públicos civis e militares, quanto à percepção de pensões, aposentadorias e demais benefícios." 
 Parecer:  Pela aprovação, face às razões expendidas no parecer à emenda no. 1p20231-1 
89Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20252 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva ao Projeto de Constituição Acrescente-se parágrafo único ao art. 21, com a seguinte redação: "Parágrafo único - a nacionalidade brasileira, poderá ser restabelecida mediante opção posterior." 
 Parecer:  Preferiu-se, para a matéria objeto da emenda, redação diversa da proposta. Pela rejeição. 
90Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20253 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Acrescenta ao inciso IV do art. 27 as seguintes alíneas: "e) - É vedada a prorrogação de mandatos para funções públicas eletivas. "f) - Durante seu prazo não se altera o conteúdo do mandato; ele é o mesmo definido pelas regras vigentes no momento da outorga." 
 Parecer:  Cuida a Emenda de vedar a prorrogação de mandatos. Mandatos somente poderão ser prorrogados por determina- ção constitucional. De nada valerá a proibição, se, poste- riormente, uma Emenda Constitucional determinar a prorroga- ção, revogando a norma que o autor pretende estabelecer. 
91Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20254 PREJUDICADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Suprime no § 2o. do art. 31 a cláusula "recorrendo de ofício, sem efeito suspensivo, ao Supremo Tribunal Federal". 
 Parecer:  A emenda já consta interalmente do texto do Projeto de Constituição de Sistematização. Pela prejudicialidade. 
92Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20255 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva: Acrescente-se os termos "e do Supremo Tribunal Federal" à letra "b" do item III, do art. 27 do Projeto que passará a ter a seguinte redação: Art. 27: .................................... I............................................ II .......................................... III.......................................... a............................................ b: são privativas de brasileiros natos as candidaturas para os cargos de Presidente da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal "e do Supremo Tribunal Federal". 
 Parecer:  O autor pretende incluir o cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal na relação do privativos de brasileiro nato, com a nova redação oferecida à alínea B do item III do artigo 27. Acontece que o referido item trata de candidatura para cargos providos por eleições populares. A proposta deveria ter sido endereçada à Seção II, do Ca- pítulo IV, do Título V - Do Supremo Tribunal Federal. Acolhemos a parte que diz respeito ao Presidente da Repú- blica, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal 
93Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20256 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva: Dispositivo Emendado: art. 52, item VII Acrescente-se às expressões "considerados como de interesse para a segurança nacional, constituindo-se os demais patrimônio dos municípios" ao item VII do artigo 52 que passará a ter a seguinte redação: ............................................ VII - os terrenos de marinha "considerados como de interesse para a segurança nacional, constituindo-se os demais patrimônio dos municípios". 
 Parecer:  Os terrenos de marinha sempre foram bens de domínio da União, o que tem sido, inclusive, benéfico para evitar possíveis ex- plorações imobiliárias e para garantir que desses bens possam usufruir as pessoas até de mais baixa renda familiar. 
94Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20330 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA: Acrescente-se as expressões: "e 1% para os municípios portuários", ao item II do artigo 277 do projeto, que passará a ser do seguinte teor: Art. 277 - I - a - b - c - II - do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, dez por cento para os Estados e Distrito Federal e 1% para os municípios portuários", proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados. 
 Parecer:  O eminente Constituinte Gastone Righi pretende que, do produto do IPI, a União entregue 1% para os municipios por- tuários, em adição aos 10%que o Projeto destina aos Estados e Municípios, aplicando o mesmo critério de rateio proporcional ao valor das exportações de produtos industrializados (artigo 277, II). Justifica que os Municípios portuários participam da pro- dução da riqueza exportada mas não recebem um ceitil da arre- cadação, embora tenham que suportar o ônus da manutenção e reforço do calçamento de suas ruas, avariado pelas carretas, criação e manutenção de órgãos de proteção à segurança do pa- trimônio transportado e do próprio porto, com policiamento intensivo e obras de infraestrutura. Os argumentos são ponderáveis. Mas nova versão do Projeto de Constituição mantém apenas os 10% advinhos do texto ante- rior. A decisão é essencialmente política. 
95Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20331 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA Dá nova redação ao art. 273 itens e parágrafos. "Art. 273 - Compete aos municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; II - transmissão "causa mortis", doação e transmissão "inter vivos", a qualquer título, de bens imóveis e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; e III - vendas a varejo de mercadores. § 1o. - § 2o. - o imposto de que trata o item II não incide sobre a transmissão "inter vivos" de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão. § 3o. - o imposto de que trata o item II, não incidirá sobre a transmissão, por morte, de bem que sirva de moradia ao cônjuge sobrevivente ou a herdeiros, desde que a herança se constitua nesse único imóvel. § 4o. - relativamente a bens imóveis e respectivos direitos, o imposto de que trata o item II, compete ao município da situação do bem. § 5o. - as alíquotas máximas dos impostos de que trata os itens II e III serão fixadas em lei complementar. § 6o. - a competência municipal para instituir e cobrar o imposto mencionado no item III, não exclui a dos Estados para instituir e cobrar, na mesma operação, o imposto de que trata o art. 272". 
 Parecer:  A separação, que o projeto consigna, das transmissões "causa mortis" das "inter vivos" tem por escopo a tributação das heranças, há muito preconizada pelos tratadistas, que alcançaria, além dos bens imóveis, também os móveis. Pro- cessando-se os inventários pela Justiça estadual, na da mais lógico do que atribuir tal imposto aos Estados. Pela rejeição 
96Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20332 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA SUBSTITUTIVA I - Suprima-se o item IV do Art. 272; II - Inclua-se um item no Art. 273; "propriedade de veículos automotores". III - Suprima-se do item II do Art. 276 as expressões: "e sobre a propriedade de veículos automotores e licenciados em seus territórios". 
 Parecer:  Pela rejeição. A questão enfocada pela emenda deve ser exami- nada no contexto da distribuição de receitas, observando-se o tratamento dispensado pelo projeto à matéria. Na verdade, não se pode negar que o enfoque central é a busca do fortalecimento financeiro dos Municípios, dando-lhes meios para a consecução do desenvolvimento. 
97Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20333 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA SUBSTITUTIVA 1. Suprima-se do art. 272 as expressões: "bem como prestações de serviços" do item III, "e dos serviços" e "ou prestações de serviços" do § 6o., e "e às prestações de serviços" do item I do § 7o. 2. Suprima-se do art. 276 as expressões: "e sobre prestações de serviços" do item III, o seu § 1o. e as expresões "e nas prestações de serviços" do item I do § 2o.. 3. Acrescente-se um item ao art. 273 do Projeto, do seguinte teor: "Item: Serviços de qualquer natureza". 
 Parecer:  Pela rejeição. A questão enfocada pela emenda deve ser exami- nada no contexto da distribuição de receitas, observando-se o tratamento dispensado pelo projeto à matéria. Na verdade, não se pode negar que o enfoque central é a busca do fortalecimento financeiro dos Municípios, dando-lhes meios para a consecução do desenvolvimento. 
98Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20334 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA: Ao artigo 276 Item III Inclua-se como parágrafo 3o. do artigo 276 o seguinte: § 3o. - Os municípios portuários perceberão metade da participação prevista no item III deste artigo, dividindo com os municípios produtores ou consumidores a percentagem incidente sobre o produto da arrecadação do imposto dos Estados sobre operações relativas à circulação de mercadorias que forem respectivamente exportadas ou importadas, através de suas instalações. Sala das Sessões, 
 Parecer:  Os Municípios portuários usufruem de sua condição, atra- vés das atividades que lhes são inerentes e que lhes garantem maior renda. Tem-se como injustificável usufruam de maior participação na arrecadação tão somente em fundação dela. Pe- la rejeição. 
99Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20335 PREJUDICADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA Exclua-se do art. 272 o item II e os parágrafos 3o., 4o. e 5o. (que serão incluídos, com nova redação, no art. 273). Sala das Sessões, / /87 
 Parecer:  Pela prejudicialidade, tendo em vista a solução adotada pelo Substitutivo. 
100Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20336 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA SUBSTITUTIVA Substitua-se o inciso III do art. 270 por: III - renda ou proventos acima de 10 s.m. 
 Parecer:  A Emenda tem por finalidade alteração no item III do ar- tigo 270 do Projeto de Constituição da Comissão de Sistemati- zação, de modo que fiquem imunes do imposto de renda os ren- dimentos inferiores a dez salários mínimos. Não obstante a importância da Emenda, entendemos que se trata de matéria que, por sua natureza e características, de- ve ser regulada a nível de legislação ordinária e não no tex- to constitucional. Acreditamos que a Emenda se refere à tri- butação na fonte . O problema não é de imunidade mas, sim, de isenção. Cabe à lei, entre miríades de rendimentos, especificar os que se sujeitam à taxação e declarar os que ficam fora da tributação que a Constituição deve intervir e criar restrições ao legis- lativo. No caso em debate, a realidade econômico-social pode se apresentar cambiante, ensejando que pessoas com rendimentos reduzidos numa determinada espécie percebam, também, rendimen mentos expressivos noutras espécies - o que desaconselha so- lução única, rígida, via Constituição. A lei ordiária tem me- lhores condições para a adequação da norma aos fatos. Pela rejeição. 
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