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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
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AVULSO
Tipo
Emenda (126)
Banco
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (88)
PARCIALMENTE APROVADA (15)
PREJUDICADA (13)
APROVADA (10)
Partido
PTB (126)
Uf
SP (126)
Nome
GASTONE RIGHI[X]
TODOS
Date
expand1987 (126)
61Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20238 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Acrescente-se onde couber na Seção I, do Capítulo VIII, do Título IV: Nenhum funcionário, diretor ou empregador, na administração pública, direta ou indireta, empresa estatal ou sociedade de economia mista, terá remuneração ou vantagens superiores às percebidas, respectivamente, na área municipal, pelo prefeito; na área estadual, pelos secretários de estado e, na área federal, pelos Ministros de Estado. 
 Parecer:  Pela aprovação parcial nos termos do Substitutivo. 
62Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20239 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Inclua-se no artigo 12 I, letra a, as expressões; "mas a lei protegerá, desde a concepção, os direitos do nasciturno". 
 Parecer:  Pelo não acolhimento, nos termos da redação adotada no substitutivo. 
63Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20240 PREJUDICADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Dispositivo emendado: artigo 12, III, letra g. Acrescente-se ao artigo 12, III, letra g o seguinte: "para os comprovadamente carentes de recursos" 
 Parecer:  Pela prejudicialidade, visto o estado já prestar assis- tência judiciária gratuita aos comprovantes dela necessita- dos, de longa data. A gratuidade dos atos de "natureza pro- cessual" representa uma demasia, face ao Projeto de Constitu- ição (Art. 195). 
64Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20241 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Acrescenta a seguinte alínea ao inciso XV do art. 12: "A Lei assegurará o rápido andamento dos processos judiciais, instituindo a responsabilidade civil dos juízes, membros do Ministério Público e serventuários que, pela inobservância de prazos legais, causem danos às partes". 
 Parecer:  A Emenda versa matéria a ser objeto de legislação ordi- nária. Pela rejeição. 
65Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20242 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Acrescente à alínea "h" do inciso XV do art. 12 o seguinte: "O contraditório compreende o acesso aos meios de prova e o direito de manifestação, que em grau de recurso vai até depois do voto do relator." 
 Parecer:  A Emenda versa matéria a ser objeto de legislação ordi- nária. Pela rejeição. 
66Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20243 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Dá à alínea "i", inciso XV, do art. 12, a seguinte redação: "i) a todo acusado se assegura ampla defesa, com o devido processo de direito, recurso e garantias a ela inerentes." 
 Parecer:  Acolhemos, em parte, os termos da Emenda. Pela aprovação parcial. 
67Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20244 PREJUDICADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Suprime na alínea "g" do inciso III do art. 12 a expressão "os da natureza processual". 
 Parecer:  Pela prejudicialidade, visto o estado já prestar assis- tência judiciária gratuita aos comprovantes dela necessita- dos, de longa data. A gratuidade dos atos de "natureza pro- cessual" representa uma demasia, face ao Projeto de Constitu- ição (Art. 195). 
68Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20245 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Inclua-se, onde couber, Art. - Na certidão do registro de nascimento, na carteira de identidade e em qualquer outro documento não poderá constar a filiação do titular, bem como a autoridade não pode exigir que seja declarada a filiação do cidadão. 
 Parecer:  A proposição não concorre para o aperfeiçoamento do tex- to constitucional em elaboração. Pela rejeição. 
69Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20246 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa: O item XV, do artigo 13, do projeto, passa a ter a seguinte redação: Art. 13 XV - A jornada normal de trabalho será de quarenta horas semanais, e não excedente a oito horas diárias, com intervalo para repouso e alimentação. Sala das Sessões, 
 Parecer:  A jornada de trabalho de 40 horas semanais, como consta do Projeto, de 44 ou 48 horas, como proposto em numerosíssi- mas Emendas, teve, de certo modo, um referencial comum. A maioria das propostas, mesmo na fase das Comissões Temáti- cas, seja pelas suas justificações, seja pela forma de apre- sentação dos textos, sempre demonstrou ser a matéria mais adequada à legislação ordinária. De fato, a jornada de trabalho deve refletir uma situa- ção conjuntural que só a lei pode atender. Quarenta horas não conviria a um determinado momento da vida econômica do País, mas, pelo desenvolvimento tecnológico, por motivos de interesse público ou até por comprovadas razões de ordem psi- cosocial, podem vir a ser a solução ideal. Ressalte-se, por oportuno, que mesmo no regime atual de 48 horas semanais, vá- rias categorias, em decorrência de lei específica ou por for- ça de conquistas em acordos ou convenções coletivas, já cum- prem jornadas reduzidas. Num quadro inverso, em que a necessidade imperiosa de se expandir ou incrementar os níveis de produção, até como medida de salvação nacional, poderá o Estado, em consonância com os anseios do povo, propugnar por jornadas mais extensas, desde que compensatórias a nível de remuneração. Esse, aliás, é o exemplo que nos dá o Japão, onde a intensificação do tra- balho, longe de penalizar o trabalhador, é o meio eficaz de lhe propiciar melhor padrão de vida. Assim, considerando que o Congresso Nacional, sempre sensível às reinvindicações dos trabalhadores e consciente das realidades do País, poderá, com maior flexibilidade, dis- ciplinar essa controversa questão, optamos por manter apenas, a limitação da duração diária do trabalho em 8 horas, no má- ximo. * 
70Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20247 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa: O item XVII, do artigo 13, do projeto passa a ter a seguinte redação: Art. 13 XVII - Será admitido o serviço extraordinário até duas horas diárias com o acréscimo de 50% sobre a hora normal e, em caso de força maior ou urgência, as excedentes a este limite com remuneração em dobro; Sala das Sessões, 
 Parecer:  É fundamental que se preceitue que o serviço extraordi- nário tenha uma remuneração superior ao normal. Quanto a ou- tros detalhes, como o número de horas e qual a porcentagem que deverá incidir sobre a remuneração, entendemos que seja mais conveniente para ambas as partes que a convenção decida. * 
71Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20248 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Acrescente-se a letra "e" ao item I, do art. 13, do Projeto, no seguinte teor: Art. 13, item I "e) A dispensa, fora dos casos previstos nas letras a, b, c e d supra, assegurará, ao empregado, o direito à percepção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e, ainda, a uma indenização correspondente a um mês de salário, por ano de serviço prestado ou fração." Sem a adequação proposta seria írrita a estabilidade no emprego prevista no "caput" do item I. Tratar-se-ia de mera enunciação teórica, sem deslinde prático. A garantia do emprego estável deve resolver-se em indenização que beneficie o empregado, caso contrário, o fechamento, extinção, concordata e falência da empresa deixariam os empregados sem qualquer arrimo. Da mesma forma, na ocorrência de morte ou incapacidade do empregador. Com a adequação proposta, teríamos o empregado exercitando a estabilidade, através de seu direito à indenização que, nos termos da emenda, corresponde e se compatibiliza com a tradição de nosso direito trabalhista, ou seja, dois salários por ano de serviço prestado (FGTS e indenização prevista). Desaparece, também, o fantasma da inviabilização das empresas, tão apregoado por nossos empresários que cultivam o mau hábito, em qualquer prenúncio de crise, se desfazerem primeiramente de seus empregados e só em último caso, se desfazem de seus iates. Sala das Sessões, .../.../87 
 Parecer:  A estabilidade, entendida como a garantia de permanência no emprego e, portanto, como contraposição ao livre arbítrio do empregador de despedir o empregado, tornou-se, artificio- samente, uma momentosa e controversa questão, porquanto, seg- mentos expressivos das categorias envolvidas têm se manifes- tado, reiteradamente, por uma solução harmoniosa do problema. Na verdade, o que quer o empregado é ver limitado aquele arbítrio e, não, como se propala enganadamente, ter a garan- tia irrestrita de permanecer no emprego contra a vontade do empregador. Consciente de que é parte vital e inalienável da própria atividade empresarial, sabe que não pode ser tratado como uma simples peça, um instrumento ou máquina que, após usada, é jogada fora como inservível. De sua parte, não interessa ao empregador inspirar desas- sossego ou insegurança ao seu empregado, pois esses são fato- res comprovados da baixa produtividade. A prática, a experi- ência, o conhecimento técnico, a identificação do empregado com os objetivos maiores da empresa, significam para ela um patrimônio insubstituível. Investe o empresário em recursos humanos, buscando habilitar e aprimorar a qualificação pro- fissional de seus empregados. Por tudo isso, é elementar que seja virtualmente contrário à rotatividade da sua mão-de- -obra, fator absolutamente negativo para os resultados do em- preendimento. Posta a questão nestes termos, não há porque se trazer para a relação empregatícia, fundada na bilateralidade do contrato, uma condição unipessoal, paternalista e impositiva, que, ao longo do tempo, sempre foi causa de tormentosas de- mandas judiciais. Assim, pelo cotejo de centenas de Emendas que, em todas as fases da elaboração deste Projeto foram apresentadas, es- tamos oferecendo fórmula conciliatória que reflete a tendên- cia majoritária dessas propostas, aceita por lideranças de categorias econômicas e profissionais que, diuturnamente, vêm se manifestando por todos os meios de comunicação: é a veda- ção da despedida imotivada ou sem justa causa, em termos a serem definidos pela legislação ordinária. * 
72Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20249 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Inclua-se, onde couber, no artigo 17, item IV: "As Entidades Sindicais poderão exercer atividades econômicas, com isenção de Imposto sobre a Renda, desde que em benefício da categoria que representem." 
 Parecer:  Dentro dos parâmetros que adotaremos na elaboração de nosso substitutivo, explicitados no parecer à Emenda 1p16815/5, sobre a organização sindical, não temos a intenção de intro- duzir a norma proposta, que prevê uma isenção fiscal pouco condizente com a liberdade e o pluralismo sindical que pre- tendemos adotar. Pela rejeição. * 
73Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20250 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se a letra "f" do inciso II, do art. 17 
 Parecer:  A Emenda propõe a supressão da alínea "f" do item II do artigo 17 do Projeto. O dispositivo é moralizador e merece ser contemplado no Substitutivo em tratamiação. Pela rejeição da Emenda, portanto. 
74Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20251 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Inclua-se na Seção II, do Capítulo II do Título IX, onde couber: "Art. - Os segurados da Previdência Social gozarão dos mesmos direitos e vantagens atribuídos aos funcionários públicos civis e militares, quanto à percepção de pensões, aposentadorias e demais benefícios." 
 Parecer:  Pela aprovação, face às razões expendidas no parecer à emenda no. 1p20231-1 
75Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20252 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva ao Projeto de Constituição Acrescente-se parágrafo único ao art. 21, com a seguinte redação: "Parágrafo único - a nacionalidade brasileira, poderá ser restabelecida mediante opção posterior." 
 Parecer:  Preferiu-se, para a matéria objeto da emenda, redação diversa da proposta. Pela rejeição. 
76Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20253 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Acrescenta ao inciso IV do art. 27 as seguintes alíneas: "e) - É vedada a prorrogação de mandatos para funções públicas eletivas. "f) - Durante seu prazo não se altera o conteúdo do mandato; ele é o mesmo definido pelas regras vigentes no momento da outorga." 
 Parecer:  Cuida a Emenda de vedar a prorrogação de mandatos. Mandatos somente poderão ser prorrogados por determina- ção constitucional. De nada valerá a proibição, se, poste- riormente, uma Emenda Constitucional determinar a prorroga- ção, revogando a norma que o autor pretende estabelecer. 
77Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20254 PREJUDICADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Suprime no § 2o. do art. 31 a cláusula "recorrendo de ofício, sem efeito suspensivo, ao Supremo Tribunal Federal". 
 Parecer:  A emenda já consta interalmente do texto do Projeto de Constituição de Sistematização. Pela prejudicialidade. 
78Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20255 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva: Acrescente-se os termos "e do Supremo Tribunal Federal" à letra "b" do item III, do art. 27 do Projeto que passará a ter a seguinte redação: Art. 27: .................................... I............................................ II .......................................... III.......................................... a............................................ b: são privativas de brasileiros natos as candidaturas para os cargos de Presidente da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal "e do Supremo Tribunal Federal". 
 Parecer:  O autor pretende incluir o cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal na relação do privativos de brasileiro nato, com a nova redação oferecida à alínea B do item III do artigo 27. Acontece que o referido item trata de candidatura para cargos providos por eleições populares. A proposta deveria ter sido endereçada à Seção II, do Ca- pítulo IV, do Título V - Do Supremo Tribunal Federal. Acolhemos a parte que diz respeito ao Presidente da Repú- blica, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal 
79Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20256 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva: Dispositivo Emendado: art. 52, item VII Acrescente-se às expressões "considerados como de interesse para a segurança nacional, constituindo-se os demais patrimônio dos municípios" ao item VII do artigo 52 que passará a ter a seguinte redação: ............................................ VII - os terrenos de marinha "considerados como de interesse para a segurança nacional, constituindo-se os demais patrimônio dos municípios". 
 Parecer:  Os terrenos de marinha sempre foram bens de domínio da União, o que tem sido, inclusive, benéfico para evitar possíveis ex- plorações imobiliárias e para garantir que desses bens possam usufruir as pessoas até de mais baixa renda familiar. 
80Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:20330 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA: Acrescente-se as expressões: "e 1% para os municípios portuários", ao item II do artigo 277 do projeto, que passará a ser do seguinte teor: Art. 277 - I - a - b - c - II - do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, dez por cento para os Estados e Distrito Federal e 1% para os municípios portuários", proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados. 
 Parecer:  O eminente Constituinte Gastone Righi pretende que, do produto do IPI, a União entregue 1% para os municipios por- tuários, em adição aos 10%que o Projeto destina aos Estados e Municípios, aplicando o mesmo critério de rateio proporcional ao valor das exportações de produtos industrializados (artigo 277, II). Justifica que os Municípios portuários participam da pro- dução da riqueza exportada mas não recebem um ceitil da arre- cadação, embora tenham que suportar o ônus da manutenção e reforço do calçamento de suas ruas, avariado pelas carretas, criação e manutenção de órgãos de proteção à segurança do pa- trimônio transportado e do próprio porto, com policiamento intensivo e obras de infraestrutura. Os argumentos são ponderáveis. Mas nova versão do Projeto de Constituição mantém apenas os 10% advinhos do texto ante- rior. A decisão é essencialmente política. 
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