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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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THEODORO MENDES in nome [X]
9 : Comissão de Sistematização in comissao [X]
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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
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n/a
AVULSO
Tipo
Emenda (96)
Banco
expandEMEN (96)
Comissao
9 : Comissão de Sistematização[X]
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (46)
NÃO INFORMADO (27)
APROVADA (11)
PARCIALMENTE APROVADA (7)
PREJUDICADA (5)
Partido
PMDB (96)
Uf
SP (96)
Nome
THEODORO MENDES[X]
TODOS
Date
expand1988 (8)
expand1987 (88)
61Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:12444 PREJUDICADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa. Emenda ao art. 12 do Projeto de Constituição. Redija-se assim a letra "a", inciso I do art. 12: I - ........................................ a) Adquire-se a condição de sujeito de direitos pelo nascimento com vida; mas a lei porá a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. 
 Parecer:  A questão suscitada pela douta Emenda foi dirimida por esta Comissão, de conformidade com as melhores tradições do nosso Direito Civil. Pela prejudicialidade. 
62Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:12445 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo Emendado: art. 194 do Projeto de Constituição. Redija-se assim o art. 194 do Projeto de Constituição: Art. 194 - deslocar para a seção VI dos Tribunais e Juízes de trabalho do Cap. IV do Título V. 
 Parecer:  A Emenda deve ser rejeitada por não se ajustar ao enten- dimento predominante na Comissão de Sistematização. 
63Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:04014 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda no. Os Títulos I, II e III do projeto do Relator da Comissão de Sistematização ficam reduzidas a onze artigos, quatro Capítulos, duas Seções e a um único título, com a seguinte redação: "CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL TÍTULO I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1o. O Brasil é República Federativa constituída pela união indissolúvel dos Estados e Municípios, Distrito Federal e Territórios, em regime democrático fundado na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho e da economia livres, na sociedade justa e participativa, no pluralismo representativo e na soberania da nação. Parágrafo único - Todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido sob legitimidade de representação na forma prevista por esta Constituição. Art. 2o. A nação brasileria: I - defende a convivência pacífica entre todos os povos, o intercâmbio científico, tecnológico e cultural, a libe dade de expressão e o direito à informação sem limitações de fronteiras, a validade dos tratados, convenções e atos internacionais respeitada a soberania de cada Estado, o direito à autodeterminação, à independência, à democracia, à liberdade econômica e política, e à dignidade do ser humano; II - repudia as guerras de conquista, todas as formas de colonialismo, as armas nucleares, a tortura, a discriminação de qualquer tipo, e as diferenças entre os povos pela miséria, pela subnutrição, pelo subdesenvolvimento, pela submissão e condições degradantes da vida individual e social. Parágrafo único. Os conflitos internacionais serão resolvidos por negociações diretas, arbitragem ou outros meios pacíficos, com a cooperação dos organismos internacionais de que o Brasil participe ou reconheça como de relevante importância para a causa da humanidade. Capítulo II Direitos e Garantias Individuais Art. 3o. É assegurada aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade dos diritos concernentes à vida, à liberdade, à honra, à crença, ao trabalho, à segurança, à propriedade e à justiça, consagrados nos seguintes princípios básicos: I - todos são iguais perante a lei. Não haverá contra a pessoa humana preconceito, distinção e discriminação de qualquer tipo; II - a lei não poderá excluir da apreciação do Poder Judiciário qualquer lesão de dirito individual, independentemente de recurso administrativo. A todos é assegurado o acesso à jurisdição. Somente nas causas de inequívoco valor patrimonial, o ajuizamento e os recursos ficarão sujeitos a custas proporcionais; III - ninguém será preço senão em flagrante delito ou, nos casos expressos em lei, por ordem escrita e fundamentada da autoridade competente. A prisão ou detenção de qualquer pessoa será imediatamente comunicada ao juiz competente, que a relaxará se não for legal; IV - não haverá prisão civil por dívida, multa ou custas, salvo o caso de depositário infiel ou do inadimplente de obrigação alimentar, na forma da lei. Em qualquer hipótese, a prisão somente pode ser decretada por autoridade judiciária; V - nos julgamentos dos crimes dolosos contra a vida a competência é do juri popular; VI - nenhuma pena passará da pessoa do condenado. A lei regulará a individualização da pena e somente retroagirá quando beneficiar o réu. O acusado terá direito a ampla defesa, será presumido inocente antes de condenado e, quando preso ou detido, será ouvido na presença de seus defensores. É mantido o dirito à fiança na forma disposta pela lei, VII - impõe-se a todas as autoridades o respeito à integridade física e moral do detento e do presidiário. A lei punirá os crimes de tortura e determinará o perdimento do cargo de quem os cometer quando em função pública. Os condenados terão direito ao trabalho remunerado em penitenciárias de educação profissional ou agrícola; VIII - os crimes violentos contra a pessoa humana serão punidos com a privação da liberdade e seus autores não terão direito à anistia, ao indulto e à liberdade provisória; IX - o processo judicial penal e civil será contraditório, assegurado amplo direito à defesa e à prova, bem como aos recursos essenciais ao seu exercício, vedado qualquer procedimento inquisitório; X - por motivo de crença religiosa ou de convicção política ou filosófica, ninguém será privado de qualquer de seus direitos, salvo se o invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta. É plena a liberdade de consciência, assegurado aos crentes o exercício dos cultos religiosos que não contrariem a ordem pública e os bons costumes. Todos podem reunir-se sem armas, não intervindo a autoridade senão para manter a ordem. A lei determinará os casos de comunicação prévia às autoridades e a designação, por estas, do local da reunião; XI - dar-se-á "habeas corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, salvo nos casos de transgressões disciplinares nas forças armadas. Admite-se nos tribunais superiores o "habeas corpus" obrigatório contra decisões de tribunais hierarquicamente inferiores que confirmem constrangimento ilegal ou que sejam originariamente arguidos como coatores; XII - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo não amparado por "habeas corpus", o proteger direito provado de plano e sob ameaça de lesão irreparável, seja qual for a autoridade responsável pela ilegalidade ou abuso de poder; XIII - é assegurado o direito de asilo e não será concedida a extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, ou para execução de pena de morte. Em nenhum caso será concedida a extradição de brasileiro, salvo, quanto ao naturalizado, se o crime motivador do pedido for anterior à naturalização obtida com omissão deste fato; XIV - todo cidadão brasileiro tem direito à proteção lícita do Estado dentro e fora de suas fronteiras; XV - é inviolável, ressalvadas as hipóteses previstas em lei, o sigilo das comunicações postal ou de correspondência direta, telegráfica ou telefônica, ou por outro modo qualquer de intercomunicação individual, bem como dos registros informáticos de dados pessoais, cuja programação dependerá de licença prevista em lei; XVI - toda pessoa pode obter certidões requeridas às repartições administrativas para a defesa de seus direitos e esclarecimentos de situações. É, igualmente, assegurado o direito de acesso aos registros informáticos, públicos ou privados, sobre a pessoa interessada, que poderá exigir retificação, complementação ou atualização de dados através de mandato cominatório; XII - é assegurado o direito à herança e à propriedade privada, condicionada esta à função social, que a lei definirá determinando os modos de aquisição, uso e limites com o objetivo de torná-lo acessível a todos, de fazê-la produzir o bem comum e de inserí-la no desenvolvimento nacional; XVIII - a desapropriação somente se fará por necessidade ou utilidade pública, mediante indenização prévia e justa em dinheiro; ou por interesse social na execução de planos federais e corretivos da propriedade agrária, mediante pagamento em títulos da dívida pública, com cláusula de exata correção monetária, quando tratar-se de latifúndio; XIX - esta Constituição assegura o direito à empresa, à iniciativa privada e à economia de mercado, vedada a desapropriação de ações de capital. O patrimônio de empresas poderá ser desapropriado, no todo ou em parte, obedecidos os critérios de utilidade pública e interesse social. XX - é livre a manifestação de pensamento, de convicção religiosa, política ou filosófica, bem como a prestação de informações independentemente de censura, respondendo cada um nos termos da lei pelos abusos que cometer e pelas lesões que causar. É assegurado o direito de resposta. Não serão, porém, toleradas: a propaganda de guerra, de subversão da ordem democrática ou de publicações, informações ou exteriorizações contrárias à moral e as bons costumes, bem como as que atinjam o direito à privacidade em quaisquer circunstâncias; XXI - é assegurado o direito de ser livre, verdadeira e honestamente informado através da pluralidade de fontes, proibido o monopólio, estatal ou privado, de meios de comunicação. A publicação de livros, jornais e periódicos não depende de licença dos poderes públicos. Na telerradiodifusão, a concessão somente poderá ser cassada ou revogada por decisão judicial com trânsito em julgado; XXII - qualquer cidadão será parte legítima para propor ação popular que vise a anular atos lesivos ao patrimônio de entidades públicas, bem como para defender a integridade de monumentos artísticos ou históricos; a conservação do meio ambiente, das riquezas naturais, ecológicas ou paisagísticas; ou direito, sem titularidade específica, que interesse à comunidade do local onde a lesão se deu ou pode se dar. A faculdade de representação e de petição aos Poderes Públicos, na defesa de direitos ou contra abusos de autoridade, é deferida a qualquer pessoa; XXIII - em tempo de paz, qualquer pessoa poderá entrar com seus bens no território nacional, nele permanecer e dele sair, observados os preceitos da lei, que não discriminará pela origem de nacionalidade os investimentos que se fizerem no Brasil; XXIV - todos têm direito ao trabalho e ao emprego, ao salário suficiente para sustentar-se e à sua família, à educação, à saúde física e mental e a seu tratamento, à moradia, aos meios de aquisição de conhecimentos em quaisquer níveis, ao lazer e às férias, ao pecúlio e à aposentadoria isenta de tributos. Na compra da casa própria todo cidadão tem o direito de não ser submetido a reajustes do pagamento de prestações superiores aos seus próprios aumentos salariais; XXV - a lei assegurará o direito autoral e à propriedade intelectual, transmissível por herança ou legado, o direito à própria imagem, o privilégio temporário para a utilização dos inventos industriais e das demais espécies de obras intelectuais de caráter utilitário, bem como a exclusividade de marcas de comércio e a exclusividade do nome comercial; XXVI - é assegurada a liberdade de associação para fins lícitos e nenhuma associação pode ser dissolvida senão em virtude de decisão judicial com trânsito em julgado; XXVII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer. A profissão de escritor, jornalista, publicitário e outras de produção intelectual independem de capacitação escolar. Esta Constituição consagra a inviolabilidade do sigilo profissional, salvo nos casos extremos definidos em lei; XXVIII - são invioláveis a residência e o domicílio de qualquer pessoa, física ou jurídica. Ninguém poderá penetrar neles sem consetimento de seu morador ou titular, a não ser em caso de crime de desastre e nas condições que a lei estabelecer; XXIX - não haverá pena de morte, de prisão perpétua, de banimento e de confisco. A lei poderá instituir a pena de morte em casos de guerra externa e de perdimento de bens em casos de danos causados ao erário ou de enriquecimento ilícito no exercício da função pública; XXX - todos têm direito ao permanente aperfeiçoamento da justiça na vida social, de exigir a melhoria da organização do Estado e de participar de suas decisões pelas formas previstas em lei, bem como dos benefícios dos serviços estatais. A escola pública será gratuita em todos os níveis e, nos superiores, somente se admitirá seleção pela aptidão intelectual dos interessados quando o número de candidatos for superior ao de vagas; XXXI - todos têm direito à vida, à existência digna, resguardo da honra, dos bens morais e patrimoniais, da vida em família e da privacidade inviolável, à proteção estatal contra o crime e a violência, a escolher livremente o local para morar e trabalhar, ao conforto necessário e aos bens da tecnologia moderna; XXXII - a sucessão de bens de estrangeiros situados no Brasil será regulada pela lei brasileira, em benefício do cônjuges e dos filhos brasileiros, ou residente no Brasil, sempre que lhes não seja mais favorável a lei do local por onde se processem os outros inventários; XXXIII - é assegurada a gratuidade ao registro de nascimento, de casamento e de óbito , bem como às respectivas certidões; XXXIV - o parentesco é natural ou civil, conforme resultar da consanguinidade ou do casamento e da adoção. Resultante da adoção, limita-se entre o adotante e adotado; XXXV - são Legítimos os filho consanguineos, como tal reconhecido por ato voluntário dos pais ou por ato judicial. para todos os efeitos não há diferença entre filhos. A lei não os dicriminará; XXXVI - os filhos havidos fora da família natural ou civil têm, com relação aos seus genitores, os mesmos direitos e deveres dos filhos concedidos em uniões regulares; XXXVII - a paternidade e a maternidade impõem aos genitores deveres para com os filhos gerados em qualquer união. A lei estabelecerá sanções para o abandono dos filhos menores ou deficientes; XXXVIII - a Lei regulará o direito real de uso pela posse útil das terras públicas tornadas produtivas pelos seus ocupantes sem oposição do poder a que pertençam; XXXIX - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; XL - a especificação dos direitos e garantias expressos nesta Constituição não exclui outros direitos e garantias decorrentes do regime e dos principios que ela adota. CAPÍTULO III DA NACIONALIDADE Art, 4o. São brasileiros I - natos: a) os nascidos em território brasileiro, inclusvie os de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, se qualquer um deles estiver a serviço do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, embora não estejam a serviço do Brasil, desde que registrados em repartição brasileira competente, ou, não registrados, venham a residir em território nacional antes da maioridade civil e, alcançada esta, optem pela nacionalidade brasileira em qualquer tempo; II - naturalizados os que, na forma da lei, adquirem a nacionalidade brasileira, exigidas às pessoas originárias dos países de línguas portuguesa, residência no brasil por um ano ininterrupto e idoneidade moral. Parágrafo único. São privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente da República, Ministro de Estado, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e dos demais Tribunais Superiores, Ministro do tribunal de Contas da União; de Consultor-Geral da República, Procurador-Geral da República, Presidente do Senado e da Câmara dos Deputados, Governadores e seus substitutos, os de Embaixador e os das carreiras de Diplomatas, de oficial das Forças Armadas. Art. 5o. Perderá a nacionalidade o brasileiro que: I - por naturalização voluntária, adquirir outra nacionalidade sem que esta lhe seja exigida como condição de trabalho no exterior; II - sem licença do Presidente da República, aceitar comissão, emprego ou pensão de governo estrangeiro; III - em virtude de sentença judicial, tiver cancelada a naturalização por exercer atividades contrária ao interesse nacional; ou IV - por decreto do Presidente da República tiver anulada a aquisição da nacionalidade obtida com fraude à lei. Art. 6o. O idioma oficial do Brasil é o português e são símbolos nacionais a bandeira, o hino, as armas da república e outros adotados em lei. CAPÍTULO IV SEÇÃO I DOS DIREITOS POLÍTICOS Art. 7o. Todo brasileiro, a partir dos dezoitos anos de idade, tem o dever e o direito ao exercício do voto, secreto e direto, em todos os níveis de eleições políticas. Parágrafo único. O alistamento e o voto são obrigatórios, salvo para: a) os analfabetos, os maiores de setenta anos e os deficientes físicos, para quem é facultativo o exercício do direito de votar; ou b) os inalistáveis. Art. 8o. Não podem alistar-se eleitores: I - os que não saibem exprimir-se em língua portuguesa; II - os que estiverem privados dos seus direitos políticos nos casos e pela forma previstos em lei complementar: III - os menores de dezoito anos; ou IV - os militares, salvo se oficiais, aspirantes a oficiais, guardas-marinhas, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas militares de ensino superior para formação de oficiais. Parágrafo único. terão o alistamento cancelado os eleitores condenados por crimes contra o patrimônio público ou os que, por sentença judicial vierem a ser privado do direitos políticos por outras razões relevantes dispostas em lei complementar. SEÇÃO II DA ELEGIBILIDADE Art. 9o. Todo cidadão brasileiro, no exercício dos direitos políticos, é elegível na forma da lei. São, porém, inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. Parágrafo único. Os militares alistáveis são elegíveis, atendidas as seguintes condições: a) com menos de cinco anos de serviço será, ao candidatar-se, excluído da ativa; b) com cinco anos de serviço ou mais será afastado temporariamente e agregado. Uma vez eleitos, será transferido para a inatividade nos termos da lei. Art. 10. Lei complementar disporá sobre as condições de elegibilidade, domíciilio eleitoral, filiação partidária, os casos de irreelegibilidade e de inelegibilidade, obedecidas as seguintes normas constitucionais cogentes: I - é irrelegível, para o período seguinte ao término de seu mandato, o Presidente da República, o Governador e o vice-Governador, o Prefeito e o Vice-Prefeito; II - é inelegível, para qualquer dos cargos mencionados no item anterior, quem haja sucedido seu titular ou o tenha substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito; III - são condições de elegibilidade e de registro de candidatura, a filiação a partido político e a escolha em convenção partidária. Art. 11. Todo cidadão tem o direito de associar-se livremente a partidos para concorrer, com métodos democráticos, à livre determinação política nacional. Parágrafo único. Lei Orgânica dos Partidos Políticos assegurará a liberdade de sua criação, observadas as seguintes normas: a) atuação permanente e de âmbito nacional, sem prejuízo das funções deliberativas dos órgãos estaduais e municipais: b) percentual mínimo de votos apurados em eleição geral para a Câmara dos Deputados em pelo menos cinco Estado da Federação; c) vedação a organização para-militar e a subordinação a entidades ou governos estrangeiros; e e) obrigatoriedade de registro no Superior Tribunal Eleitoral para a aquisição de personalidade jurídica de direito público." 
 Parecer:  A emenda em pauta, à primeira vista, parece simplificado- ra dos Títulos I, II e III. À segunda e imediata vista vê-se que ela se simplificou, fê-lo pelo meio mais simples de podar o Título III: simplesmente deitou ao mar As Garantias Consti- tucionais em seus dois Capítulos: o das Disposições Gerais e o da Defensoria do Povo. Ora, isso é inaceitável. Por outro lado, o autor da emenda diz, no começo de sua justificação, à página 15, que reduz os 43 (quarenta e três) artigos dos Títulos I, II e III, do Projeto, a 11 artigos. Mas o número de artigos desses Títulos não é quarenta e três; é quarenta e oito, o que dá a entender uma certa ligeireza na leitura do Projeto, pois 43 (quarenta e três) é o número do artigo que inicia o Capítulo II do Título III. Pela rejeição. 
64Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23971 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA SUPRESSIVA Dispositivo emendado: Artigo 7o., inciso XVIII TÍTULO II DOS DIREITOS E LIBERDADES FUNDAMENTAIS CAPÍtulo II - DOS DIREITOS SOCIAIS Suprima-se integralmente o iniciso XVIII do artigo 7o. , do substitutivo do Relator do Projeto de Constituição da Comissão de Sistematização. 
 Parecer:  A emenda pretende suprimir o dispositivo que inclui no rol dos direitos dos trabalhadores a redução dos riscos ine- rentes ao trabalho. Entendemos de absoluta necessidade a per- manência do mesmo no texto constitucional, de modo a assegu- rar saúde, higiene e segurança à classe trabalhadora brasi- leira. Pela rejeição. 
65Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23972 APROVADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva. Dispositivo Emendado: art. 179, § 4o. inciso II, alínea "e"., do projeto de Constituição. - Suprima-se a alínea "e", do inciso II , do § 4o., do art. 179 do Projeto de Constituição. 
 Parecer:  Procedente, nos termos do Substitutivo do Relator. Pela aprovação. 
66Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23973 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva. Dispositivo Emendado: inciso XX, do art. 77. Acrescente-se o inciso XX ao art. 77 do Projeto de Constituição. art. 77... XX - aprovar a realização de obras e serviços de valor superior a cinco por cento do Orçamento Federal. 
 Parecer:  Tem por objetivo a emenda a inclusão de um item no art. 77, prevendo que caberá ao Congresso Nacional "aprovar a rea- lização de obras e serviços de valor superior a cinco por cento do Orçamento Federal". Alega o nobre autor da Emenda que a ela foi instigado pe- lo exemplo do Poder Executivo de, "a qualquer preço, e urgen- temente", construir a ferrovia Norte-Sul. Se esse o argumento justificador da Emenda, diremos que a solução contra atos que possam, no entender do Congresso Na- cional, contrariar os interesses do País, praticados pelo Go- verno, terão o remédio constitucional no sistema parlamentar de governo, capaz de inibi-los, não necessitando, assim, que, para atos normais de administração, seja o Congresso Nacional chamado a opinar. Somos assim contrário à aprovação da Emenda. 
67Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23974 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA. DISPOSITIVO EMENDADO: § Único do art. 41 do Projeto de Constituição: art. 41... § único : são condições de elegibilidade, de Prefeito e de Vereador, ser brasileiro, estar no exercício dos direitos políticos e ter idade mínima de vinte e um anos e dezoito anos repectivamente. 
 Parecer:  A Emenda não concorre para o aperfeiçoamento do Substitu- tivo. Pelo contrário, contraria a filosofia e as diretrizes que procuramos adotar na elaboração do texto do Projeto de Constituição. Pela rejeição. 
68Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23975 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa. Dispostivo Emendado: alínea "a" do art. 265. redija-se assim a alínea "a" do art. 265 do Projeto de Constituição: art. 265 .... a) - após trinta anos de trabalho. 
 Parecer:  A emenda em apreço pretende reduzir substancialmente o tempo de trabalho exigido para a concessão de aposentadoria por tempo de serviço. A nossso ver, é injustificável tal pretensão, eis que, segundo dados do IBGE, aumentou sensivelmente, nas últimas décadas, a média de vida da população brasileira. Não bastasse essa circunstância, a medida traria sérios problemas para o sistema previdenciário, portanto estaríamos aposentando precocemente uma verdadeira legião de segurados. Pela rejeição. 
69Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23976 APROVADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA SUPRESSIVA Dispositivo emendado: Artigo 7o., inciso XVII TÍTULO II DOS DIREITOS E LIBERDADES FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS Suprima-se do item XVII, do Artigo 7o. a palavra SAÚDE. 
 Parecer:  Acatamos as razões aduzidas pelo autor para justificar a retirada do termo "saúde" do inciso XVII do artigo 7o. do Su- bstitutivo. Consideramos, contudo, que o dispositivo, objeto da emenda, em seu todo, encontra-se contido no inciso XVIII. Por essa razão, optamos pela supressão completa do item em ques- tão. Pela aprovação. 
70Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23977 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva. Disposito Emendado: art. 179, § 4o. inciso I do Projeto de Constituição. Acrescente-se ao art. 179, § 4o, inciso I do Projeto de Constituição a seguinte alínea: art. 179 ... § 4o. - .... I - .... a) ... b) ... c) ... d) - aposentadoria compulsória com vencimentos integrais pro invalidez, ou aos setenta anos de idade, e facultativa aos trinta anos de serviço, após cinco anos, no mínimo, na carreira. 
 Parecer:  Pela rejeição. A emenda não encontra abrigo na orienta- ção adotada pela Comissão de Sistematização. 
71Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23978 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa. Dispositivo Emendado: art. 2o., do Título x - Disposições Transtitórias, do Projeto de Constituição. Dê-se a seguinte redação ao art. 2o. - Das Disposições Transitórias: art. 2o. - Os que foram, por motivos exclusivamente políticos, cassados ou tiverem seus direitos políticos suspensos a partir de 15 de julho de 1969 a 31 de dezembro de 1969, por ato do então Presidente da República, poderão requerer ao Supremo Tribunal Federal todos os direitos e vantagens interrompidos pelos atos punitivos, comprovada a existência de vício grave. 
 Parecer:  Pretende o autor corrigir a redação do texto do art. 2o. das Disposições Transitórias. Em que pesem os argumentos do autor, entendemos que deve ser mantida a redação atual do citado dispositivo. Pela aprovação parcial. 
72Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23979 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva. Dispostivo Emendado: art 263 do Projeto de Constituição. - Suprima-se do art. 263 do Projeto de Constituição as palavras: "e saúde ocupacional". 
 Parecer:  O ilustre Constituinte pretende suprimir, do artigo 263 do substitutivo do Relator, a expressão "e Saúde Ocupacional" argumentando que "o Sistema Nacional Único de Saúde tem como alvo o ser humano (a saúde pública), enquanto o alvo da Saúde Ocupacional é o Trabalhador". Cremos ser equivocada a interpretação e a dissociação desagregadora dos conceitos de pessoa e trabalhador,pois todo trabalhador é pessoa e, portanto, na interpretação do nobre Constituinte, alvo do Sistema Único de Saúde. Por estar consignado no artigo 7o., ítem XVII como di- reito dos trabalhadores a Saúde, Higiene e Segurança do Tra- balho, necessário se faz a determinação de como este direito poderá ser assegurado, no caso, através do Sistema Único de Saúde. Entende o relator que a definição de Sistema Único não o VINCULA a um determinado ministério, ainda que a idéia de sistema implique também na possibilidade da existência de subsistemas, ligados a vários ministérios. Quanto ao termo "Saúde Ocupacional esta foi a expressão de escolha do Comitê Misto, da OIT e OMS, reunido em Genebra, no ano de 1957, para designar, justamente, o conjunto de ações que envolvem a saúde, a higiene e a segurança do traba- lho. Não é um anglicismo, portanto, mesmo porque a etmologia de "saúde" e ocupacional" não é anglo-saxônica, mas, sim, la- tina. O próprio comitê da OIT e OMS reunido em Genebra, em 1957, estabeleceu os seguintes objetivos para a Saúde Ocupa- cional, que a conceituam e estabelecem o seu âmbito de atua- ção: 1 - promover e manter o mais alto grau de bem estar fí- sico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupa- ções; 2 - prevenir todo o prejuízo causado à saúde dos traba- lhadores pelas condições do seu trabalho; 3 - proteger os trabalhadores, em seu trabalho, contra os riscos resultantes da presença de agentes nocivos a sua saúde; 4 - colocar e manter o trabalhador em uma função que convenha às suas aptidões fisiológicas e psicológicas; 5 - em suma, adaptar o trabalho ao homem e cada homem ao seu trabalho. O que transparece nestes 5 ítens é a perenidade do pro- pósito de se resguardar a saúde do homem, do trabalhador, por reconhecer-se que as condições de trabalho e o ambiente onde ele exerce a sua ocupação são potencialmente morbígenos. De- preende-se, que a segurança do trabalho é uma condição pre- ventiva do acidente de trabalho que leva o trabalhador a um trauma ou a uma determinada patologia. A engenharia de Segu- rança do Trabalho, conquanto nobre e respeitável pela sua ação no contexto da Saúde Ocupacional, é apenas uma disci- plina auxiliar, dentre tantas outras, como a enfermagem do Trabalho, a toxicologia, a ergonomia, etc., com vistas a pre- servação da integridade física e mental da pessoa que traba- lha, junto à medicina do trabalho, promovendo, protegendo e recuperando a saúde. Quanto ao argumento levantado de como ficariam as "Nego- ciações Coletivas na área de Segurança do Trabalho", apenas reafirmamos que a saúde não pode ser vendida ou negocia- da, pois é o mais fundamental dos direitos e dos bens do ser humano, portanto, as condições de segurança e higiene que garantem a saúde, também não podem ser suscetíveis de qual- quer negociação. A OMS recomenda que as ações de saúde ocupacional e a sua vigilância epidemiológica integrem a rede básica de saú- de, mesmo porque, a saúde ocupacional é um segmento da saúde pública, assim considerada pela OMS. Somos, pois, pela rejeição da emenda. 
73Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:23980 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva. Dispositivo Emendado: art, 7o. do Projeto de Constituição. Acrescente-se ao art. 7o. do Projeto de Constituição, o seguinte inciso: XXV - garantia de aviso-prévio, em caso de despedimento sem justa causa, em prazos variáveis de acordo com o tempo de serviço prestado à empresa; 
 Parecer:  Adotamos, em parte, a Emenda, no sentido de integrar o Aviso-prévio entre os direitos fundamentais do trabalhador e- lencados no artigo 7o. do Substitutivo. 
74Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24045 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Letra b, do Inciso XI, do Artigo 31 do Substitutivo do Relator. Dê-se à letra b, do inciso XI, do Art. 31 a seguinte redação: Art. 31 - .................................. ............................................ XI .......................................... b) - os serviços e instalações de energia elétrica no âmbito interestadual, o aproveitamento energético dos cursos d'água pertencentes à União e os recursos minerais."" 
 Parecer:  Pela aprovação. Tendo em vista que os recursos minerais (minas, jazidas) são de propriedade da União, nada mais adequado do que pre- ver-se na Lei Maior que o aproveitamento desses recursos far-se-á mediante concessão ou permissão. 
75Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24046 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITIVO EMENDADO: § 2o. do Artigo 231 do Substitutivo do Relator. Dê-se ao § 2o. do Art. 231 a seguinte redação: "Art. 231 - ................................ § 2o. - É assegurada ao proprietário do solo participação nos resultados da lavra, na forma da lei" 
 Parecer:  A redação, pouco diferenciada da presente Emenda, dada ao § 2o., do art. 231, redundará em resultados semelhantes ao pretendido pelo seu Autor. Pela aprovação parcial. 
76Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24047 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Artigo 77 do Substitutivo do Relator. Acrescente-se ao Artigo 77 o seguinte inciso, onde couber: " (..) - fiscalizar os atos de concessão de lavra de recursos minerais." 
 Parecer:  Buscando introduzir um item no art. 77 do Projeto, visa a Emenda inscrever no catálogo da competência exclusiva do Congresso Nacional a fiscalização dos atos de concessão de lavra de recursos minerais. Entendemos que a competência ora proposta embaraçaria de tal modo o processo de autorização de lavra, já notoriamente moroso, que só poderia trazer prejuízos à imperiosa necessi- dade de acelerarmos o processo de produção, tão necessário à economia do País. Somos, assim, contrário à Emenda. 
77Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:25495 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Acrescente-se, nas disposições transitórias, Título X, onde couber, o presente artigo, ao parecer do relator. "Artigo - Aos substitutivos judiciais, notariais ou registrais é assegurada, na vacância do respectivo ofício, a efetivação no cargo de titular, desde que contem cinco anos de efetivos exercício na função e que tenham vinte anos de atividade judicial, notarial ou registral à data da promulgação da Assembléia Nacional Constituinte". 
 Parecer:  Pretende a Emenda estabelecer aos Substitutivos os direi- tos a serem resguardados aos Titulares das Serventias de Foco Judicial a serem estatizados. Trata-se, na verdade, de pretensão inaceitável, pois ine- xiste direito adquirido por parte daqueles que, à época da estatização não estiverem à frente da respectiva serventia. A medida, além disso, adiaria por longo período de tempo os efeitos da estatização. Pela rejeição. 
78Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:25751 REJEITADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Artigo 6o., § 223 Dê-se a seguinte redação ao § 23, do artigo 6o., do Substitutivo do Relator, ao Projeto de constituição, alterando-se a redação do seu "caput" para que conste a expressão "e de sua execução", e seja retirado o vocábulo "não", além de suprimir-se os seus incisos II, IV e V, e nele incluir-se outro inciso, que passaria a ser o de número II, prevendo as penas "restritivas de direitos": "§23 - A lei assegurará à individualização da pena e de sua execução, e adotará outras além das seguintes:I - Privativas de liberdade II - restritivas de direitos III - multa." 
 Parecer:  A Emenda propõe que se dê nova redação ao parágrafo 23 do artigo 6o. do Substitutivo do Relator, que trata da indi- vidualização da pena e sua execução. A previsão do novo Substitutivo é mais abrangente. Pela rejeição. 
79Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:25752 APROVADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Artigo 6o, § 18o. Dê-se a seguinte redação ao § 18o., do artigo 6o., do Substitutivo do Relator, ao Projeto de Constituição, suprimindo-se, em sua parte final, a espressão "de sua escolha": "§ 18o. - Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados em vinte e quatro horas ao juiz competente e à família ou pessoa indicada pelo preso. O preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, assegurada a assistência da família e de advogado." 
 Parecer:  A Emenda propõe nova redação ao parágrafo 18 do artigo 6o. do Substitutivo do Relator, referente ao tratamento ao preso. A manutenção da parte final do dispositivo é dispensá- vel. Pela aprovação. 
80Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:25753 APROVADA  
 Autor:  THEODORO MENDES (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA SUPRESSIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Artigo 6o., § 13o. Suprima-se todo o § 13, do artigo 6o. do Substitutivo do Relator, ao Projeto de Constituição. 
 Parecer:  A Emenda propõe a supressão do parágrafo 13 do Substitu- tivo do Relator, que veda a identificação criminal antes da condenação definitiva. A proposta é procedente e oportuna. Pela aprovação. 
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