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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
n/a
n/a
n/an/a
n/a
n/a
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n/a
EMENn/a
n/a
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n/a
n/a
n/a
AVULSO
Tipo
Emenda (3031)
Banco
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (2165)
APROVADA (434)
PARCIALMENTE APROVADA (266)
PREJUDICADA (166)
Partido
PMDB (1608)
PFL (662)
PDC (165)
PDT (161)
PDS (157)
PTB (137)
PT (83)
PL (32)
PCB (15)
PC DO B (10)
PSB (1)
Uf
AC (12)
AL (9)
AM (63)
AP (4)
BA (95)
CE (85)
DF (114)
ES (141)
GO (156)
MA (62)
MG (134)
MS (53)
MT (34)
PA (66)
PB (54)
PE (217)
PI (57)
PR (206)
RJ (329)
RN (14)
RO (19)
RR (9)
RS (376)
SC (139)
SE (20)
SP (563)
TODOS
Date
1761Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31135 REJEITADA  
 Autor:  HUMBERTO SOUTO (PFL/MG) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITIVO EMENDADO: § Único do Art. 32 O § único do Art. 32 passa a ter a seguinte redação: "Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislarem supletivamente sobre matérias de competência da União previstas neste Artigo e no Artigo 34". 
 Parecer:  A Emenda, proposta pelo ilustre Constituinte, conflita com a orientação adotada pelo Relator. Pela rejeição. 
1762Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31136 REJEITADA  
 Autor:  HUMBERTO SOUTO (PFL/MG) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Artigo 259 O Inciso I do § 1o. do Art. 259 do projeto passa a ter a seguinte redação: "I - Contribuição dos empregadores, incidente sobre a folha de salários, ou sobre o faturamento, ou sobre o lucro". 
 Parecer:  Entendemos que o texto constitucional deverá conter algumas indicações básicas sobre as fontes de financiamento do novo Sistema de Seguridade Social, de modo a sustentar a dimensão que lhe é atribuída como instrumento de proteção social, com escopo bem mais amplo do que aquele abrigado no âmbito da previdência. Assim sendo, e de forma coerente com o princípio de diversificação das fontes de financiamento, optamos por manter a contribuição do empregador, sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro, pois as três bases constituem fatos geradores distintos. Caberá à lei ordinária dispensar tratamento específico aos casos em que se revelar inaplicável a múltipla incidência. Pela rejeição. 
1763Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31137 REJEITADA  
 Autor:  HUMBERTO SOUTO (PFL/MG) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Acrescente-se ao art. 260 do Substitutivo do Relator um parágrafo único com a seguinte redação: "Não integram o orçamento da seguridade social outras contribuições sociais instituídas pela União com fundamento no art. 201, ainda que incidam sobre a folha de salários ou o faturamento". 
 Parecer:  Entendemos que o texto constitucional deverá conter algumas indicações básicas sobre as fontes de financiamento do novo Sistema de Seguridade Social, de modo a sustentar a dimensão que lhe é atribuída como instrumento de proteção social, com escopo bem mais amplo do que aquele abrigado no âmbito da previdência. Assim sendo, e de forma coerente com o princípio de diversificação das fontes de financiamento, optamos por manter a contribuição do empregador, sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro, pois as três bases constituem fatos geradores distintos. Caberá à lei ordinária dispensar tratamento específico aos casos em que se revelar inaplicável a múltipla incidência. Pela rejeição. 
1764Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31138 REJEITADA  
 Autor:  HUMBERTO SOUTO (PFL/MG) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITIVO EMENDADO: ART. 6o. O § 55 do art. 6o. passa a ter a seguinte redação: § 55 - As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, na forma da lei, possuem legitimidade para representar seus filiados em juízo ou fora dele. 
 Parecer:  Emenda ao § 55 do Art. 6o. para torná-lo mais conciso. A proposta é incompatível com o espírito do Substitutivo, não podendo ser admitida sem prejuízo da forma por este ofe- recida sobre o assunto. Pela rejeição. 
1765Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31139 REJEITADA  
 Autor:  HUMBERTO SOUTO (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo Emendado: Art. 7o. O "caput" do art. 7o. passa a ter a seguinte redação: Art. 7o. - Além de outros, são direitos dos empregados: 
 Parecer:  Consideramos o termo "trabalhadores" mais abrangente que "empregados". No caso é mais apropriado, pois os diversos in- cisos do artigo 7o. relacionam direitos aplicáveis a emprega- dos, profissionais liberais e autônomos ao lado de outros so- mente exigíveis por quem mantém vínculo empregatício. Nesse último caso,é evidente e portanto não necessita explicitação, que os dispositivos não podem aplicar-se a autônomos e pro- fissionais liberais. Pela rejeição. 
1766Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31140 PREJUDICADA  
 Autor:  HUMBERTO SOUTO (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo a ser Emendado: Art. 208 O Artigo 208 passa a ter a seguinte redação: Art. 208 - A União, na iminência ou no caso de guerra externa, poderá instituir impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, cessadas as causas de sua criação. 
 Parecer:  A norma que a Emenda pretende inserir no texto constitu- cional já consta do art. 208 do SUBSTITUTIVO do Relator (pro- jeto de Constituição). Pela prejudicialidade. 
1767Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31141 REJEITADA  
 Autor:  HUMBERTO SOUTO (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo Emendado: Art. 7o. O Inciso XI do art. 7o. do Projeto passa a ter a seguinte redação: "Duração diária do trabalho não superior a oito horas, salvo exceções previstas em lei ou em negociação coletiva de trabalho". 
 Parecer:  A duração diária do trabalho não superior a 8 (oito) ho- ras como consta do substitutivo recebeu grande número de emendas. A maioria das propostas, mesmo na fase das Comissões Te- máticas, seja pela suas justificações, seja pela forma de a- presentação dos textos, sempre demonstrou ser a matéria mais adequado à legislação ordinária. As formas modernas de produção demonstram uma tendência acentuada em reduzir progressivamente a jornada de trabalho. Segundo levantamento da OIT, poucas nações mantém tal limite legal, não se observando, tampouco, diferença signifi- cativa a esse respeito, entre paises desenvolvidos ou não. Na verdade, quando avaliamos nossa jornada semanal por parâmetros internacionais, constatamos o nosso atrazo. A jor- nada de trabalho deve refletir uma situação conjuntural que só a Lei pode atender. 40 (quarenta) horas não conviria a um determinado momento da vida econômica do país, mas, pelo de- senvolvimento tecnologico, por motivos de interesse público ou até por comprovadas razões de ordem psicosocial, podem vir a ser a solução idial. Ressalte-se, por oportuno, que mesmo no regime atual de 48 (quarenta e oito) horas semanais, vá- rias categorias, em decorrência de Lei específica ou por for- ça de conquistas em acordos ou convenções coletivas, já cum- prem jornadas reduzidas. Num quadro inverso, em que a necessidade imperiosa de se expandir ou incrementar os níveis de produção, até como medi- da de salvação nacional, poderá o Estado, em consonância com os anseios do povo, propugnar por jornadas mais extensas,des- de que compensatórias a nivel de remuneração. Esse, aliás, é o exemplo que nos dá o Japão, onde a intensificação do traba- lho, longe de penalizar o trabalhador, é o meio eficaz de lhe propiciar melhor padrão de vida. Assim, considerando que o Congresso Nacional,sempre sen- sível às reinvindicações dos trabalhadores e consciente das realidades do país, poderá, com maior flexibilidade,discipli- nar essa controversa questão, optamos por manter apenas a limitação de duração diárias de trabalho em 8 (oito) horas, no máximo. 
1768Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31142 REJEITADA  
 Autor:  JOÃO LOBO (PFL/PI) 
 Texto:  Suprima-se, no item I do art. 70, do substitutivo, a seguinte expressão "in fine": "aos titulares de mandato municipal"; 
 Parecer:  A Emenda, proposta pelo ilustre Constituinte, conflita com a orientação adotada pelo Relator. Pela rejeição. 
1769Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31143 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  ANTONIO UENO (PFL/PR) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo Emendado: Parágrafo 3o. do Artigo 226 do Projeto de Constituição/Substitutivo do Relator. § 3o. - Na aquisição de bens e serviços o poder público dará, em igualdade de condições, tratamento preferencial à empresa nacional. 
 Parecer:  Os parágrafos 2o. e 3o. do artigo 226 do novo Substitutivo atendem, em parte, à sugestão e ponderações do ilustre Cons- tituinte. Pela aprovação parcial. 
1770Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31144 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Suprima-se o item I do art. 118. 
 Parecer:  A Emenda visa a supressão de dispositivo. Por não corresponder ao entendimento predominante na Co- missão de Sistematização, deve ser rejeitada. 
1771Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31145 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Dê-se ao parágrafo único do art. 115 esta redação: Art. 115 - Parágrafo Único - O Presidente da República não pode delegar ao Primeiro-Ministro as suas atribuições. 
 Parecer:  A emenda visa a não permitir que o Presidente da Repú- blica delegue ao Primeiro-Ministro suas atribuições. Pela rejeição. 
1772Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31146 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Suprima-se o item XX do art. 115. 
 Parecer:  A emenda propõe a supressão do inciso XX do art. 115, a fim de evitar atritos entre os Poderes Executivo e Legislativo. Pela rejeição da Emenda. 
1773Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31147 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Suprima-se o item XVIII do art. 115. 
 Parecer:  A emenda propõe a supressão do inciso XVIII do art. 115, uma vez que dá ao Presidente da Repúblca a mesma atribuição concedida ao Primeiro-Ministro, no art.130, inciso XVIII. Pela rejeição na forma do Substitutivo. 
1774Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31148 APROVADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Substitua-se, no item XII do art. 115, a expressão "referendado pelo Congresso Nacional por "ad referendum do Congresso Nacional". 
 Parecer:  A emenda procura aprimorar a redação do inciso XII do art. 115, adequando-a à praxe internacional e aos anteceden- tes de nosso Direito Constitucional. Pela aprovação da emenda. 
1775Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31149 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  No parágrafo único do art. 112, após a expressão "salvo motivo de força maior" acrescente-se o seguinte "comunicado ao Congresso Nacional". 
 Parecer:  O Constituinte Nilson Gibson sugere, por esta Emenda, que, se houver motivo de força maior que impeça a posse do Presidente da República após dez dias da data fixada, o fato deverá ser comunicado ao Congresso Nacional. Por não repre- sentar o pensamento predominante da Comissão, somos pela re- jeição da Emenda. 
1776Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31150 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Acrescente-se, no item II do art. 115, caput, a seguinte expressão final "e do Banco do Brasil S.A.". 
 Parecer:  Pelo art. 115, inciso II do Substitutivo, compete ao Pre- sidente da República nomear, após aprovação pelo Senado da República, os titulares de elevados cargos da Administração Pública que menciona, inclusive o Presidente e os Diretores do Banco Central. Pretende a emenda incluir também os dirigentes do Banco do Brasil S/A nesse dispositivo. Ocorre que o art. 83, inciso III, do Substitutivo prevê que o Senado da República poderá também "aprovar previamente" a escolha de titulares dos cargos que especifica, além de ou- tros que a lei determinar. Entendemos, assim, que será demasiada a inclusão proposta. Pela rejeição, na forma do Substitutivo. 
1777Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31151 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Substitua-se, no caput do art. 113, a data de 1o. de janeiro por 15 de janeiro. 
 Parecer:  Esta Emenda, de autoria do Constituinte NILSON GIBSON , fixa a data de 15 de janeiro para a posse do Presidente da República, argumentando que o dia 1o. de janeiro, conforme se encontra no Substitutivo, acarretaria uma série de transtor - nos aos convidados, ao eleito e aos parlamentares, face às festividades de final de ano. Justifica sua proposta, também, pela necessidade de inúmeros preparativos, impedindo que muitos trabalhadores encarregados dessas tarefas pudessem passar o Dia de Ano com seus familia- res. Por não refletir o pensamento predominante na Comissão, somos pela rejeição da Emenda. 
1778Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31152 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Dê-se ao parágrafo único do art. 250 este texto: Art. 250 - Parágrafo Único - O título de domínio, se for a hipótese, será concedido ao homem e à esposa ou companheira. 
 Parecer:  Pela rejeição. A urgência na implementação do Programa Nacional de Reforma Agrária exige que seja definido, com a maior precisão possível, o procedimento a ser adotado pela União no caso de desapropriação por interesse social. 
1779Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31153 REJEITADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Suprima-se o § 3o. do art. 248 
 Parecer:  Pela rejeição. A urgência na implementação do Programa Nacional de Reforma Agrária exige que seja definido, com a maior precisão possível, o procedimento a ser adotado pela União no caso de desapropriação por interesse social. 
1780Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:31154 PREJUDICADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Suprima-se os §§ 1o. e 2o. do art. 248. 
 Parecer:  Pela prejudicialidade. A mesma emenda foi apresentada pelo Constituinte com o número ES311153-1. 
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