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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
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EMENn/a
n/an/an/an/a
n/an/an/an/an/an/an/a
n/a
AVULSO
Tipo
Emenda (168)
Banco
expandEMEN (168)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA[X]
Partido
PMDB (168)
Uf
RS (168)
Nome
ANTÔNIO BRITTO[X]
TODOS
Date
expand1988 (4)
expand1987 (164)
81Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15246 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Dê-se nova redação ao item II do § 10 do art. 272. "II - não compreende o montante do Imposto sobre Produtos Industrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado a industrialização ou comercialização, configure hipótese de incidência dos dois impostos." 
 Parecer:  O nobre Constituinte Antonio Britto quer que na base de cálculo do imposto sobre circulação de mercadorias não seja incluído o montante do IPI mas só quando a operação seja rea- lizada entre contribuintes e com produto destinado à indus- trialização ou comercialização. O texto do Projeto de Consti- tuição prevê a exclusão abrangentemente, quando a operação configure hipótese de incidência dos dois impostos (§ 10, II, do Art. 272). Invoca reivindicação nesse sentido dos Secretá- rios de Fazenda ou de Finanças dos Estados e alega que a re- dação do Projeto permitiria a evasão tributária nas operações realizadas diretamente entre fabricante e consumidor final. Salvo melhor juizo, a Constituição não deve esmiuçar os problemas de incidência. Na verdade, a base tributável melhor estaria no Código Tributário Nacional, podendo ser suprimido todo o § 10. De qualquer forma, parece razoável estabelecer regra úni- ca. Se o IPI não deve ser incluído no valor sujeito ao ICM, isso deveria ocorrer independentemente de fenômenos mercan- tis: venda direta ou com um ou mais intermediários. Pela rejeição. 
82Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15247 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Suprima-se o art. 393. 
 Parecer:  Convém esclarecer que as prioridades relacionadas pelo nobre Constituinte devem ser mantidas e caberá a lei ordiná- ria direcionar os benefícios fiscais agraciando também o se- tor de desportos. Pela rejeição. 
83Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15249 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Dê-se nova redação ao item I do § 1o. do art. 288. "Art. 288. .................................. § 1o. ...................................... I - autorização de operações de crédito por antecipação de Receita que não poderão exceder a quarta parte da Receita total estimada para o exercício financeiro e que deverão ser liquidadas até o primeiro mês do exercício seguinte." 
 Parecer:  O conteúdo da Emenda, em confronto com o do Projeto da Comissão e das demais emendas atinentes ao mesmo assunto , não se harmoniza com a sistemática que orienta o Sistema ' de Planos e Orçamento, vez que a emenda do nobre Constituin- te fere o princípio da anualidade, não podendo saldos orça - mentários serem aproveitados no exercício subsequente. 
84Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15252 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Dê-se nova redação ao art. 460. "Art. 460.- Até que sejam fixadas em lei complementar as alíquotas do imposto sobre venda a varejo, a que se refere o § 5o. do art. 273, não excederão um por cento." 
 Parecer:  Na maioria dos países do mundo desenvolvido, o imposto so bre o consumo constitui receita local. A alíquota de dois por cento parece-nos adequada, por ensejar arrecadação que venha a se tornar significativa para os Municípios. Pela rejeição. 
85Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15253 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Dê-se nova redação ao item II do art. 292. "II - realizar operações de crédito que excedam o montante das despesas de capital, acrescido dos encargos da dívida pública, exceto nos casos de antecipações de receitas;" 
 Parecer:  O conteúdo da Emenda, em confronto com o substituti - vo e os das demais emendas atinentes ao mesmo assunto não obstante os nobres propósitos do Autor, não se harmoni- za com a sistemática que orienta a Seção II do Capítulo II , nem coincide com o conjunto dos pontos - de - vista expres - sados pela maioria dos membros desta Comissão. 
86Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15254 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Suprima-se o § 1o. do art. 276. 
 Parecer:  Visa a emenda suprimir o parágrafo 1o. do artigo 276 do Projeto de Constituição. Entendemos que tal supressão viria desestimular a presta- ção de serviços a consumidor final por parte dos municípios. Com o dispositivo proposto o município arrecadará mais. 
87Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15255 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Dê-se nova redação ao § 1o. do art. 272. "§ 1o. Os Estados e o Distrito Federal poderão instituir um adicional ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza até o limite de cinco por cento, do valor do imposto devido à União por pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas nos respectivos territórios, conforme estabelecido em lei complementar." 
 Parecer:  O eminente Constituinte Antonio Britto quer acrescentar exigência de lei complementar para regular a inovação contida no Projeto de Constituição, de os Estados e o Distrito Fe- deral poderem instituir um adicional ao imposto sobre a renda e proventos devido por pessoas físicas e jurídicas residentes ou domiciliadas nos respectivos territórios (Art. 272, § 1.). Alega que a lei complementar permitirá a descentralização da apuração do imposto de renda e que a redação do Projeto per- mitirá que um Estado tribute a renda gerada ou retida em ou- tro, agravando a concentração geográfica da receita tributá- ria. Sob os aspectos financeiro e técnico parece procedente a preocupação da Emenda. Na verdade, o dispositivo vem quebrar a exclusividade tradicional de, no Brasil, cada espécie de imposto poder ser cobrado por apenas uma pessoa jurídica de direito público. Se o imposto de renda no Brasil já é suportado predomi- nantemente pela classe média, e pelos pobres que recebem o ônus do tributo trasladado pelas empresas nos preços das mer- cadorias e serviços, o adicional agregará deformações várias como a referida na emenda. Todavia, o novo texto apresentado para orientação pela Comissão de Sistematização mantém a redação anterior, motivo pelo qual a emenda não deve ser acolhida. 
88Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15257 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Suprimam-se as alíneas "a" e "b" do item III do art. 259, bem como a expressão "especialmente sobre:" ao final desse item. 
 Parecer:  O projeto preocupou-se em dar competência à lei complemen- tar para o estabeleceimento de normas gerais em matéria tri- butária,de forma a permitir maior flexibilidade do sistema, o que tornará possível um texto constitucional mais sintético, como, aliás pretende o ilustre autor da presente emenda. Pela rejeição. 
89Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15258 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Suprima-se a parte final do § 2o. do art. 257, onde consta: "... A administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, poderá identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte." 
 Parecer:  A Emenda visa a supressão da segunda parte do § 2o. do art. 257. Essa segunda parte compõe, com a parte inicial, uma uni- dade lógica que representa coerentemente a importância do princípio e a necessidade de sua observância para se atingir o objetivo maior que é a justiça fiscal. Portanto, não a consideramos desnecessária, porquanto mostra a verdadeira relevância e dimensão dos objetivos in- sertos na parte inicial. Pela rejeição. 
90Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15259 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Dê-se nova redação ao inciso III do art. 272: "III - operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive energia elétrica, e à prestação de serviços; e" 
 Parecer:  Pretende o nobre Constituinte Antonio Brito, que ao ser distribuída aos Estados a competência instituidora do imposto sobre circulação de mercadorias e s/prestação de serviços (Art.272, III), seja suprimida a explicitação dos contribuin- tes (produtores, industriais e comerciantes), e seja incluída expressamente a energia elétrica entre as mercadorias. Diz que já está previsto que a lei complementar possa indicar outras categorias de contribuintes (§ 12-I) e que se torna necessário referir a energia elétrica porque não constitui serviço. No caso do ICM, data venia, é imprescindível especificar os contribuintes porque senão poderiam ser alcançados os con- sumidores e outras pessoas físicas ou jurídicas que fizessem as mercadorias circular. Outros sequer deveriam ser admiti- dos. Quanto à energia elétrica, não cabe numa Constituição es- clarecer se é mercadoria ou serviço, salvo merlhor juízo. Pela rejeição. 
91Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15260 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Dê-se nova redação à alínea "b" do item II do § 11 do art. 272. "b) sobre operações que destinem a outro Estado petróleo, inclusive combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, álcool combustível e energia elétrica." 
 Parecer:  A emenda objetiva criar nova imunidade tributária no ICMS. Entendemos que a imunidade proposta não se enquadra nas diretrizes e parâmetros adotados no Projeto de Constituição. 
92Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15261 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Emenda Acrescente-se ao final do parágrafo 2o. do artigo 273 o seguinte texto: "No caso de extinção de pessoa jurídica, a não incidência fica condicionada ao retorno dos imóveis aos mesmos antigos proprietários." 
 Parecer:  objetiva a emenda alterar o § 2o. do artigo 273. A redação contida no texto do projeto e precisa é deve ser mantida. 
93Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15262 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Dê-se nova redação ao § 2o. do art. 276: "§ 2o. - As parcelas de receita mencionada no item III serão creditadas conforme os seguintes critérios: I - 50% (cinquenta por cento), no mínimo, na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seu território; II - até 50% (cinquenta por cento), de acordo com o que dispuser lei estadual. 
 Parecer:  A emenda procura modificar o critério de distribuição previsto no parágrafo 2o. do artigo 276 do Projeto. Entendemos que o critério consagrado no texto atenderá melhor a distribuição das parcelas, dando importância ao va- lor adicionado. 
94Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15628 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA Suprimam-se a alínea "a" do item III, dando-se a redação abaixo às alíneas "b" e "c" que passam a ser "a" e "b", e os itens IV e V, todos do artigo 264. "a) sobre patrimônio, renda ou proventos, se a lei correspondente não houver sido publicada no mínimo 90 dias antes do início do período em que ocorerrem os elementos de fato nela indicados como competentes do fato gerador e determinantes da base de cálculo; b) não alcançados pelo disposto na alínea "a", antes de 90 dias de publicaçã da lei correspondente." 
 Parecer:  A Emenda propõe nova redação para o item III e supri- me os itens IV e V do artigo 264. Em relação ao item III, elimina a alínea "a", sobre ir - retroatividade da lei, e propõe aumentar os prazos de início de vigência por mais de 90 dias, além do que consta do Projeto. Não obstante as razões apontadas pelo Autor, en - tendemos que o item III deve ser mantido como está: a irre - troatividade específica das leis tributárias deve ser ex- pressa e os prazos que o Projeto dá para o início de vi - gência da lei são razoáveis em termos médios, só ocorren - do distorção se a publicação vier a ocorrer no último dia, ou seja, em 31 de dezembro. Este, todavia, é um argumento ' "ad torrorem" e não teria aplicação nos casos de impostos so- bre patrimônio e renda. Em relação ao item IV, trata-se de norma que contro- la a sanha tributária do Estado, protegendo os contribuin - tes e por isso deve ser mantida. Já quanto ao item V, estamos de acordo com as pondera - ções feitas. Existe, no contencioso fiscal, o interesse individual do contribuinte contra o interesse da comunidade, represen - tada pela União, pelos Estados ou pelos Municípios. Enquan - to parece legítimo presumir a boa-fé da comunidade ao tomar suas decisões dentro do processo fiscal, o mesmo não se po- de dizer em relação ao contribuinte, pois que ao lado dos contribuintes honestos, leais, existem também os de má-fe , prontos a eternizar as questões fiscais para tirarem pro- veito pessoal, mediante retenção de quantias que em verda- de pertencem ao Tesouro Nacional, Estado ou Município. Há necessidade, portanto, de criação de óbices às ações prote - latórias dos maus contribuintes, a fim de que o Tesouro ' possa contar também com as contribuições deles, deixando ' de pressionar ainda mais os contribuintes de boa-fé, para compensar a sonegação dos recalcitrantes. Entre tais óbices, com certeza, estão os privilégios processuais em favor da Fazenda Pública. O Projeto quer evitar tais privilégios , desguarnecendo, portanto, a Fazenda Pública na defesa dos interesse da comunidade. A Emenda está correta, ao propug - nar pela manutenção dos privilégios, vale dizer, pela ma - nutenção de instrumentos eficazes na defesa dos interesses' públicos. Além do exposto, existe no dispositivo constitucional ' em foco uma presunção contra o espírito de justiça do Congresso Nacional, que é apesentado como tendente a ex - pedir norma processual que favoreça uma das partes em pre- juízo da outra. O item do artigo 264 citado teria por obje - tivo último evitar que o Congresso Nacional viesse a criar norma processual que desse à Fazenda Pública vantagem nas questões fiscais, ao mesmo tempo em que traria prejuízo para o contribuinte envolvido. Seria, então, uma declaração de parcialidade do Congresso Nacional, inclusive na sua atual formação. Entendemos , assim, que o dispositivo em foco deve ser retirado do Projeto, como quer a Emenda. 
95Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15629 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Emenda Dê-se ao artigo 461 a seguinte redação: "Art. 461 - O Sistema Tributário de que trata esta Constituição entrará em vigor em 1o. de julho de 1988, vigorando o atual Sistema Tributário até 30 de junho de 1988. § 1o. - O disposto nesta artigo não se aplica aos artigos 262, 263, aos itens I, II, IV, V do artigo 264 e ao artigo 277, que entrarão em vigor a partir da promulgação desta Constituição. § 2o. - Ficam mantidos os atuais critérios de rateio de distribuição dos fundos referidos no artigo 277, até a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o item II do artigo 280. § 3o. - A partir da data de promulgação desta Constituição, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios editarão as leis necessárias à aplicação do Sistema Tributário Nacional. § 4o. - As leis editadas nos termos do parágrafo anterior até 30 de junho de 1988 entrarão em vigor no dia 1o. de julho de 1988, com efeito imediato." 
 Parecer:  A elevação gradativa da participação dos Estados, Dis- trito Federal e Municípios na arrecadação tributária, como prevista no item II do § 1o. do artigo 461, foi a fórmula en- contrada, desde a Subcomissão dos Tributos, para possibilitar as acomodações necessárias e decorrentes dessa elevação. Pela rejeição. 
96Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:19834 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Inclua-se nas Disposições Transitórias, onde couber: Art. - Até que a legislação complementar seja aprovada, regulamentando o disposto no artigo , ficam suspensas as concessões ou renovações para exploração dos serviços de radiofusão sonora e de sons e imagens. 
 Parecer:  A presente emenda é de ser rejeitada. 
97Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:21539 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Suprima-se das Disposições Transitórias o art. 49. 
 Parecer:  Pela rejeição, considerando que a matéria, altamente po- lêmica, só será resolvida no Plenário. 
98Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:21540 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Acrescente-se ao Projeto de Constituição (Substituivo do Relator) o seguinte texto ao parágrafo único do art. 277. Parágrafo Único: - O ensino religioso, sem distinção do credo, e o ensino do cooperativismo e do associativismo constituirão disciplinas facultativas". 
 Parecer:  A Emenda propõe, além do ensino religioso, o ensino do cooperativismo e do associativismo. Os dispositivos da Emenda, embora revelem o elevado des- cortino do proponente, poderão figurar mais adequadamente, de acordo com a tradição do Direito brasileiro, no corpo da le- gislação ordinária e complementar. Rejeitada nos termos do Substitutivo. 
99Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:21542 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Suprima-se o art. 16. 
 Parecer:  O ilustre constituinte objetiva extirpar do texto o art. 16, a pretexto de que o mesmo consagra o óbvio. De acordo. 
100Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:21544 REJEITADA  
 Autor:  ANTÔNIO BRITTO (PMDB/RS) 
 Texto:  Modifique-se o art. 29 do Projeto de Constituição (Substitutivo do Relator), contido nas Disposições Transitórias, com o seguinte texto: Art. 29 - Até a regulamentação da autorização a que se referem o ítem I e o § 1o. do art. 255, o Banco Central do Brasil providenciará no sentido de serem atribuídas às cooperativas de crédito as mesmas condições de funcionamento e operacionalidades das instituições bancárias, respeitadas suas particularidades. 
 Parecer:  Pela rejeição, considerando que a alteração proposta não acarreta sensível melhoria do texto. 
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