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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
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EMENn/a
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AVULSO
Tipo
Emenda (245)
Banco
expandEMEN (245)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (149)
PARCIALMENTE APROVADA (48)
APROVADA (25)
PREJUDICADA (23)
Partido
PMDB (145)
PTB (66)
PFL (17)
PT (12)
PDT (5)
Uf
SP[X]
TODOS
Date
181Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13194 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Art. 61 Incluir após o vocábulo indireta - ressalvados os cargos de Secretário e Ministro de Estado, Presidente de Autarquias e de Empresas Estatais, bem como Fundações, casos em que ficarão automaticamente licenciados de seus mandatos enquanto durar o impedimento. 
 Parecer:  Pela rejeição. A experiência nos ensina que o vice-pre- feito e o vice-governador ao assumirem os cargos dos titula- res em nosso país, não conseguem governar com um mínimo de autonomia, seja a substituição por pouco tempo ou por toda duração do mandato. 
182Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13195 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda substitutiva do parágrafo 9o, do artigo 272 e aditiva ao mesmo artigo. Dê-se a seguinte redação ao § 9o, do artigo 272, acrescentando-se dois parágrafos, com os nos. 10 e 11 e renumerando-se os demais. § 9o. - As alíquotas internas, nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, não poderão ser inferiores às previstas para as operações interestaduais. § 10 - Em relação às operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outro Estado adotar-se-á: I - a alíquota interestadual, quando o destinatário for contribuinte do imposto; II - a alíquota interna, quando o destinatário não for contribuinte. § 11 - Na hipótese do item I do parágrafo anterior, caberá ao Estado da localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual. 
 Parecer:  A disciplína das alíquotas internas, tal como prevista no projeto, por permitir maior flexibilidade que a proposta na emenda,atende melhor à administração colegiada do imposto, por isso que deve prevalecer. Pela rejeição. 
183Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13196 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  EMENDA Artigo Emendado: 288, § 1o., I do Projeto de Constituição Dê-se nova redação ao item I do § 1o. do art. 288. "Art. 288 - ... § 1o. - ... I - Autorização de operações de crédito por antecipação da Receita que não poderão exceder a quarta parte da Receita total estimada para o exercício financeiro e que deverão ser liquidadas no primeiro mês do exercício seguinte"". 
 Parecer:  O conteúdo da Emenda, em confronto com o do Projeto da Comissão e das demais emendas atinentes ao mesmo assunto , não se harmoniza com a sistemática que orienta o Sistema ' de Planos e Orçamento, vez que a emenda do nobre Constituin- te fere o princípio da anualidade, não podendo saldos orça - mentários serem aproveitados no exercício subsequente. 
184Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13197 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda aditiva aos artigos 275 e à letra "a" do item I do artigo 277. Acrescente-se, onde couber, no artigo 275 e na letra "a" do item I do Artigo 277 a expressão "e os Territórios". 
 Parecer:  Pela rejeição, em função do tratamento dispensado à ques- tão, no Projeto. 
185Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13198 APROVADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda supressiva do parágrafo 3o. do artigo 272. Suprima-se o parágrafo 3o. do artigo 272. 
 Parecer:  O nobre Deputado Airton Sandoval propõe seja suprimido o § 3. do art. 272 do Projeto de Constituição, o qual promete imunidade ao imposto sobre transmissão causa mortis aos bens de moradia do cônjuge sobrevivente e dos herdeiros. Em razão do privilégio que o preceito continua e dos erros técnicos, está suprimido na nova versão para o Projeto de Constituição, acolhendo, pois, a pretensão do autor da Emenda. Pela aprovação. 
186Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13199 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Dê-se nova redação ao item II do § 10 do artigo 272. "II - não compreende o montante do imposto sobre produtos industrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado a industrialização ou comercialização, configure hipótese de incidência dos dois impostos." 
 Parecer:  Pretende a Emenda modificar a redação do item II do pará- grafo 10 do art. 272. Não obstante a matéria ser de grande interesse para as u- nidades da Federação, entendemos deva ela constar de norma infraconstitucional, em razão de sua especificidade e de suas peculiaridades. Assim, convém seja suprimida do Projeto, razão por que discordamos da Emenda proposta. 
187Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13200 REJEITADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  Projeto Art. 2o. Art. 2o.- A República Federativa do Brasil é constituída pela associação indissolúvel da União Federal, dos Estados, dos Estados Metropolitanos e do Distrito Federal. Emenda substitutiva - Substitua-se o caput do art. 2o. do Projeto pela seguinte redação: Art. 2o.- A República Federativa do Brasil é constituida pela associação indissolúvel da União Federal, dos Estados, dos Estados Metropolitanos e do Distrito Federal. 
 Parecer:  Tendo nos manifestado pela aprovação da emenda ao art. 2o.,de autoria do nobre Constituinte Agassiz Almeida, somos , por coerência, pela rejeição desta emenda. 
188Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13201 REJEITADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  Projeto - Art. Emenda Aditiva - Inclua no Título IV (Da organização do Estado), como Capítulo IV, renumerando os demais, à matéria consubstanciada nos seguintes artigos a serem oportunamente renumerados: Art.- Os Estados Metropolitanos correspondem às regiões constituídas por Municípios que façam parte da mesma comunidade sócio-econômica, assim definida em lei complementar federal. § 1o. - Aos Estados Metropolitanos correspondem todos os direitos e obrigações dos demais Estados, observadas as determinações dos parágrafos seguintes. § 2o. - Às atribuições dos Estados Metropolitanos se acrescem as exclusivamente metropolitanas, definidas na sua Constituição. § 3o. - Às atribuições exclusivamente metropolitanas deverão incluir, no mínimo, as seguintes: a. controle do uso do solo; b. controle do uso dos recursos hídricos; c. controle do uso do ar; d. abastecimento de água; e. coleta e disposição final dos esgotos; f. limpeza pública e disposição final de resíduos sólidos; g. transporte coletivo e transporte fretado de passageiros; h. trânsito, inclusive uso das vias e terminais públicos; i. normas de edificação e de locação de imóveis urbanos, sem prejuízo de legislação federal e, j. implantação, operação e manutenção do sistema viário metropolitano. § 4o. - Outras atribuições poderão ser definidas como de interesse metropolitano, na Constituição de cada Estado Metropolitano excluídas as atribuições de competência do Governo da União. § 5o. - Os Municípios dos Estados Metropolitanos não poderão legislar sobre atribuições, exclusivamente metropolitanas, definidas na forma dos parágrafos 2o, 3o. e 4o. deste artigo. § 6o. - A criação de estudos Metropolitanos dependerá de lei complementar federal e obedecerá a todas as exigências para a criação de novos Estados. Art. - Aos Estados Metropolitanos cabem os tributos assegurados pela Constituição aos Estados e mais os seguintes: a. licença de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; b. impostos sobre a poluição do ar e da água. § 1o. - A participação dos Municípios dos Estados Metropolitanos nos tributos arrecadados pela União ou pelos estados poderá ser alterada, em seu percentual, na Constituição do respectivo Estado, respeitada a parcela que couber à União. Art. - A criação de Estados Metropolitanos exige as seguintes condições: a. população Mínima do conjunto de Municípios de 1% da população do País; b. densidade demográfica mínima de "x" hab/km2 de cada um dos Municípios abrangidos; c. manifestação favorável do eleitorado dos Municípios abrangidos, mediante plebiscito promovido pela Justiça Eleitoral. Art. - As atuais Regiões Metropolitanas, assim definidas em lei complementar federal, poderão ser constituídas em Estados Metropolitanos; desde que atendem à alínea "c" do Art. Art. - Criado o Estado Metropolitano, será convocada uma Assembléia Constituinte para elaborar a sua Constituição. Parágrafo único - Até que essa Constituição esteja promulgada e investidas autoridades estaduais, vigorarão no território do estado Metropolitano e Cosntituição e as leis do Estado de origem, bem como a competência das autoridades deste. Art. - Os Municípios dos Estados Metropolitanos terão o mesmo grau de autonomia conferida aos demais Municípios, excluídas de suas atribuições as que pertencem ao Estado Metropolitano, na conformidade da respectiva Constituição, e, bem assim, excluídos os tributos ou parte deles reservados ao estado Metropolitano. Art. - A criação de Municípios nos Estados Metropolitanos obedecerá às mesmas exigências para a criação de Municípios nos demais Estados e ainda a de que nenhum Município poderá ter menos de 10% nem mais de 40% da população do Estado Metropolitano, no ano anterior ao da Constituição desse estado. § 1o. - Fica respeitada, de início, a situação jurídica dos atuais Municípios que não atendam ao disposto na parte final deste Artigo. § 2o. - Dentro do prazo de 2 anos da promulgação da Constituição do Estado Metropolitano, lei complementar estadual determinará a subdivisão ou incomporação dos atuais Municípios, de modo a adptá-los à exigência referida no parágrafo anterior. Art. - Os tributos, cuja instituição seja da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, terão suas aliquotas e forma de arrecadação fixados pela unidade interessada, sendo vedado à União legislar sobre esse assunto. 
 Parecer:  A forma de criação de Estados, sejam de que tipo forem, está adequadamente prevista no Projeto. Os elementos constantes da proposta são matéria infra- constitucional. Pela rejeição. 
189Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13202 APROVADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  Projeto Art. 235 Emenda Substitutiva - O Art. 235 do Projeto passará a ter a seguinte redação: Art. 235 - É instituida a Defensoria Pública para a defesa, em todas as instâncias, dos juridicamente carentes. 
 Parecer:  Procede a iniciativa da Constituinte paulista. A redação sugerida melhora um pouco o texto. Pelo acolhimento. 
190Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13319 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda modificativa da letra "a" do item II do § 11, do item VI do § 12 e supressiva do item V do § 12, todos do artigo 272. Dê-se à letra "a" do item II do § 11 e ao item VI do § 12 do Artigo 272 a seguinte redação, suprimindo-se em consequencia, o item V do § 12 do mesmo artigo. Art. 272 - § 11 - II - a) sobre operações que destinem ao exterior produtos industrializados, inclusive os semi-elaborados definidos em lei complementar; § 12 - VI - prever casos de manutenção e de estorno de crédito, relativamente a exportações, para outro Estado e para o Exterior, de serviços e de mercadorias. 
 Parecer:  A redação proposta pode truncar a evolução do conceito de produtos industrializados, que se vem sedimentando na doutri- na e na jurisprudência, a partir do surgimento do ICM, já que a expressão passaria a abranger também os produtos semi-ela- borados. Quanto ao item VI do § 12, é preferível a manutenção do texto vigente. Pela rejeição. 
191Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13326 REJEITADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  "Art. 209 § 1o. - As causas em que a União ou suas autarquias forem autoras, serão aforadas na Vara Federal mais acessível da Seção Judiciária, onde tiver domicílio a outra parte; as intentadas contra a União poderão ser aforadas na Vara Federal mais acessível da Seção Judiciária em que for domiciliado o autor; e na Vara Federal mais acessível da Seção Judiciária onde houver ocorrido o ato ou fato que deu origem à demanda ou onde esteja situada a coisa". 
 Parecer:  A Emenda deve ser rejeitada por não se ajustar ao enten- dimento predominante na Comissão de Sistematização. 
192Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13327 REJEITADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  "art. 209 - aos Juízes Federais compete processar e julgar: I - as causas em que a União e suas autarquias ficarem sujeitas, diretamente, aos efeitos da decisão, exceto as de concurso universal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho". 
 Parecer:  A Emenda deve ser rejeitada por não se ajustar ao enten- dimento predominante na Comissão de Sistematização. 
193Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13328 REJEITADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  Art. 201 - Compete ao Supremo Tribunal Federal: IV - Julgar recurso extraordinário contra decisões definitivas do Superior Tribunal de Justiça e dos Tribunais Superiores da União, nos mesmos casos de cabimento de recursos especial, quando, pela maioria absoluta de seus membros, considerar relevante a questão federal de ordem pública resolvida". 
 Parecer:  As finalidades perseguidas pela Emenda contrariam a ori- entação definida pelo Projeto. Pela rejeição. 
194Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13329 REJEITADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  Dê-se nova redação ao art. 197. "Art. 197 - Os precatórios judiciários serão pagos, pela Fazenda Federal, Estadual e Municipal, bem como pelas respectivas autarquias, em moeda atualizada, na ordem de apresentação até o fim do exercício anterior, à conta dos créditos consignados, globalmente, ao Poder Judiciário. Parágrafo único - Caberá ao Presidente do Tribunal que proferir a decisão exequenda, determinar o pagamento no órgão de origem do precatório, segundo a possibilidade da verba consignada, e autorizar, a requerimento do credor preterido no seu direito de precedência, ouvido o Chefe do Ministério Público, o sequestro da quantia necessária à satisfação do débito". 
 Parecer:  A Emenda deve ser rejeitada por não se ajustar ao enten- dimento predominante na Comissão de Sistematização. 
195Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13330 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  DIRCE TUTU QUADROS (PTB/SP) 
 Texto:  "Art. 12. XV - A Segurança Jurídica c) - a lei não retroagirá para prejudicar direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada em procedimento jurisdicional ou arbitral". 
 Parecer:  A Emenda altera a redação da alínea "c" do ítem XV do artigo 12 do Projeto. A redação oferecida parece menos abrangente do que a adotada no novo Substitutivo, razão porque opinamos no sen- tido de ser resguardado. Pela aprovação parcial. 
196Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13336 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  O inciso I do artigo 112 passa a ter a seguinte redação: Art. 112 - Inciso I - Investido na função de Primeiro-Ministro, Ministro de Estado, Chefe de Missão Diplomática permanente, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Territórios, Prefeitos, Presidente ou Diretor de Autarquia, Empresa Pública, ou Empresa de Economia Mista. 
 Parecer:  As finalidades da Emenda estão em parte contempladas no Substitutivo. Pela aprovação parcial. 
197Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13337 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Dispositivo Emendado - § 5o. do art. 273 Suprimir o § 5o. do art. 273. 
 Parecer:  Quer a emenda suprimir o parágrafo 5o. do artigo 273. A lei complementar deve fixar as alíquotas máximas do imposto sobre vendas a varejo de mercadorias. 
198Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13338 REJEITADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Dispositivo Emendado: art. 303 Acrescenta-se ao art. 303, mais um parágrafo, o 5o., com a seguinte redação: § 5o. A intervenção da União exclui a do Estado e esta a do Município, em matéria de competência concorrente. 
 Parecer:  A exigência de prévia aprovação legislativa para a interven ção estatal no domínio econômico e sua subordinação aos impe- rativos da segurança nacional ou a relevante interesse cole tivo demarcam um conjunto de requisitos reguladores desse processo de intervenção que, acreditamos, necessariamente in- corpora, dentre outros, o da compatibilização deste processo jetos vários níveis de governo. Pela rejeição. 
199Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13339 PREJUDICADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo Emendado - Art. 278 Acrescentar após "excluindo o estadual", "ou o municipal". Também acrescentar após "ao Distrito Federal", "aos Municípios". Ainda, acrescentar no final da redação "e se o imposto estadual excluir o municipal anteriormente instituído será aplicada a mesma divisão no produto da arrecadação". 
 Parecer:  Há engano, na justificação da Emenda, quando afirma que a competência residual teria sido estendida aos Municípios, no art. 261 do Projeto de Constituição. Essa competência só está prevista para a União, os Estados e o Distrito Federal. Con- sequentemente, a Emenda está prejidicada. Pela prejudicialidade. 
200Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:13340 APROVADA  
 Autor:  AIRTON SANDOVAL (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo Alterado - Inciso Ido art. 292 Substituir o termo "receita de natureza tributária" por "receita de impostos". 
 Parecer:  O exame da Emenda e respectiva jusfificação apresentadas pelo nobre Constituinte, nos levou a concluir que a altera - ção proposta contribui para o aperfeiçoamento do Projeto , tornando-o mais completo, preciso e consistente. 
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