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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
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AVULSO
Tipo
Emenda (76)
Banco
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (57)
APROVADA (14)
PARCIALMENTE APROVADA (3)
PREJUDICADA (2)
Partido
PTB (71)
PMDB (4)
PDT (1)
Uf
SP (76)
Nome
GASTONE RIGHI[X]
TODOS
Date
expand1987 (76)
21Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25793 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Substitutiva Dispositivo Emendado: Item XIV do art. 7o. Dê-se ao item XIV do arty. 7o. a seguinte redação: Art. 7o. .................................... ............................................ "XIV - serviço extraordinário de, no máximo, duas horas diárias, salvo casos de força maior ou emergência, sempre com remuneração mínima superior a 50% em relação ao normal;" 
 Parecer:  Parece-nos que a especificação das condições de prestação de serviço extraordinário, inclusive o montante de remunera- ção adicional devido, deve ser objeto de negociação direta entre os interessados e expressa em convenção coletiva. Deve o texto constitucional assegurar apenas a remuneração superior e deixar os trabalhadores decidirem, em cada caso, se trabalham ou não além da jornada normal, por quanto tempo e por que remuneração. 
22Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25794 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Substitutiva Dispositivo Emendado: Art. 7o., item XI Substitua-se o texto do item XI do art. 7o. pelo seguinte: Art. 7o. .................................... ............................................ XI - duração máxima do trabalho normal semanal 44 horas e jornada diária não superior a 8 horas; 
 Parecer:  A duração diária do trabalho não superior a 8 (oito) ho- ras como consta do substitutivo recebeu grande número de emendas. A maioria das propostas, mesmo na fase das Comissões Te- máticas, seja pela suas justificações, seja pela forma de a- presentação dos textos, sempre demonstrou ser a matéria mais adequada à legislação ordinária. As formas modernas de produção demonstram uma tendência acentuada em reduzir progressivamente a jornada de trabalho. Segundo levantamento da OIT, poucas nações mantém tal limite legal, não se observando, tampouco, diferença signifi- cativa a esse respeito, entre paises desenvolvidos ou não. Na verdade, quando avaliamos nossa jornada semanal por parâmetros internacionais, constatamos o nosso atrazo. A jor- nada de trabalho deve refletir uma situação conjuntural que só a Lei pode atender. 40 (quarenta) horas não conviria a um determinado momento da vida econômica do país, mas, pelo de- senvolvimento tecnologico, por motivos de interesse público ou até por comprovadas razões de ordem psicosocial, podem vir a ser a solução ideal. Ressalte-se, por oportuno, que mesmo no regime atual de 48 (quarenta e oito) horas semanais, vá- rias categorias, em decorrência de Lei específica ou por for- ça de conquistas em acordos ou convenções coletivas, já cum- prem jornadas reduzidas. Num quadro inverso, em que a necessidade imperiosa de se expandir ou incrementar os níveis de produção, até como medi- da de salvação nacional, poderá o Estado, em consonância com os anseios do povo, propugnar por jornadas mais extensas,des- de que compensatórias a nivel de remuneração. Esse, aliás, é o exemplo que nos dá o Japão, onde a intensificação do traba- lho, longe de penalizar o trabalhador, é o meio eficaz de lhe propiciar melhor padrão de vida. Assim, considerando que o Congresso Nacional,sempre sen- sível às reinvindicações dos trabalhadores e consciente das realidades do país, poderá, com maior flexibilidade,discipli- nar essa controversa questão, optamos por manter apenas a limitação de duração diária de trabalho em 8 (oito) horas, no máximo. 
23Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25795 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Eubstitutiva Dê-se ao inciso I do art. 7o. a seguinte redação: I - estabilidade no emprego, após 12 meses, através da garantia de indenização de um mês de salário por ano de serviço prestado ou fração, além do Fundo de Garantia e Aviso Prévio, na forma da lei, no caso de despedida sem justa causa. 
 Parecer:  A estabilidade, entendida como a garantia de permanência no emprego e, como contraposição ao livre arbítrio do empre- gador de despedir o empregado, tornou-se, artificiosamente, uma momentosa e controversa questão, porquanto, segmentos ex- pressivos das categorias envolvidas têm se manifestado, rein- teradamente, por uma solução harmoniosa do problema. Na verdade, o que quer o empregado é ver limitado aquele arbítrio e, não, como se propala enganadamente, ter a garan- tia irrestrita de permanecer no emprego contra a vontade do empregador. Consciente de que é parte vital e inalienável da própria atividade empresarial, sabe que não pode ser tratado como uma simples peça, um instrumento ou máquina que, após usada, é jogada fora como inservível. De sua parte, não interessa ao empregador inspirar de- sassossego ou insegurança ao seu empregado, pois esses são fatores comprovados da baixa produtividade. A prática, a ex- periência, o conhecimento técnico, a identificação do empre- gado com os objetivos maiores da empresa, significam para ela um patrimônio insubstituível. Investe o empresário em recur- sos humanos, buscando habilitar e aprimorar a qualificação profissional de seus empregados. Por tudo isso, é elementar que seja virtualmente contrário à rotatividade da sua mão-de- obra, fator absolutamente negativo para os resultados do em- preendimento. Posta a questão nestes termos, não há porque se trazer para a relação empregatícia, fundada na bilateralidade do contrato, uma condição unipessoal, paternalista e impositiva, que, ao longo do tempo, sempre foi causa de tormentosas de- mandas judiciais. Assim, pelo cotejo de centenas de Emendas que, em todas as fases da elaboração deste Projeto foram apresentadas, es- tamos oferecendo fórmulas conciliatória que reflete a tendên- cia majoritária dessas propostas, aceita por lideranças de categorias econômicas e profissionais que, diuturnamente, vêm se manifestando por todos os meios de comunicação: é a veda- ção da despedida imotivada ou sem justa causa, em termos a serem definidos pela legislação ordinária. 
24Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25796 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva. Dispositivo Emendado: § 3o. do art. 11 Inclua-se no § 3o. "in fine" as expressões: "§ 3o.: ...; a nacionalidade brasileira poderá ser restabelecida mediante opção posterior." 
 Parecer:  A Emenda não se enquadra na perspectiva do Substitutivo, sendo impossível, por conseguinte, o seu aproveitamento. Pela rejeição. 
25Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25797 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Acrescente-se as expressões: "ou em que haja contraprestação ou pagamento de preço ou tarifa pelo usuário," ao § 2o. do Art. 203, que passará a ter a seguinte redação: Art. 203 .................................... I - ........................................ II - ........................................ a) .......................................... b) .......................................... c) .......................................... d) .......................................... § 1o. ...................................... § 2o. - o disposto na alínea "a" do item II e no § anterior deste artigo não compreende o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados "ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário", nem exonera o promitente comprador da obrigação de pagar imposto relativamente ao imóvel. 
 Parecer:  A própria natureza jurídica dos órgãos integrantes da admi nistração indireta da União, dos Estados e dos Municípios , por si só, já estabelece o tipo de atividade e o enquadramen- to da entidade nas normas aplicáveis a empreendimentos priva- dos ou não. É o caso, por exemplo, das sociedades de econo- mia mista, que seguem necessariamente esse regime. O art. 203, §§ 1. e 2., entretanto, só se refere a autarquias e fun- dações instituídas ou mantidas pelo poder público, cujo regi- me obedece a outros princípios e normas. 
26Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25798 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se do inciso III do artigo 180 as expressões: "ou para interpretação de lei ou ato normativo" O inciso enumerado passa a ser do seguinte teor: III... representar por inconstitucionalidade e para fins de intervenção da União nos Estados e destes nos Municípios. 
 Parecer:  Improcedente. Não se vislumbra a necessidade ou a conveniência da su- pressão proposta. A simples representação não significa que a interveniên- cia ocorrerá. Interpretar uma lei e editá-la traduzem funções distin- tas. Pela rejeição. 
27Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25799 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Ao artigo 212, item III, Inclua-se como parágrafo 3o. do artigo 212 o seguinte: § 3o. - Os municípios portuários perceberão metade da participação prevista no item III deste artigo, dividindo com os municípios produtores ou consumidores a percentagem incidente sobre o produto da arrecadação do imposto dos Estados sobre operações relativas à circulação de mercadorias que forem respectivamente exportadas ou importadas, através de suas instalações. Sala das Sessões, 
 Parecer:  Quer a emenda incluir parágrafo 3o. ao artigo 212 do Su bstitutivo para que os Municípios portuários percebam metade da participação do ICMS constante do inciso III do mesmo ar tigo. Tal vinculação prejudicaria o equilíbrio entre os Municí- pios na percepção da parcela do ICMS que lhes é destinada. Pela rejeição. 
28Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25800 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Editiva Acrescente-se ao artigo 207, o parágrafo 4o. com o seguinte texto: § 4o. Os contribuintes do Imposto previsto no item III, pessoas físicas, poderão deduzir, em suas declarações, as despesas efetuadas com habitação, educação, saúde, alimentação e transporte, próprio e de seus dependentes, na forma que a lei estabelecer. 
 Parecer:  Esta Emenda intenta acrescentar § 4o. ao art. 207 do SU- BSTITUTIVO do Relator (Projeto de Constituição) determinando que "Os contribuintes do Imposto previsto no item III,pessoas físicas, poderão deduzir, em suas declarações, as despesas efetuadas com habitação, educação, saúde, alimentação, trans- porte proprios e de seus dependentes, na forma que a lei esta belecer". Evidentemente, trata-se de matéria que deve, constar de legislação infraconstitucional. Pela rejeição. 
29Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25801 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Subistitutiva Substitua-se a redação do item II do art. 213 pela seguinte: "II - do produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados, 9% para os Estados e o Distrito Federal e 1% para os municípios portuários, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados". 
 Parecer:  A Emenda tem por fulcro o item II do art. 213. Inobstante os respeitáveis pontos-de-vista do nobre Constituinte, preferimos continuar com o texto do Substitutivo, dado o consenso verificado. Pela rejeição. 
30Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25802 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Substitutiva Substitua-se o inciso III do artigo 207 por: "III - renda ou proventos acima de 10 salários mínimos" 
 Parecer:  Pretende, a Emenda, objetiva substituir a redação do item III do art. 207 do SUBSTITUTIVO do Relator (Projeto de Consti tuição) estabelecendo que compete à União instituir impostos sobre "renda ou proventos acima de 10 salários mínimos". É evidente que se trata de matéria que deve constar em le- gislação infraconstitucional. Pela rejeição. 
31Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25803 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva O artigo 240 do Substitutivo passa a ter a seguinte redação: Art. 240 - A ordenação do transporte marítimo internacional, respeitadas as disposições de acordos bilaterais firmados pela União, observará a predominância dos navios de bandeira e registro brasileiros e do país exportador ou importador, em partes iguais, observado o princípio de reciprocidade. 
 Parecer:  A emenda proposta constribui para o aperfeiçoamento do texto constitucional. Pela sua aprovação parcial. 
32Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:25804 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se o item II do § 4o. do art. 262, do Projeto. 
 Parecer:  A Emenda propõe a supressão do item II do § 4o. do art. 262, sob o argumento de que é incompatível com o disposto no "caput" do art. 228 e seu § 2o. Não se pode admitir, no entanto, que o Poder Público financie instituições particulares de saúde, de fins nitidamente lucrativos, em detrimento da expansão dos serviços próprios de saúde do sistema oficial de assistência médica. Pela rejeição. 
33Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26029 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Dispositivo emendado: § 3o. do art. 9o. Inclua-se no texto do § 3o. do art. 9o. as expressões "dos seus filiados" o § emendado passará a ter a seguinte redação: "§ 3o. - A assembléia geral fixará a contribuição da categoria, que deverá ser descontada "dos seus filiados", em folha, para custeio das atividades da entidade". 
 Parecer:  A Emenda propõe que a contribuição sindical, quando fi- xada pela assembléia geral da entidade sindical, atinja so- mente os associados. O fato de ser facultativa a fixação e alcançar unicamen- te os associados, torna a contribuição sindical demasiado precária, comprometendo os recursos do sindicato para o cus- teio de suas atividades. É de ser mantida a redação do Substitutivo, que torna imperativa a fixação da contribuição e devida por todos os integrantes da categoria. Pela rejeição. 
34Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26030 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Dispositivo Emendado: art. 7o., § 3o. Exclua-se, do texto do § 3o. do art. 7o., as expressões: "§ 3o.: ..."permanente, ainda que mediante locação". O texto emendado ficará com a seguinte redação: § 3o.: são proibidas atividades de intermediação remunerada da mão-de-obra, salvo os casos previstos em lei". 
 Parecer:  A intermediação e a locação de mão-de-obra permanente foram objeto de profundas análises e amplas discussões em to- das as fases do processo de elaboração do Projeto. Verifica- mos que a tendência dos Constituintes é pela proibição dessa prática que, no entender de muitos, é uma forma de exploração do homem pelo homem. No entanto, as peculiaridades da realidade brasileira são muitas e não podem ser ignoradas, ou mesmo, tratadas sob um único perfil. Por outro lado, a matéria é de extrema complexidade. A vedação pura e simples correria o risco de atingir atividades que não apresentam os conhecidos efeitos nocivos dessa práti- ca. Assim, entendemos que a nova Constituição não deva proi- bí-la, mas também não pode se omitir e nela deve constar o preceito sobre as atividades de intermediação e locação de mão-de-obra permanente, no sentido de resguardar os interes- ses dos trabalhadores. Por isso, optamos pela eliminação da vedação, remetendo à legislação ordinária sua regulamentação, onde a matéria po- derá ser normatizada com mais propriedade, em seus mais va- riados aspectos. 
35Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26031 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se o § 10 do artigo 13 
 Parecer:  Pretende a emenda suprimir o parágrafo 10 do artigo 13, que trata da inelegibilidade por parentesco. O pleito deve ficar livre da influência que os governan- tes sempre exerceram para eleger seus familiares. Pela rejeição. 
36Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26032 APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Art. 13, § 4o. Dê-se ao § 4o. do art. 13 a seguinte redação: § 4o. - São condições de elegibilidade: a nacionalidade brasileira, a cidadania, a idade, o alistamento, a filiação partidária, "à data da Convenção que homologar a indicação do candidato" e o domicílio eleitoral, na circunscrição no prazo mínimo de 6 (seis) meses. 
 Parecer:  As condições de inelegibilidade propostas na emenda a- penas procuram aperfeiçoar o texto do parágrafo 4o. do artigo 13. Somos pela redação dada pelo Substitutivo. Pela aprovação, nos termos do Substitutivo. 
37Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26033 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Acrescente-se ao Capítulo II do Título II - (Dos Direitos Sociais), onde couber: "Art. - Aos integrantes de categorias profissionais regulamentadas com atribuições exclusivas para o exercício da profissão, são assegurados todos os direitos e benefícios previstos em lei, mesmo quando exerçam suas atividades na administração pública". 
 Parecer:  O resguardo dos direitos inerentes a qualquer profissão lícita já está assegurado no Capítulo I do Título II do Pro- jeto, pois que se trata de garantia individual fundamental. Assim, desnecessário se torna reforçar o princípio que,aliás, também é um desdobramento da própria garantia do direito ad- quirido. Pela rejeição. 
38Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26034 APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se o § 34 do art. 6o. que estabelece: "§ 34. - ao proprietário de imóvel rural é assegurado o direito de obter do Poder Público declaração, renovável periodicamente, de que o bem cumpre função social". 
 Parecer:  A emenda propõe a supressão do parágrafo 34 do art. 6o. do Substitutivo, que assegura ao proprietário de imovel rural o direito de obter do Podder Público declaração, renovável periodicamente, de que o bem cumpre função social. Entendemos que a emenda deve ser acatada, uma vez que a manutenção do dispositivo no texto constitucional acarretará a criação de novas instâncias burocráticas,estimulando varia- das formas de corrupção e obstaculizando a implementação da reforma agrária no País. Pela aprovação. 
39Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26035 REJEITADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Dispositivo Emendado: § 17 do art. 6o. Acrescente-se ao § 17, do art. 6o., "in fine": "§ 17: .........; "a Lei assegurará o rápido andamento dos processos judiciais, instituindo a responsabilidade civil dos juízes, membros do Ministério Público e serventuários que, pela inobservância de prazos legais, causem danos às partes". 
 Parecer:  A Emenda propõe acréscimo à parte final do parágrafo 17 do artigo 6o. do Substitutivo prevendo a responsabilidade ci- vil dos causadores de entraves ao rápido andamento dos pro- cesso judiciais. As idéias contidas no dispositivo parecem desnecessári- as. Aconselhável seria sua supressão. Pela rejeição. 
40Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:26036 APROVADA  
 Autor:  GASTONE RIGHI (PTB/SP) 
 Texto:  Artigo emendado: § 5o. do art. 6o. Exclua-se do § 5o. do art. 6o. as expressões: "Sendo formas de discriminação, entre outras, subestimar, estereotipar ou degradar por pertencer a grupos étnicos ou de cor, por palavras, imagens ou representações ou qualquer meio de comunicação". 
 Parecer:  A emenda pretende excluir do parágrafo 5o. do art. 6o. do Substitutivo o seguinte: "...Sendo formas de discriminação, entre outras, subes- timar, estereotipar ou degradar por pertencer a grupos étni- cos ou de cor, por palavras, imagens ou representações ou qualquer meio de comunicação. Concordamos com a emenda. Pela aprovação na forma do Substitutivo. 
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