ANTE / PROJEMENTODOS | 141 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01168 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Modificativa:
Dispositivo emendado: artigo 360.
Substituir a palavra "facilitem" por
"possibilitem". | | | Parecer: | A lei deverá, além de posibilitar, facilitar a realização dos
transplantes.
A alteração proposta reduz o sentido do dispositivo.
Pela rejeição. | |
142 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01187 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Supressiva
Dispositivo emendado: Artigo 405, "caput"
Suprima-se o "caput" do artigo 405, do
anteprojeto, transportando-se-o para o artigo 13,
IV, "e". | | | Parecer: | Propõe o transporte do artigo para o Artigo 13, IV, "e".
O inciso acima referido fala das "liberdades" e a alínea ver
sa sobre espetáculos públicos e programas de rádio e televi-
são.
Entende-se que há, entre os dois textos, uma distinção níti-
da: no art. 13, fala-se do "receptor" e suas liberdades e ga-
rantias; já no art. 405, fala-se do direito de informar, ra-
zão porque o relator opta por não acolher a emenda. | |
143 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01188 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Modificativa
Dispositivo emendado: Artigo 405, parágrafo único.
Altere-se o parágrafo único do artigo, o qual
passa a ser apenas o Artigo 405, inexistindo
"caput" sem éé, face a remessa do "caput" para o
capítulo dos Direitos Individuais. | | | Parecer: | Transforma o parágrafo único em artigo, uma vez que sugeriu o
transporte do "caput" para o art. 13 (direitos e garantias
individuais).
No caso citado, optou-se pela rejeição da modificação, acima
aludida, o que prejudica a presente emenda. | |
144 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01190 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Aditiva
Dispositivo emendado: Artigo 406, § 1o.
Inclua-se o termo televisão no § 1o. do
artigo 406 do anteprojeto, passando a ter a
seguinte redação:
Art. 406 - ..................................
§ 1o. - É vedada a participação acionária de
pessoas jurídicas no capital social de empresas
jornalísticas, de televisão ou de radiodifusão,
exceto a de partidos políticos e de sociedade de
capital exclusivamente nacional. | | | Parecer: | Inclui o termo "televisão" no § 1o. do artigo: "empresas
jornalísticas, de televisão ou de radiodifusão".
A televisão, no entender do relator, está contida na cate-
goria "radiodifusão", razão porque opta pelo não acolhimento
da emenda. | |
145 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01195 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Supressiva
Dispositivo emendado: Artigo 408, IV
Suprimir o inciso IV do artigo 408 do
anteprojeto. | | | Parecer: | Propõe suprimir o inciso IV do artigo, alegando estar a idéia
já contida no parágrafo único do artigo 404.
A simples proibição do monopólio e oligopólios não garante a
pluralidade e a descentralização, razão porque somos pela
rejeição. | |
146 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01196 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Modificativa
Dispositivo emendado: Artigo 409, "caput"
O "caput" do artigo 409 deverá ter a seguinte
redação:
Art. 409 - A lei criará mecanismos de defesa
contra a promoção da violência e outras formas de
agressão à moralidade pública. | | | Parecer: | Dá nova redação ao artigo.
A exclusão da expressão "da pessoa" enfraquece o alcance do
dispositivo, que protege a criança, o jovem, o adulto, razão
porque o relator propõe sua rejeição. | |
147 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01208 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Modificativa
Dispositivo emendado: Artigo 428, § 2o.
O § 2o. do artigo 428 do anteprojeto passa a
ter a seguinte redação.
Art. 428 - ..................................
§ 2o. - A lei estabelecerá período de licença
do trabalho ao adotante, para fins de adaptação do
adotado. | | | Parecer: | A redação do texto do Anteprojeto já contempla a proposta de
maneira clara. Propomos a rejeição. | |
148 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01209 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Aditiva
Dispositivo emendado: Artigo 432, § 2o.
Inclua-se no parágrafo 2o, do artigo 432 do
anteprojeto, em sua parte fianl, a locução "no
prazo de cinco anos", passando a ter a seguinte
redação:
Art. 432 - ..................................
§ 2o. - As terras ocupadas pelos índios são
bens da União, inalienáveis, imprescritíveis e
indisponíveis a qualquer título, vedada outra
destinação que não seja a posse e usufruto dos
próprios índios, cabendo à União demarcá-las, no
prazo de cinco anos. | | | Parecer: | A Emenda visa a compatibilizar as proposições dos artigos
432, do Título IX (Da Ordem Social) e 498, das Disposições
Transitórias.
Conquanto aparentem tratar de matéria idêntica, os dispo-
sitivos têm alcances diversos. O artigo 432, em seu parágrafo
segundo, dispõe acerca da incumbência de a União demarcar as
terras ocupadas pelos indígenas em geral, incluindo os índios
contatados e os arredios. Nesse caso, a norma possui caráter
perene, e, no que se refere às populações arredias, determina
que a terra por elas ocupadas deverão ser demarcadas, natural
mente após ter ocorrido o contato. O artigo 498, por sua vez,
obriga a União a demarcar as terras ocupadas pelos índios con
tatados e reconhecidas como tais, no prazo de cinco anos.
Dessa forma, opinamos pela rejeição. | |
149 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01215 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Aditiva
Dispositivo Emendado - Art. 469
Acrescente-se o parágrafo único ao art. 469,
do seguinte teor:
Parágrafo único. Ficam expressamente extintos
o Fundos de Garantias do Tempo de Serviço criado
pela lei no. 5.107, de 13 de setembro de 1966, o
Programa de Integração Social, instituído pela Lei
Complementar no. 7, de 7 de setembro de 1970 e o
Programa de Formação do Patrimônio do Sevidor
Público, criado pela lei complementar no. 8, de 3
de dezembro de 1970. | | | Parecer: | Se atendidas a pretensão de Emenda, os parágrafos do
Art. 481 ficariam incompatíveis com o resto texto.
Pela rejeição. | |
150 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:02947 REJEITADA | | | Autor: | IVO CERSÓSIMO (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda substitutiva
Substitua-se o Preâmbulo do Anteprojeto pela
seguinte redação:
"Preâmbulo
O Brasil é uma nação fundada na comunhão dos
brasileiros, irmanados num povo independente que
visa a construir uma sociedade livre, justa e
solidária, segundo sua índole e a determinação de
sua vontade.
O fundamento da comunhão nacional é a
dignidade da pessoa humana, cujos direitos
fundamentais são intocáveis." | | | Parecer: | A Emenda visa a substituir o Preâmbulo do Relator pelos Arti-
gos 1o. e 2o. do Anteprojeto da Comissão I, da Soberania e
dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher.
A nosso ver tal substituição não é aconselhável.
Pela rejeição. | |
151 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:02950 REJEITADA | | | Autor: | IVO CERSÓSIMO (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda modificativa:
Modifiquem-se no Título VII - Da Tributação e
Do Orçamento, Capítulo I - Do Sistema Tributário
Nacional, as seguintes disposições.
Na Seção IV - Dos Impostos dos Estados e
Distrito Federal, o artigo 277 sofrerá as
seguintes alterações.
"Art. 277 - Compete aos Estados e ao Distrito
Federal instituir impostos sobre:
I - suprima-se
II - passará a ser o I, assim redigido:
- I - transmissão "causa mortis" e doação, de
quaisquer bem ou direitos;
III - passará a ser o II, assim redigido:
- II - operaçõe relativas à circulação de
mercadorias, realizadas por produtores,
industriais e comerciantes;
IV - passará a ser o III, com a mesma
redação:
- III - propriedade de veículos automotores.
Na Seção V - Dos Impostos dos Municípios, o
artigo 278 e incisos passarão a ter a seguinte
redação:
Art. 278 - Compete aos Municípios instituir
impostos sobre:
I - propriedade predial e territorial urbana;
II - propriedade territorial rural;
III - transmissão "inter vivos", a qualquer
título, por ato oneroso de bens imóveis, por
natureza ou acessão física, e de direitos reais
sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como
cessão de direitos a sua aquisição;
IV - os serviços de qualquer natureza, não
compreendidos na competência tributária da União e
dos Estados e
V - vendas a varejo de mercadorias."
§ 1o. - o imposto de que trata o item III não
incide sobre a transmissão de bens ou direitos
incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em
realização de capital, nem sobre a transmissão de
bens ou direitos decorrentes de fusão,
incorporação, cisão ou extinção de pessoa
jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade
preponderante do adquirente for o comércio desses
bens ou direitos, locação de bens imóveis ou
arrendamento mercantil.
§ 2o. - o imposto de que trata o item III
compete ao município da situação do imóvel.
§ 3o. - a competência municipal para
instituir e cobrar o importo mencionado no item V
não exclui a dos Estados para instituir e cobrar
na mesma operação imposto de que trata o item II
do artigo 277.
§ 4o. - Cabe a lei complementar fixar as
alíquotas máximas dos impostos de que tratam os
itens I, II e III deste artigo.
O inciso III do artigo 281 do Anteprojeto de
Constituição passa a ter a seguinte redação:
Art. 281 - Pertencem aos Municípios:
I -
II - cinquenta por cento sobre s propriedade
de veículos automotores licenciados em seus
territórios;
III - vinte e cinco por cento do produto da
arrecadação do imposto do Estado sobre operações
relativas à circulação de mercadorias. | | | Parecer: | Propõe o nobre Constituinte sejam deixados na competência
dos Municípios, como proposto pela Comissão II, o Imposto Ter
ritorial Rural e o Imposto Sobre Serviços.
Discorda de sua inclusão na competência estadual como fei-
to pelo Anteprojeto, porque entende que o acréscimo da compe-
tência tributária dos Municípios concorreria para livrá-los
da falência.
Ora, atualmente os Municípios ficam com toda a receita do
Imposto Territorial Rural, assim como do Imposto Sobre Servi-
ços, e nem por isto chegaram a evitar a bancarrota.
Por outro lado, são consideráveis os recursos municipais
provenientes de transferências e partilhas de impostos na
forma do que está previsto no Anteprojeto da Comissão "V",
acolhido pela Comissão de Sistematização. Pode-se afirmar com
segurança que a perda do Imposto Territorial e do Imposto So-
bre Serviços está plenamente compensada no Anteprojeto.
Pela rejeição. | |
152 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:03565 REJEITADA | | | Autor: | GANDI JAMIL (PFL/MS) | | | Texto: | Emenda Modificativa
Dê a seguinte redação ao artigo 317.
"Art. 317. Compete aos Estados, nas áreas
metropolitanas e microregiões, e aos Municípios,
nas demais regiões, explorar diretamente ou
mediante concessão, os serviços públicos locais de
gás combustível canalizado". | | | Parecer: | Torna dúbia a aplicação do dispositivo, com o risco de redu-
zir a participação dos municípios. Os artigos 67 e seguintes
dispõem sobre a criação de áreas metropolitanas, microrre-
giões, etc.. Já o art. 317 dispõe sobre a competência dos Es-
tados e Municípios na exploração de gás combustível canaliza-
do.
A proposta não aprimora o Anteprojeto. | |
153 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:05215 REJEITADA | | | Autor: | SAULO QUEIRÓZ (PFL/MS) | | | Texto: | Surpima-se o inciso VIII do art. 287 do
Anteprojeto de Constituição da Comissão de
Sistematização. | | | Parecer: | A Emenda em questão suprime a possibilidade de o Código de
Finanças Públicas, a ser aprovado por Lei Complementar, na
forma do artigo 287, VIII, dispor sobre: "compatibilização
das funções das instituições oficiais de crédito da União".
Entende o nobre Constituinte que a matéria deve ser objeto da
Lei do Sistema Financeiro Nacional, prevista no artigo 336.
Ocorre que a Lei Complementar, na hierarquia constitucional
dos textos legais, sobrepõe-se à Lei Ordinária, inclusive no
que se refere ao quorum para aprovação.
Na hipótese, o dispositivo cuja supressão é proposta foi in-
cluído entre as matérias a serem definidas na Lei Complemen-
tar que aprovará o Código de Finanças Públicas, e que é hie-
rarquicamente superior à Lei de que trata o artigo 336.
Assim, somos pela rejeição da Emenda. | |
154 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01042 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Supressiva
Dispositivo emendado: art. 3o.
Suprima-se do anteprojeto o artigo indicado. | | | Parecer: | Tendo sido favoráveis a aprovação de emenda radical-
mente sucinta ao artigo em pauta, de autoria do nobre Consti-
tuinte Francisco Rollemberg, somos, coerentemente, pela re-
jeição desta. | |
155 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01043 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Supressiva
Dispositivo Emendado - artigo 3o.
Suprima-se a locução "são os principais"",
depois da palavra Judiciário, do texto do artigo
emendado. | | | Parecer: | Tendo sido favoráveis a aprovação de emenda radical-
mente sucinta ao artigo em pauta, de autoria do nobre Consti-
tuinte Francisco Rollemberg, somos, coerentemente, pela re-
jeição desta. | |
156 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01050 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | EMENDA ADITIVA
Dispositivo emendado: artigo 12, I, 2.
Acrescentar após a palavra "vida", a
expressão "ressalvados os direitos do nascituro". | | | Parecer: | A matéria constante da presente Emenda conflita com a
sistemática geral adotada pelo Substitutivo.
Pela rejeição. | |
157 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01055 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Modificativa
Dispositivo emendado: Art. 69, § 1o.
O § 1o. do art. 65 do anteprojeto passa a ter
a seguinte redação:
Art. 69 - ..................................
§ 1o. - A eleição do Governador Distrital, do
Vice Governador Distrital e dos Deputados
Distritais coincidirá com a dos Governadores,
Vice-Governadores e Deputados Estaduais, para
mandato de igual duração, na forma da lei. | | | Parecer: | A Comissão de Organização do Estado já havia optado por
fazer a coincidência da eleição do Governador Distrital, do
Vice-Governador e dos Deputados Distritais com a do Presiden-
te da República e a nossa opinião coincide com a dos ilustres
membros daquela Comissão.
Sendo Brasília a Capital da República e residência do
Presidente com toda a sua equipe de governo, e considerando
ainda que o governador será eleito e não mais uma pessoa de
confiança nomeada pelo Presidente, somos de parecer que a
coincidência expressa no Projeto trás mais vantagens para a
população do DF e maior entrosamento do Chefe da Nação com o
governador, eleitos simultaneamente. | |
158 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01057 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | EMENDA SUBSTITUTIVA
Dispositivo emendado: 86, III.
Substituir o vocábulo "vencimento" por
"remarcação." | | | Parecer: | A substituição do termo "vencimento" por "remuneração" traria
prejuizos para o servidor, de modo que continuamos optando
pelo texto original. | |
159 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01058 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | EMENDA SUBSTUTIVA
Dispositivo emendado: 86, IV
Substituir o vocábulo "seus" por "os",
entre as palavras "para" e "servidores" e
substituir a locução "bem como plano de
classificação", por "planos de classificação". | | | Parecer: | Sem adentrarmos numa discussão gramatical, entendemos que o
texto original do Projero não leva a interpretações divergen-
tes e sim a sugestão contida na emenda. | |
160 | Tipo: | Emenda | | Requires cookie* | | Título: | EMENDA:01059 REJEITADA | | | Autor: | WILSON MARTINS (PMDB/MS) | | | Texto: | Emenda Modificativa
Dispositivo emendado: Artigo 86, V
O inciso V do artigo 86 do anteprojeto, passa
a ter a seguinte redação:
Art. 86 - ..................................
V - os cargos em comissão ou funções de
confiança serão exercidos preferencialmente por
servidor ocupante de cargo de carreira técnica ou
profissional, exceto os da confiança direta da
autoridade máxima de cada órgão ou entidade; | | | Parecer: | Se trocássemos o termo "privativamente" por "preferencialmen-
te" descaracterizaríamos completamente o objetivo do disposi-
tivo e voltaríamos à estaca zero, isto é, ficaria como está
hoje na administração pública. | |
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