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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
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EMENn/a
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n/a
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n/a
AVULSO
Tipo
Emenda (1267)
Banco
expandEMEN (1267)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA[X]
Partido
PMDB (664)
PFL (315)
PDT (81)
PT (58)
PL (51)
PTB (46)
PDS (42)
PMB (6)
PDC (2)
PSB (2)
Uf
AC (1)
AL (1)
AM (13)
AP (11)
BA (16)
CE (72)
DF (31)
ES (56)
GO (38)
MA (1)
MG (250)
MS (14)
MT (2)
PA (31)
PB (77)
PE (37)
PI (12)
PR (86)
RJ (159)
RO (9)
RS (65)
SC (91)
SE (45)
SP (149)
TODOS
Date
381Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11944 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Supressiva: Dispositivo Emendado: Art. 218 Suprima-se do projeto o § 2o. do art. 218. 
 Parecer:  A tese defendida na Emenda não traduz o pensamento pre- dominante na Comissão de Sistematização. Pela rejeição. 
382Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11947 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Supressiva: Dispositivo Emendado: Art. 17 Suprimam-se do projeto as letras "h" e "i" do inciso II do art. 17. 
 Parecer:  A Emenda propõe a supressão das alíneas "h" e i" do ítem II do artigo 17 do Projeto. A primeira faculta relações internacionais entre orga- nizações sindicais, enquanto a segunda permite o voto dos a- posentados nos sindicatos. Cremos que a Emenda não tem senso de oportunidade e me- rece ser rejeitada. Pela rejeição. 
383Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11950 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Supressiva: Suprima-se no parágrafo 8o, do artigo 272, as expressões "não compreendidas no ítem II do parágrafo anterior". 
 Parecer:  A faculdade prevista no item II do § 7o. supre a preocupa- ção evidenciada pelo ilustre autor na sua emenda, por isso que não é de ser esta acolhida. Pela rejeição. 
384Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11953 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Aditiva: Inclua-se no artigo 233 o seguinte parágrafo: "§ 6o. - O Procurador Geral da República não poderá recusar a representação por inconstitucionalidade, ou para interpretação de lei ou de ato normativo federal ou estadual, quando solicitado pelo Defensor do Povo". 
 Parecer:  Parece-nos totalmente pertinente a Emenda proposta. Inobs- tante, rejeito-a, por não se harmonizar com o entendimento predominante na Comissão de Sistematização. 
385Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11956 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Modificativa: Dê-se ao artigo 262 a seguinte redação: "Art. 262 - A União, os Estados e o Distrito Federal poderão instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinária, provocadas por calamidades públicas, mediante lei, aprovada por maioria absoluta dos membros das respectivas Casas Legislativas". 
 Parecer:  A emenda pretende que se adote, no § 1o. do artigo 262, a expressão "respectivas Casas legislativas" em lugar de "Con- gresso Nacional ou da respectiva Assembléia Legislativa". Acha que é mais adequada para o atendimento do preceito, por ser genérica. A nosso ver, não haveria inconvenientes no texto do Proje- to. A matéria, aí, adquiriria maior clareza. O problema que nele vemos não é o apontado na Emenda, mas sim o de que a re- ferida expressão poderia ser totalmente eliminada, para que aos empréstimos não fosse dado maior realce do que aos pró- prios tributos (que são instituídos por lei ordinária, apro- vada com maioria simples e não por maioria absoluta). 
386Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11957 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Supressiva: Suprima-se o parágrafo 1o. do artigo 272. 
 Parecer:  Visa a Emenda a supressão do parágrafo 1o do art. 272, pe- lo qual se estabelece que os Estados e o Distrito Federal po- derão instituir um adicional ao imposto de renda. Na distribuição das competências tributárias, buscou-se o fortalecimento financeiro dos Estados e Municípios e a redu ção de excessiva centralização de tributos na competência de um dos três níveis de Governo. Assim, a inclusão do referido dispositivo no Projeto aten deu a esses objetivos reconhecidamente aceitos por todos que se preocupam em estabelecer uma federação equilibrada e harmo nica, na qual os Estados e Municípios também efetiva autono- mia financeira para bem desincumbir-se de todos os encargos de sua área de complência. Ademais, cabe lembrar que se trata de um adicional limita do a 5% do valor do imposto devido à União, podendo os Esta- dos que vierem a instituí-lo optar por percentual menor, bem como estabelecer normas que restrinjam sua exigência em fun- ção de determinados critérios e parâmetros. Em fase do exposto, e não obstante as razões da justição da Emenda, manifestarem-nos contrariamente à supressão do men cionado dispositivo. Pela rejeição. 
387Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11958 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Modificativa: Dê-se ao parágrafo 4o, do artigo 272 a seguinte redação: "Parágrafo 4o. - Relativamente a bens imóveis e respectivos direitos, o imposto de que trata o item II compete ao Estado da situação do bem; relativamente a doação, onde tiver o doador; se o ex-proprietário era residente ou domiciliado no exterior se ali possuia bem ou teve seu inventário processado, a incidência do tributo, observará o dispositivo em lei complementar. 
 Parecer:  Como esclarece o seu ilustre autor, a presente emenda é decorrente de outra, de sua iniciativa, por cujo não-acolhi- mento já existe parecer. Nesse sentido, também esta não é de ser acolhida. Pela rejeição. 
388Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11959 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS (PFL/MG) 
 Texto:  Emenda Modificativa: Dê-se ao artigo 181 a seguinte redação; "Art. 181 - O Presidente da República presidirá o "Conselho de Ministros". 
 Parecer:  Só a ausência de Jorge I às reuniões de seu Ministério (porque ignorava a língua inglesa) permitiu o surgimento do Parlamentarismo. A presença do Presidente da República, pre- sidindo o Conselho de Ministros, num país em que, na expres- são de Rui Barbosa, "a vontade do Governo passa pelas cabe- ças, curvando-as como o vento às searas",tornaria o Parlamen- tarismo outra farsa, como foi a anterior tentativa de seu es- tabelecimento em nossa República. Pela rejeição. 
389Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11961 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ ULÍSSES DE OLIVEIRA (PMDB/MG) 
 Texto:  1) Acrescente-se alínea "b", ao item XXIII, do art. 54, do projeto de Constitiuição, com a seguinte redação, reordenando-se a atual alínea "b" e seguintes: Art. 54. Compete à União .................... .................................................. XXIII - legislar sobre: ............................................ b) direito urbanístico, diretrizes e bases de ocupação, uso do solo e desenvolvimento urbano e regional;" 2) Exclua-se a palavra "urbanístico" da alínea "a", item XXIII, do art. 54 do projeto de Constituição. 
 Parecer:  Entendemos que a expressão direito urbanístico já en- globa os demais aspectos abordados pelo autor, sendo, portan- to, desnecessário seu desdobramento. 
390Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11962 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ ULÍSSES DE OLIVEIRA (PMDB/MG) 
 Texto:  Dê-se ao item IX do art. 209 do projeto de Constituição a seguinte redação: Art. 209. Aos juízes federais compete processar e julgar: ............................................ IX - os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, nas rodovias e ferrovias federais, na parte referente aos crimes contra a vida e o patrimônio, ressalvada a competência da Justiça Militar." 
 Parecer:  A emenda proposta tem contra si a circunstância do con - gestionar, ainda mais, a Justiça Federal. 
391Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11966 REJEITADA  
 Autor:  JUAREZ ANTUNES (PDT/RJ) 
 Texto:  Emenda aditiva ao art. 355 - projeto constitucional. Inclua-se ao art. 355 o parágrafo único, com a seguinte redação: Art. 355. .................................. Parágrafo único. Os auxílios-doença e aposentadorias por invalidez da Previdência Social que tenham completado cinco anos de duração, consecutivos ou alternativos, só podem cessar havendo prévia volta ao trabalho. 
 Parecer:  O Direito Previdenciário Brasileiro, tradicionalmente, sempre adotou a orientação defendida pelo nobre autor da Emenda. Pela rejeição. 
392Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11967 REJEITADA  
 Autor:  JUAREZ ANTUNES (PMDB/RJ) 
 Texto:  Emenda aditiva ao art. 356 do projeto de Constituição. Inclua-se ao art. 356 a letra "f" com a seguinte redação: Art. 356. .................................. f) o imposto de renda sobre proventos de aposentadoria só incidirá a partir do montante correspondente a vinte salários mínimos. 
 Parecer:  O Relator entende que os proventos da aposentadoria deve- rão receber o mesmo tratamento tributário dispensado aos ren- dimentos, do trabalho assalariado. No que respeita à isenção de contribuição previdenciária, trata-se de matéria que já é objeto de lei ordinária, desnecessária e impertinente sua dis ciplina no texto constitucional. 
393Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11968 REJEITADA  
 Autor:  JUAREZ ANTUNES (PDT/RJ) 
 Texto:  Acrescente-se § 2o. ao artigo 270, renumerando-se o atual § 2o, e os seguintes: Emenda modificativa ao art. 270 do projeto de Constituição. Art. 270. .................................. III - ...................................... § 1o. ...................................... § 2o. O imposto de renda de que trata o item III só incidirá sobre os proventos da aposentadoria nos termos do parágrafo único do art. 356. § 3o. O imposto de que trata o item IV (...); § 4o. O imposto de que trata o item V (...); § 5o. Na cobrança .......................... 
 Parecer:  A Emenda objetiva incluir parágrafo no art. 270 do Projeto de Constituição da Comissão de Sistematização, de modo que fiquem imunes ao imposto de renda os rendimentos ' correspondentes a proventos de aposentadoria. Não obstante a importância da Emenda, entendemos que se trata de matéria que, por sua natureza e características, deve ser regulada a nível de legislação ordinária e não no texto constitucional. O problema não é de imunidade mas, sim, de isenção . Cabe à lei, entre miríades de rendimentos, especificar os que se sujeitam à taxação e declarar os que ficam fora da tributação. Somente quando se trata de proteger valores fun- damentais é que a Constituição deve intervir e criar res - trições ao Legislativo. No caso em debate, a realidade econômico-social pode se apresentar cambiante, ensejando que pessoas com reduzi - dos rendimentos de determinada espécie percebam, também , rendimentos expressivos noutras espécies - o que desacon - selha solução única, rígida, via Consituição. A lei ordiná- ria tem melhores condições para a adequação da norma aos fatos. 
394Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11969 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PMDB/ES) 
 Texto:  Emenda modificativa. Dê-se a seguinte redação ao caput do art. 449 do projeto: "Art. 449. São criados, devendo ser instalados no prazo de seis meses, a contar desta Constituição, pela Presidência do Tribunal Federal de Recursos, tribunais Regionais Federais com sede no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Distrito Federal, com a jurisdição que lhes fixar a lei". 
 Parecer:  Pela rejeição. A emenda está parcialmente atendida. A forma com que o projeto aborda a matéria parece mais abran- gente. 
395Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11972 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PMDB/ES) 
 Texto:  Supressiva parcial: (art. 303, § 2o.) Tire-se "salvo o disposto no artigo 265, § 1o.". 
 Parecer:  A ressalva contida no texto do dispositivo visa a ade- quá-lo às diretrizes e à doutrina tributária, contidas e de- finidas no título respectivo ao sistema tributário , sendo, portanto, inviável sua supressão. Pela rejeição. 
396Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11975 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PMDB/ES) 
 Texto:  Aditiva: ( art. 303, § 6o. ) "A lei determinará o processo de privatização das empresas estatais para adequadção aos princípios expostos neste capítulo." 
 Parecer:  Os dispositivos do texto constitucional tratam da defini- ção e da caracterização do processo de intervenção do Estado no dominio econômico. A incorporação a este texto do proposto pela emenda acarretaria a sua própria negação. Ademais, mesmo reconhecendo a necessidade de subordina- ções do processo privatização ao congresso nacional, sua ins- tituição não incorpora matéria constitucional, vinculando-se, sobretudo, as diretrizes de política econômica prevalecentes em determinados momentos históricos. Pela rejeição. 
397Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11978 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PMDB/ES) 
 Texto:  Emenda aditiva. Acrescente-se ao art. 74 o inciso: VIII - impedir a adoção de medidas de execução de planos econômicos ou financeiros que contrariem as diretrizes estabelecidas em lei federal. 
 Parecer:  A emenda pretende possibilitar a intervenção da União nos Estados para impedir atos que contrariem as diretrizes esta- belecidas em lei federal. A adoção da emenda daria uma aber- tura muito larga à intervenção federal, na dependência da in- terpretação dos agentes da União, o que colocaria em grave risco a autonomia dos Estados. Pelo não acolhimento. 
398Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11979 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PMDB/ES) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA. Suprima-se a Seção III, do Capítilo VIII, do Título IV, do Projeto (Dos Servidores Militares), passando o art. 95 a ser caput do art. 251; o atual art. 251 passa a ser o § 1o., e os atuais §§ 1o., 2o. e 3o. do art. 95 passam a ser, respectivamente, os §§ 2o., 3o. e 4o. do novo art. 251. 
 Parecer:  Pelo não acolhimento, tendo em vista a orientação adotada no substitutivo. 
399Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11980 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PMDB/ES) 
 Texto:  Emenda modificativa ao art. 70, seu § 3o., que passa a esta forma: "§ 3o. Os territórios poderão ser divididos em Município, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto nesta Constituição às unidades municipais." 
 Parecer:  Os territórios são entidades administrativas que inte- gram a União, nada tendo a ver com municípios que são entida- des autônomas do Sistema Federativo; houve consenso na Comis- são de Sistematização quanto ao tratamento juridico dispensa- do aos territórios (Territórios em bojo do atual Projeto de Constituição. 
400Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:11981 REJEITADA  
 Autor:  JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PMDB/ES) 
 Texto:  Emenda Modificativa ao art. 69, seu "caput" e § 3o., que passa a esta forma. "Art. 69 - O Distrito Federal, dotado de autonomia político-administrativa e financeira, será administrado por um Governador e disporá de uma Assembléia Legislativa." "§ 3o. - Lei Orgânica, respeitada a competência da União, aprovada por dois terços da Assembléia Legislativa, disporá sobre a organização do Legislativo e do Executivo do Distrito Federal, vedada a divisão deste Municípios," 
 Parecer:  Estando o Distrito Federal, integrado na Federação como uma unidade "sui generis", que não é nem Estado nem Município , somos de parecer que agiu bem o Relator da Comissão de Or- ganização do Estado dando ao órgão legislativo da Capital da República, a denominação de "Câmara Legislativa", justamente para não confundi-la nem com as Câmaras de Vereadores nem com as Assembléias Legislativas. 
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