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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
n/a
n/a
n/an/a
n/a
n/a
n/a
n/a
n/a
EMENn/an/an/an/an/an/an/an/an/an/an/an/an/a
AVULSO
Tipo
Emenda (3026)
Sugestão (377)
Banco
expandEMEN (3026)
SGCO (377)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (1680)
PARCIALMENTE APROVADA (445)
APROVADA (346)
NÃO INFORMADO (332)
PREJUDICADA (200)
Partido
PMDB (2636)
PDS (387)
PFL (365)
PSDB (7)
PT (6)
PDT (2)
Uf
SC[X]
TODOS
Date
expand1997 (1)
expand1989 (1)
expand1988 (160)
expand1987 (2861)
expand1986 (2)
expand1978 (1)
1941Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15582 REJEITADA  
 Autor:  PAULO MACARINI (PMDB/SC) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 89. O Art. 89 do projeto, passa a ter a seguinte redação: Art. 89 - Os proventos da aposentadoria corresponderão à totalidade da remuneração, gratificações e vantagens pessoais e serão: 
 Parecer:  Parecer idêntico ao de n. 1p16950-0. Pela rejeição. 
1942Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15863 REJEITADA  
 Autor:  PAULO MACARINI (PMDB/SC) 
 Texto:  DISPOSITIVO EMENDADO: ART. 89 INCISO I, LETRA "B". A letra "B" do inciso I do Art. 89 do projeto, passa a ter a seguinte redação: Art. 89 .................................... I - ........................................ B - sofrer invalidez permanente: 
 Parecer:  Pelo não acolhimento nos termos do substitutivo. 
1943Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15864 REJEITADA  
 Autor:  PAULO MACARINI (PMDB/SC) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA DISPOSITIVO EMENDADO: ARTIGO 86 - INCLUIR INCISO XI. Ao Art. 86 do projeto, fica incluido do seguinte inciso, de no. XI. Art. 86 .................................... XI - O tempo de serviço público federal, estadual ou municipal, prestado aos órgãos da administração direta ou indireta, será computado integralmente para todos os efeitos e o prestado à iniciativa privada será computado reciprocamente para fins de aposentadoria. 
 Parecer:  Embora fique no art. 102, parágrafo 3o. da atual cons- tituição, o dispositivo constante nesta emenda é pertinente ao âmbito da legislação ordinária. 
1944Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15865 REJEITADA  
 Autor:  PAULO MACARINI (PMDB/SC) 
 Texto:  DISPOSITIVO EMENDADO : ARTIGO 82. O Art. 82 do projeto, passa a ter a seguinte redação: Art. 82 - O reajuste automático periódico da remuneração dos servidores públicos civis e militares far-se-á sempre que ocorra alteração do poder aquisitivo da moeda, na mesma época e com os mesmos índices. 
 Parecer:  A forma e os critérios do reajuste serão estipulados nos termos da lei, constituindo, pois, matéria infra-constitucio- nal. 
1945Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:15866 REJEITADA  
 Autor:  PAULO MACARINI (PMDB/SC) 
 Texto:  Acrescente-se ao artigo 416, o § 7o.: § 7o. - A anulação e a nulidade do casamento podem ser arguidas em qualquer época. 
 Parecer:  Somos pela rejeição da emenda, vez que a matéria é per- tinente à legislação ordinária, onde, aliás, já é detalhada- mente tratada. 
1946Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16262 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Incluir no artigo 328 do Projeto de Constituição o seguinte dispositivo: VI - criação de bancos municipais, locais e regionais que terão preferância na obtenção de concessão e na captação de recursos na sua área de atuação. 
 Parecer:  A emenda apresentada não se coaduna com o atual propósito de simplificar a redação do Projeto pela eliminação de expres- sões ou de artigos prescindíveis. É preferível adotar uma forma que contenha o princípio do direito, como o fez o Pro- jeto de Constituição, sem, entretanto, estender-se em aspec- tos que qualificam a matéria e que são pertinentes à legisla- ção ordinária. Pela rejeição. 
1947Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16263 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Acrescentar ao inciso II do artigo 381 do Projeto de Constituição a expressão: "e sejam administradas com a participação da comunidade". 
 Parecer:  Segundo a tradição do Direito brasileiro, a Emenda em causa trata de matéria infraconstitucional, merecendo ser considerada quando se tratar da legislação complementar e or- dinária. 
1948Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16264 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Incluir no artigo 328 do Projeto de Constituição o seguinte inciso: VI - submissão da intermediação financeira aos interesses nacionais, ao processo produtivo, a ampliação das rendas salariais, ao crescimento do mercado e a distribuição de renda. 
 Parecer:  A emenda apresentada não se coaduna com o atual propósito de simplificar a redação do Projeto pela eliminação de expres- sões ou de artigos prescindíveis. É preferível adotar uma forma que contenha o princípio do direito, como o fez o Pro- jeto de Constituição, sem, entretanto, estender-se em aspec- tos que qualificam a matéria e que são pertinentes à legisla- ção ordinária. Pela rejeição. 
1949Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16265 PREJUDICADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Acrescentar ao artigo 296 do Projeto de Constituição a expressão "e respectivas vantagens". 
 Parecer:  Compartilhamos com a preocupação do nobre autor da Emen- da, pela importância do assunto. Contudo entendemos que a ma- téria em questão deve ser objeto de norma em Lei Complemen- tar. Assim consideramos prejudicada a emenda, inclusive por- que o dispositivo em questão não deverá permanecer no substi- tutivo. 
1950Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16266 APROVADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  - introduzir no Projeto de Constituição os seguintes dispositivos, no Capítulo IV, do Título V, onde couberem: Art. - O Conselho Federal da Magistratura, com sede na capital da União e jurisdição em todo território nacional, compõe-se de quinze membros, escolhidos dentre brasileiros natos, maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, e assim indicados: I - dois pelo Presidente da República; II - dez pela Câmara dos Deputados a) quatro de sua livre escolha; b) dois dentre nomes indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil, em lista sêxtupla, dentre advogados com mais de quinze anos de efetivo exercício da profissão; c) um dentre os nomes indicados em lista tríplece pelo Supremo tribunal Federal; d) um dentre os nomes indicados em lista tríplece organizada pelo Superior Tribunal de Justiça: e) um dentre os Ministros dos demais Tribunais Superiores da União; f) um dentre os nomes do Ministério Público Federal, em lista tríplice, com mais de quinze anos de efetivo exercício da função. III - três pelo Senado Federal, sendo: a) dois dentre Desembargadores e Juízes Estaduais, com mais de quinze anos de efetivo exercício da função; b) um dentre os membros do Ministério Público dos Estados, com mais de quinze anos de efetivo exercício da função. § 1o. - Os Conselheiros são eleitos para um mandato de seis anos, renovando-se pela metade de três em três anos, vedada a recondução. § 2o. - O Presidente do Conselho será eleito por seus membros, para um período de dois anos, vedada a reeleição. Art. - Compete ao Conselho Federal da Magistratura: I - indicar os ministros e elaborar as listas de indicação para os Tribunais Superiores da União e para os Tribunais Federais Regionais, nos termos desta Constituição e da Lei Complementar; II - nomear os juízes federais e os representantes do Ministério Público Federal aprovados em concurso, para o exercício de suas funções; III - transferir, remover e promover os juízes federais e os membros do Ministério Público federal, nos termos desta Constituição e das Leis Orgânicas; IV - determinar e organizar a realização de concurso público para o preenchimento de cargos de Juízes Federais e do Ministério Público Federal; V - acompanhar e supervisionar a atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público em todo território nacional; VI - encaminhar à Câmara dos Deputados e ao Congresso Nacional projetos de Lei para a criação de Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho, Varas, Juízes e Juntas de Conciliação e Julgamento, das Justiças administradas pela União, e sobre normas de organização judiciária e processuais; VII - manifestar-se sobre os vencimentos e vantagens dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, e aprovar a proposta orçamentária a ser encaminhada ao Congresso Nacional no que se relaciona ao Poder Judiciário e Ministério Público Federal; VIII - conhecer de reclamações contra os membros dos Tribunais, Juízes Federais e Estaduais e Membros do Ministério Público, podendo avocar processos disciplinares, determinar a abertura de processos disciplinares contra magistrados e membros do Ministério Público de qualquer instância, e aplicar as penas cabíveis, podendo determinar a disponibilidade, aposentadoria de uns e outros com vencimentos proporcionais ao Tempo de serviço, e a exoneração. IX - outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e nas Leis Orgânicas. 
 Parecer:  Pela aprovação. Válidos os fundamentos da justificação da emenda. 
1951Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16267 APROVADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Aditiva - incluir no artigo 231 o inciso VI com a seguinte redação; VI - O Ministério Público do Trabalho. 
 Parecer:  Pertinente a emenda. Houve lapso na enumeração dos ramos em que se desdobra o Ministério Público. Pelo acolhimento. 
1952Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16268 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Aditiva o § 4o. do artigo 378 do Projeto de Constituição deve ter a seguinte redação: § 4o. - Os Municípios só passarão a atuar em outros níveis de ensino quando as necessidades do ensino fundamental e pré-escolar estiverem plenamente atendidas. 
 Parecer:  A proposição apresentada é váliosa mas, a realidade brasilei- ra está a exigir o cumprimento do atendimento do ensino fun- damental, o de 1o. grau e obrigatório. Assim sendo não haverá recursos financeiros para a execução do previsto na presente Emenda. 
1953Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16269 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Aditiva - incluir ao artigo 233 do Projeto de Constituição o § 6o. com a seguinte redação: § 6o. - Qualquer cidadão poderá representar ao Procurador Geral por omissão, abuso ou excesso no exercício de suas atribuições dos representantes do Ministério Público. 
 Parecer:  Impertinente. O art. 233 é muito detalhado e já prevê mecanismos de controle e correção na atuação do Ministério Público. Demais disso, qualquer cidadão poderá recorrer ao Defen- sor do Povo, cujas funções vêm descritas nos arts. 43 a 46 do Projeto. Pela rejeição. 
1954Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16270 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Aditiva - incluir ao artigo 204 do Projeto de Constituição o § 3o. com a seguinte redação: § 3o. - Os Ministérios são eleitos para um mandato de 9 (nove) anos, renovando-se a composição por terços de três em três anos, vedada a recondução. 
 Parecer:  Tese vencida, desde a Comissão Temática. 
1955Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16271 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Aditiva - incluir no inciso I do artigo 231 do Projeto de Cosntituição a expressão "Justiça Agrária". 
 Parecer:  Improcedente. Não se vislumbra a necessidade da inclusão proposta. Evidentemente, competirá ao Ministério Público Federal oficiar junto a quaisquer órgãos de jurisdição agrária que venham a implantar-se. Ademais, a criação da Justiça Agrária (art. 211) estatui que a legislação ordinária disporá sobre a atuação do Minis- tério Público. Pela rejeição. 
1956Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16272 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Substitutiva - o artigo 247 do Projeto de Constituição deve ter a seguinte redação abaixo, com a supressão do seu parágrafo único. Art. 247 - As Forças Armadas destinam-se a assegurar a independência e a soberania do País, a integridade do seu território, os poderes constitucionais e, por iniciativa expressa destes, nos casos estritos da lei, a ordem constitucional. 
 Parecer:  A proposta do anteprojeto é mais abrangente. 
1957Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16273 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Modificativa - o § 1o. e alíneas a) e b) do artigo 212 do Projeto de Constituição devem ter a seguinte redação: § 1o. - O Tribunal Superior do Trabalho será composto pelo menos dezessete Ministros, nomeados pelo Presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal, sendo: a) onze togados e vitalícios, sendo sete dentre juízes da carreira da magistratura do trabalho, dois dentre membros do Ministério Público, e dois dentre advogados com mais de dez anos de experiência, em lista tríplice organizada pela OAB. b) seis classistas e temporários, em representação partidária dos empregados e empregadores, escolhidos pelas Confederações respectivas. 
 Parecer:  Colhe-se, das mais variadas proposições, a necessidade de se aumentar o número de membros do Tribunal Superior do Tra- balho. Sendo esta uma das Emendas que cuidaram do assunto, de en- volta com outros aspectos pertinentes, concluo pela sua apro- vação parcial. 
1958Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16274 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Aditiva - dar ao § 4o. do artigo 257 do Projeto de Constituição a seguinte redação: § 4o. - As constribuições de melhoria serão exigidas dos proprietários de imóveis beneficiados por obras públicas, tendo por limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel feneficiado. 
 Parecer:  Propõe a Emenda em exame nova redação ao § 4. do art.257, que trata dos critérios para a exigência da contribuição de melhoria. Tal dispositivo reproduz, em sua essência, a redação dada á matéria pela Emenda Constitucional n.23, de 1983, que de- correu da necessidade de se adotar apenas o limite total da despesa realizada como critério para cobrança da contribuição de melhoria, porquanto ficou comprovado que o outro crité- rio - limite individual representado pelo acréscimo de valor do imóvel beneficiado - tornava inviável a aplicação da con- tribuição de melhoria. Em face do exposto, e não obstante as razões indicadas na justificação da Emenda, acreditamos que o critério por nós adotado atende adequadamente à natureza e aos fins do tribu- to. Pela rejeição. 
1959Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16275 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Modificativa - o § 2o. do artigo 301 deve ter a seguinte redação: § 2o. - As empresas nacionais terão exclusividade de acesso ao crédito público subvencionado e, em igualdade de condiçoes, preferência no fornecimento de bens e serviços ao poder público. 
 Parecer:  A Emenda está de acordo com os objetivos propostos pelo legislador e corrige as destorções constantes do texto origi- nal, merecendo aprovação parcial. Pel aprovação parcial nos termos do Substitutivo. 
1960Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:16276 REJEITADA  
 Autor:  VILSON SOUZA (PMDB/SC) 
 Texto:  Emenda Aditiva - dar ao "caput" do artigo 233 do Projeto a seguinte redação: Art. 233 - São funções institucionais e obrigatórias do Ministério Público, na área de atuação de cada um de seus órgãos. 
 Parecer:  Improcedente. Parece desnecessária a introdução do adjetivo "obrigató- rias" no caput do artigo mencionado. Tal como os magistrados, os integrantes do Ministério Público hão de ter o poder de avaliar e levar em conta as conveniências e circunstâncias dos fatos sociais e políticos. Ademais, em algumas matérias a legitimação do Ministério Público não é exclusiva. Pela rejeição. 
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