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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
n/a
n/a
n/an/a
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EMENn/an/a
n/a
n/an/a
n/an/a
n/an/an/an/a
n/a
n/a
AVULSO
Tipo
Emenda (995)
Banco
expandEMEN (995)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (573)
PARCIALMENTE APROVADA (194)
APROVADA (126)
PREJUDICADA (99)
NÃO INFORMADO (2)
Partido
PMDB (446)
PTB (201)
PFL (137)
PT (105)
PDC (46)
PDS (37)
PL (17)
PDT (6)
Uf
SP[X]
TODOS
Date
collapse1987
collapse13
10 (2)
08 (989)
05 (2)
01 (2)
221Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16042 REJEITADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva. Suprima-se a letra "a", inciso VIII do art. 12. 
 Parecer:  É precisamente o avanço da técnica que fez nascer a necessi- dade de assegurar-se o direito à informação. É ele consentâneo com o caráter moderno que se anseia para a Carta Magna brasileira. 
222Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16043 APROVADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprimir a letra "e", inciso VII do art. 12. 
 Parecer:  A supressão deve ser acolhida em homenagem à concisão. O le- gislador ordinário melhor tratamento pode conferir à matéria. 
223Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16044 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Emenda ao Art. 12, INCISO III, LETRA "E". Suprimir, ao final letra "e", inciso III do art. 12. "Com única exceção dos que têm a sua origem na gestão, no parto e no aleitamento". 
 Parecer:  As supressões ou acréscimos propostos com respeito ao i- tem convergem para a "igualdade de todos perante a lei", aco- lhida no Substitutivo. 
224Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16045 PREJUDICADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Dê-se ao art. 300 do projeto de Constituição - parte referente aos Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime de Propriedade do Subsolo e Atividade Econômica (Capítulo I, do Título VIII) - a seguinte redação: "Art. 300. A ordem econômica: a) tem por finalidade o bem-estar geral; b) assegurará a livre iniciativa, a propriedade privada dos meios de produção e a valorização do trabalho; c) estimulará o exercício das atividades econômicas pelas empresas privadas; e d) estabelecerá reserva de mercado por prazo determinado por lei, somente para proporcionar desenvolvimento tecnológico de setor não desenvolvido." 
 Parecer:  A definição dos fundamentos, da finalidade e dos princí- pios orientadores da ordem econômica contida no texto do Pro- jeto já incorpora completamente as disposições pretendidas pela Emenda. Pela prejudicialidade. 
225Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16046 REJEITADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Dê-se a seguinte redação ao artigo 77 do projeto de Constituição elaborado pela Comissão de Sistematização. "Art. 77. Nenhum ato normativo será expedido pela administração pública, direta ou indireta, sem prévia audiência dos interessados, em sessão pública, salvo as exceções definidas em lei, que poderá atribuir a entidades de classe e representação dos grupos afetados pela disposição. parágrafo o ato normativo só será obrigatório após transcorridos quinze dias de sua publicação no Diário Oficial, exceto em casos de urgência manisfesta especificados em lei. Diário Oficial, exceto em casos de urgência manifesta especificados em lei. 
 Parecer:  pela rejeição conforme orientação dada no substitutivo. 
226Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16047 REJEITADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Emenda ao art. 12, inciso VIII, letra "b". Suprima-se a letra "b", inciso VIII, do art. 12. 
 Parecer:  A supressão proposta não deve ser acolhida. O avanço da téc- nica fez nascer a necessidade de proteger-se o direito à in- formação, mesmo que a redação original sofra alterações. 
227Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16048 APROVADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Emenda supressiva. Suprimir a letra "f", inciso VII, do art. 12. 
 Parecer:  Ao legislador ordinário incumbe cuidar da matéria, o que a- conselha a supressão do dispositivo tal como proposto. 
228Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16049 APROVADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Emenda a letra "c", inciso VII, do art. 12. Suprimir, ao final, da letra "c": "salvo autorização judicial"; e Acrescentar: "ressalvados os casos previstos em lei". 
 Parecer:  A tradição constitucional brasileira consagra a inviolabili- dade do sigilo da correspondência e das comunicações em ge- ral. É necessário, entretanto, não permitir que tal seja uti- lizado como forma de violação da lei. Pela aprovação. 
229Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16050 PREJUDICADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Incluam-se no Capítulo I do Título VIII (Da Ordem Econômica e Financeira) do projeto de Constituição os seguintes dispositivos: "Art. As empresas estatais ou outras criadas ou mantidas pelo Estado que exerçam atividade econômica, estarão sujeitas às mesmas normas aplicáveis às empresas privadas, inclusive de direito do trabalho e tributário salvo no tocante à sua fiscalização pelo Tribunal de Contas." "Art. É garantido o capital que não poderá ser expropriado senão de acordo com o regime comum. § 1o. Não poderá ser estipulado tabelamento de preços que exclua o lucro, inclusive para renovação de capital. § 2o. O tabelamento de preços de mercadorias e de serviços só é permitido nos casos previstos em lei e para esse determinado por autarquia que será criada para exercer essa atribuição." "Art. A expropriação: a) de propriedade rural só será feita nos termos da legislação comum; b) para fins de interesse social caberá à União e não abrangerá terras utilizadas para a produção ou situadas fora de zonas prioritárias definidas em lei complementar." 
 Parecer:  As disposições da emenda relativas à equiparação das em- presas públicas às empresas privadas, inclusive quando as normas do direito do trabalho e tributário, já estão plena- mente atendidas pelo Projeto. Por ser turno, os mecanismos de tabelamento de preços não definem matéria de natureza constitucional. Pela prejudicialidade. 
230Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16051 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Dê-se ao art. 13 do projeto de Constituição - parte relativa aos Direitos Sociais (Capítulo II do Título II) - a seguinte redação: "Art. 13. Ao trabalhador são assegurados os seguintes direitos, além de outros que visem a melhoria de sua condição social: I - justo salário mediante: a) proibição de diferença de remuneração em razão de sexo, raça, cor, estado civil ou deficiência física; b) salário mínimo capaz de satisfazer as suas necessidades normais e as de sua família; c) remuneração do trabalho noturno superior à do diurno. II - direito ao descanso através de: a) duração diária do trabalho não excedente de oito horas, salvo casos previstos em lei ou contratos coletivos, com remuneração maior; b) repouso semanal remunerado; c) férias anuais remuneradas; III - proteção à saúde mediante: a) normas de higiene e segurança do trabalho; b) previdência social; c) leis que o amparem nos casos de acidentes de trabalho. IV - estabilidade no emprego, com indenização ao trabalhador despedido ou fundo de garantia de tempo de serviço equivalente; V - direito de associação através de: a) livre criação de sindicatos; b) filiação no seu sindicato, facultativa; c) fixação, pela lei, dos critérios de representatividade havendo no mesmo setor ou base territorial mais de um sindicato; VI - greve, salvo nos serviços públicos e atividades essenciais, punível o abuso de direito com as reparações civil e penais previstas em lei. § 1o. Aplicam-se aos sindicatos patronais, no que couber, as mesmas regras previstas para os de trabalhadores. § 2o. É reconhecido aos empregadores o "lock- out"." 
 Parecer:  A sugestão de suprimir determinados incisos, deve ser a- tendida, em parte, a fim de se eliminar aqueles dispositivos que não consubstanciam matéria constitucional. Dentro dessa ótica, estamos acolhendo várias alterações que contribuirão para o aprimoramento do capítulo "Dos direi- tos sociais". Ao nosso ver, os princípios que nele deverão figurar não podem ser protecionistas e muito menos facciosos. Objetivam, unicamente, estabelecer as linhas fundamentais de uma inter-relação positiva que conduza a uma integração de interesses de ambas as partes, isto é, patrão e empregado. Finalmente, o fato de não termos aproveitado totalmente o conteúdo da presente emenda, reflete a nossa preocupação em elaborarmos um texto que espelhe um consenso a ser extraído das milhares de sugestões encaminhadas a esta Comissão. 
231Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16052 REJEITADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Dê-se ao art. 305 do projeto de Constituição - parte relativa aos Princípios Gerais da Ordem Econômica e Financeira (Capítulo I do Título VIII) - a seguinte redação: "Art. 305. O regime de concessão de serviço público observará os seguintes princípios: I - obrigação de manter serviço adequado; II - tarifas que permitam a justa remuneração do capital, a melhoria e expansão dos serviços e que assegurem o equilíbro econômico e financeiro do contrato; III - proibição de criação de encargos sem compensação tarifária; IV - fiscalização permanente e revisão periódica das tarifas." 
 Parecer:  As disposições do Projeto relativas à exploração dos ser- viços públicos é mais abrangente que o pretendido com a emen- da. A própria natureza pública desses serviços não permite, a priori, que se exclua o Estado da prestação direta desses serviços, o que ocorreria com a adoção da presente emenda. Pela rejeição. 
232Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16053 REJEITADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Acrescente-se o seguinte artigo ao Capítulo I do Título IV - parte referente à Organização Político-Administratva do projeto de Constituição, onde couber: "Art. O Estado: a) zelará pelo interesse geral cuidando para que sua finalidade seja alcançada com a observância dos princípios fundamentais constantes da Constituição; b) promoverá o entendimento entre o capital e o trabalho e a negociação com os interlocutores sociais para planejar o desenvolvimento econômico; c) não constituirá monopólios, salvo por motivo de segurança nacional, indenizando as empresas prejudicadas; d) só intervirá em empresa ou setor econômico em casos de emergência mediante a mesma indenização; e) a lei poderá criar órgãos destinados ao controle de setores da economia com poderes regulamentares delegados." 
 Parecer:  Pela rejeição. A matéria deve ser inserida na Constitui ção dos respectivos Estados, não cabendo, pois elevá-la à ca- tegoria de norma constitucional. 
233Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16054 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Incluam-se no Capítulo I do Título VII (Da Ordem Econômica e Financeira) os seguintes dispositivos, onde couberem: "Art. A propriedade terá função social." "Art. A lei reprimirá o abuso de poder econômico, especialmente nos casos de domínio de mercado, eliminação de concorrência e aumento abitrário de lucros." "Art. A lei instituirá um sistema de proteção ao consumidor." "Art. A União poderá criar autarquia destinada à repressão do abuso do poder econômico e à proteção ao consumidor." 
 Parecer:  Na organização e realização da atividade econômica, mesmo em sociedades modernas, constata-se sérias distorções relaci- onadas com o abuso do poder econômico que necessitam ser su- primidas. É necessário ter presente, porém, que o abuso do poder econômico assume as mais variadas formas, o que exije certa universalização da norma constitucional de maneira a que se tenha assegurado a sua eficácia. Por outro lado, não cabe ao texto constitucional dispor sobre a criação de orgãos relativos ao cumprimento e ao exer- cício dessa norma, matéria essa de natureza eminentemente administrativa. Pela aprovação parcial. 
234Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16055 REJEITADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Incluam-se sob a Seção I - Da Saúde; Do capítulo II (Da Seguridade Social); do Título IX (Da Ordem Social) os seguintes dispositivos, onde couberem: "Art. A união, os Estados Federados, o Distrito Federal, os Territórios e Municípios manterão sistema de atendimento médico e hospitalar para a população carente, supletivo da iniciativa particular beneficiente." "Art. O sistema de segurança social prestará atendimento médico e hospitalar aos segurados e dependentes, vedada a destinação das suas contribuições para outras finalidades." "Art. Havendo opção pela medicina de grupo, a contribuição do segurados reverterá para a entidade a que se filiarem, caso em que a metade da respectiva contribuição patronal terá o mesmo fim." "Art. Será criado o Conselho Nacional de Saúde com a função de planejar as ações de saúde no País, inclusive do âmbito da previdência e assistência social, e que: a) proporá ao Poder Executivo o orçamento federal da saúde e alocação e liberação de verbas, zelando pelo equilíbrio orçamentário; b) será constituído com igual representação dos Poderes Executivo e Legislativo, neste observada a proporção dos partidos políticos que o integram, sindicatos, empresas de serviços médico- hospitalares, inclusive de medicina de grupo." "Art. Os Estados, Distrito Federal e Municípios de mais de 100.000 habitantes terão Conselhos de saúde com funções e organização semelhantes às do Conselho Nacional e que adaptarão os planos deste às peculiaridades regionais e locais, exceto quanto à segurança social." "Art. A União, os Estados e o Distrito Federal e os Municípios aplicarão 13% ou mais da sua receita tributária em ações de saúde, inclusive na contribuição para o sistema da previdência social." "Art. A iniciativa privada participará do atendimento médico e hospitalar, inclusive pela medicina de grupo, e do sistema de segurança social, mediante justa retribuição." 
 Parecer:  A Emenda contém 7 Artigos a serem incluídos na seção de Saúde. Ela coloca inicialmente a ação estatal supletiva da inici ativa privada. Mantém a dicotomia entre atendimento médico e saúde pública. Introduz a medicina de grupo, que passa a go- zar de privilégios em relação à contribuição previdenciária. Cria um Conselho Nacional de Saúde, o qual já existe. Reserva 13% do orçamento, no mínimo, das receitas da União, Estados e Municípios, para a saúde, inclusive para a previdência social de forma que contraria todo o planejamento e orçamentação mo- dernos, restringindo a ação do executivo. Preve justa remune- ração ao setor privado, sem impor-lhe nemhum controle e fisca lização do Estado. É uma emenda que contraria todo o espírito do projeto de saúde, pois a considera uma mercadoria e não uma necessidade da população a ser atendida. Pela rejeição. 
235Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16056 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  MALULY NETO (PFL/SP) 
 Texto:  Incluam-se sob o Capítulo II (Seguridade Social) do Título IX (Da Ordem Social) os seguintes dispositivos, onde couberem: "Art. Haverá um sistema de segurança social destinado a assegurar previdência e assistência social a todos." "Art A Previdência social: a) garantirá benefícios e assistência na forma da lei; b) será mantida pelas contribuições dos empregadores, beneficiários e União, proibida a criação, aumento ou extensão de benefícios sem a respectiva fonte de custeio." "Art. Os órgãos de direção do sistema serão colegiados com a participação igual de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e das entidades sindicais de trabalhadores e empregadores." 
 Parecer:  O Texto do Substitutivo é fiel ao princípio da partici - pação social, na gestão da coisa pública, como se pode constatar em diversos dispositivos. Assim sendo, consi- deramos acolhida, quanto ao mérito, a emenda em referência. 
236Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16150 APROVADA  
 Autor:  DORETO CAMPANARI (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Aditiva Acrescente-se ao artigo 87 um § 3o. com a seguinte redação: "A proibição de acumular estende-se a cargos, funções e empregos em autarquias, empresas estatais, fundações instituídas pelo Poder Público e demais entidades da administração indireta." 
 Parecer:  sugestão oportuna e adequada, integralmente aproveitada, nos termos do substitutivo. 
237Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16151 REJEITADA  
 Autor:  DORETO CAMPANARI (PMDB/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se o disposto na letra "d" do artigo 88. 
 Parecer:  A aposentadoria aos 10 anos de serviço é, realmente, des- cabida não podendo, portanto, permanecer o dispositivo a-res- peito. Se mantivessemos esta alínea, estaríamos obrigados a utilizar os mesmos critérios para os demais trabalhadores. 
238Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16152 REJEITADA  
 Autor:  DORETO CAMPANARI (PMDB/SP) 
 Texto:  Suprima-se o artigo 379 do Projeto 
 Parecer:  Embora considerando a relevante argumentação do Autor, somos de parecer que, neste momento histórico, ainda é importante manter a vinculação de recursos para o ensino. Pela rejeição. 
239Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16153 APROVADA  
 Autor:  DORETO CAMPANARI (PMDB/SP) 
 Texto:  Suprima-se o artigo 472 do Projeto 
 Parecer:  Concordamos com a supressão proposta. De fato, além de indeterminada a forma de se alcançar seu objetivo, inteira- mente dependente de fatos aleatório, como seja, o crescimen- to da economia nacional, reveste-se de conteúdo programático mais adequado à legislação ordinária. 
240Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16154 PREJUDICADA  
 Autor:  DORETO CAMPANARI (PMDB/SP) 
 Texto:  Dê-se ao art. 211 a seguinte redação: "Art. 211 - Lei Complementar criará e disciplinará o funcionamento da Justiça Agrária, competente para julgar as causas referentes ao Direito agrário e aos problemas fundiários no setor agrícola, incluídas as terras pertencentes aos índios". 
 Parecer:  O artigo 211, que implantaria a Justiça Agrária no País, representava, para muitos, mais um passo em direção à espe- cialização do Poder Judiciário. Entretanto, auscultando diversas correntes de pensamento e atentos à gravidade da crise que assola o País, julgamos ser medida prudente não impor mais este ônus à Nação. Em decor- rência, incluímos no rol das competências dos juízes federais a de julgar as questões de direito agrário. Como corolário, todas as Emendas que tinham em mira o ar- tigo 211 encontram-se prejudicadas. 
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