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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
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AVULSO
Tipo
Emenda (13)
Banco
expandEMEN (13)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA[X]
Partido
PDT (13)
Uf
RJ (13)
Nome
VIVALDO BARBOSA[X]
TODOS
Date
collapse1987
collapse13
08 (13)
1Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16208 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Art. 300, III. - Acrescenta-se ao final do inciso III do Artigo 300 a seguinte expressão: "... e da empresa." 
 Parecer:  A proposta do ilustre constituinte,de colocar como princípio da Ordem Econômica a função social da empresa, é redundante, em nossa opinião. A empresa, intrinsecamente, cumpre uma fun- ção social pela sua natureza mesma. Pela rejeição. 
2Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16212 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA SUPRESSIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Art. 303, § 3o.. - Suprima-se o parágrafo terceiro do Artigo 303. 
 Parecer:  O objetivo do § 3. do artigo 303 é forçar a eficiência gerencial das empresas estatais, inclusive dentro do princi- pio, proposto para a Ordem Econômica, da livre concorrência. Pela rejeição da Emenda. Entretanto, no substitutivo, excluimos as fundações pu- blicas das restrições do dispositivo. 
3Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:16213 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Art. 303. - Acrescente-se parágrafo ao Artigo 303: "§ 7o. - Somente mediante autorização específica, nominal e indicativa das quantidades e valores poderá o Estado alienar qualquer parcela do capital de empresas públicas ou de sua participação no capital de sociedades de economia mista." 
 Parecer:  A idéia, exposta pelo ilustre Autor em sua Emenda , não foi, objeto de disciplinamento da comissão temática, e nem mereceu a abordagem de um número significativo de constituin- tes, nesta fase de Emendas de Plenário, de maneira a justifi- car sua inclusão na Carta Magna. Pela rejeição. 
4Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19291 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA CORRETIVA ARTIGO EMENDADO: 269 do Projeto de Constituição. "Art. 269 - Disposição legal que conceda isenção ou outro benefício fiscal terá seus efeitos periodicamente avaliados pelo Legislativo competente, nos termos do disposto em lei complementar. 
 Parecer:  Esta Emenda tem por objetivo estabelecer a periodicidade da revisão de isenções ou outros benefícios fiscais pelo Le- gislativo competente (art. 269 do Projeto de Constituição). Acontece que se trata de antecipação de "modus operandi" que deve ser estabelecido em lei complementar, conforme dis- põe o referido art. 269, "in fine". Pela rejeição. 
5Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19292 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA No parágrafo 2o. do art. 265 do Projeto de Constituição, onde se lê: "O disposto na alínea a do item II...", leia-se: "O disposto nas alíneas a, b, e c do item II...," 
 Parecer:  A supressão das imunidades tributárias tradicionais em nosso direito contraria tendência crescente, entre os Cons- tituintes, que vem se manifestando desde o início dos traba- lhos das Subcomissões e das Comissões Temáticas. Pela rejeição. 
6Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19294 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA ao art. 413 do Projeto de Constituição da Comissão de Sistematização. Dê-se ao art. 413 a seguinte redação: "Art. 413 - A União, os Estados e os Municípios poderão criar fundos de conservação e recuperação do meio ambiente, constituídos por contribuições que incidam sobre atividades potencialmente poluidoras e a exploração de recursos naturais. Parágrafo Único - Lei complementar disciplinará a instituição das contribuições a que se refere este artigo, e estabelecerá critérios de partilha entre a União, Estados e Municípios das atividades fiscalizadoras e dos recursos dos fundos." 
 Parecer:  Convém ressaltar o mérito de iniciativas que objetivam fi xar mecanismos de defesa do meio ambiente. No entanto, a pro- posição em análise aborda matéria infra-constitucional, a ser mais adequadamente tratada na legislação complementar. Desta forma, concluimos pela rejeição da Emenda. 
7Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19295 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA ARTIGO EMENDADO: 276, I, do Projeto de Constituição No inciso I do art. 276 onde se lê: "...por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituir ou mantiver..." Leia-se: "...por eles, suas autarquias, empresas públicas e fundações que institurem ou mantiverem..." 
 Parecer:  Busca a emenda estender o disposto no inciso I do artigo 276 às empresas públicas. Entendemos que o critério da tributação da empresa públi ca deve ser a mesma da empresa privada. 
8Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19299 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  Emenda modificativa Dê-se ao art. 100, XII, a seguinte redação: "...sustar os atos normativos do Executivo, ou do Judiciário, que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;" 
 Parecer:  Pela rejeição, na forma do Substitutivo. 
9Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19300 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  EMENDA (supressiva) Art. 90. Suprima-se do texto: "transformado ou". 
 Parecer:  Concluímos pela rejeição pois a transformação de cargos tem sido uma prática intermitente no Serviço Público, haja vista que a cada novo Plano de Classificação de Cargos há uma grande quantidade de cargos transformado com salários eleva- dos e não extensivo as aposentadorias. 
10Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19841 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  Emenda Modificativa: Dispositivo Emendado: Artito 192 - Suprimir a palavra "privativamente" do "caput" do artigo 192. - Suprimir do inciso II do artigo 192 a expressão inicial "dispor, pela maioria de seus membros sobre divisão e organização judiciárias." - Acrescentar alínea ao inciso III do artigo 192: "d" - pela maioria de seus membros, projeto de lei sobre divisão e organização judiciárias." 
 Parecer:  Pela rejeição. A emenda já se encontra parcialmente aten- dida. 
11Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19842 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  Emenda Modificativa: Dispositivo Emendado: Artigo 228 - Dê-se nova redação ao artigo 228: "Art. 228 - À Justiça Militar compete processar e julgar os militares nos crimes militares definidos em lei, assim compreendidos os praticados em razão ou no exercício de atividade estritamente castrense. § 1o. - Em tempo de guerra, esse foro especial estender-se-á aos civis, nos casos expressos em lei, para repressão de crimes contra a segurança externa do país ou as instituições militares. § 2o. - A competência de que trata este artigo não se estende aos assemelhados e não abrange as funções de policiamento, mesmo quando desempenhados por policiais militares. 
 Parecer:  Pela rejeição, por não se ajustar ao consenso da Comissão de Sistematização. 
12Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19843 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  Emenda Modificativa Dispositivo Emendado: Artigo 199 - Dê-se a seguinte redação ao Artigo 199: "Art. 199 - As serventias judiciais e extrajudiciais são oficiais, remunerados os seus titulares e servidores exclusivamente pelos cofres públicos, estando as primeiras subordinadas ao Tribunal do respectivo foro e as extrajudiciais aos executivos estaduais, dispondo as leis de organização judiciária sobre as respectivas carreiras e dependendo o provimento inicial de aprovação em concurso de provas e títulos." 
 Parecer:  Pela rejeição. A emenda já está, parcialmente, atendida nos seus objetivos. 
13Tipo:  EmendaRequires cookie*
 Título:  EMENDA:19844 REJEITADA  
 Autor:  VIVALDO BARBOSA (PDT/RJ) 
 Texto:  Emenda Aditiva Dispositivo Emendado: Capítulo IV, do Título V e Título X, onde couber. Do Supremo Tribunal Constitucional Art. A - O Supremo Tribunal Constitucional com sede na Capital da República e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de nove cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal, após audiência pública. § 1o. - Os membros do Supremo Tribunal Constitucional, que terão o título de Ministro, serão previamente indicados: a) 1/3 pelo Presidente da República; b) 1/3 pela Câmara dos Deputados; c) 1/3 pelo Supremo Tribunal Constitucional dentre magistrados. § 2o. - Presidirá o Supremo Tribunal Constitucional o Ministro eleito por seus pares. Art. B - O cargo de Ministro do Supremo Tribunal Constitucional será exercido uma única vez pelo período improrrogável de nove anos, sendo incompatível com o exercício de mandato eletivo ou função de confiança em qualquer dos Poderes do Estado. Art. C - Os Ministros do Supremo Tribunal Constitucional gozam das prerrogativas próprias da Magistratura e sujeitam-se aos seus impedimentos, fazendo jus a uma remuneração não inferior à mais elevada dos Tribunais Superiores de Justiça. Art. D - Compete ao Supremo Tribunal Constitucional: I - Declarar o impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da República ou a vacância dos respectivos cargos, por solicitação do Congresso Nacional; II - Processar e julgar ordinariamente: a) nos crimes comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os Deputados e Senadores, os Ministros de Estado e dos Tribunais Superiores de Justiça e o Procurador-Geral da República; b) os litígios entre os Estados estrangeiros ou organismos internacionais e a União, os Estados, o Distrito Federal ou os Territórios; c) os mandados de segurança, "habeas corpus" e ação popular contra atos do Presidente da República, das Mesas da Câmara e do Senado Federal, do Supremo Tribunal Federal, do Conselho Nacional da Magistratura, do Tribunal de Contas da União, ou de seus Presidentes e do Procurador- Geral da República; d) a representação do Presidente da República, das Mesas do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados ou de um quarto dos membros de uma das casas, do Presidente do Supremo Tribunal Federal, do Procurador-Geral da República, de Governador de Estado, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Confederações Sindicais, partidos políticos com representação no Congresso Nacional, ou de dez mil cidadãos eleitores, para fins de declaração de inconstitucionalidade por ação ou omissão ou para interpretação de lei ou ato normativo federal ou estadual; e) as revisões criminais e ações rescisórias de seus julgados; f) a execução das sentenças, nas causas de sua competência originária, facultada a delegação de atos processuais. g) as causas e conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta; h) os conflitos de jurisdição entre o Superior Tribunal de Justiça e os Tribunais Superiores da União, ou entre estes e qualquer outro Tribunal; III - julgar como instância recursal o recurso voluntário da parte interessada nas causas em que for declarada válida lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal cuja constitucionalidade haja sido suscitada durante o processo. § 1o. - O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas representações por inconstitucionalidade em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Constitucional. § 2o. - Declarada a inconstitucionalidade por omissão, de medida para tornar efetiva norma constitucional, será assinado prazo ao órgão do Poder competente, para a adoção das providências necessárias, sob pena de responsabilidade e suprimento pelo Supremo Tribunal Constitucional. § 3o. - Decorrido o prazo aludido no parágrafo anterior sem que seja sanada a omissão, poderá o Supremo Tribunal Constitucional editar resolução, a qual, com força de lei, vigerá supletivamente. § 4o. - Nos casos de inconstitucionalidade por inexistência ou omissão de atos de administração, se o Estado demonstrar comprovadamente a impossibilidade da prestação por falta ou insuficiência de recursos, o Juízo ou Tribunal a declarará para o efeito de exigir, em prazo que consignar, um programa de erradicação da impossibilidade, ou, existindo o programa, para o efeito de firmar prioridade e fixar os prazos limites das etapas de execução. § 5o. - As decisões do Supremo Tribunal Constitucional que declarem a invalidade de lei ou ato normativo serão proferidas pela maioria absoluta de seus membros, serão sempre públicas e produzirão efeitos gerais e obrigatórios para todos os Poderes do Estado a partir de sua publicação. Art. E - Lei complementar estabelecerá as condições de organização e funcionamento do Supremo Tribunal Constitucional, bem como o processo das causas e recursos de sua competência. Disposições Transitórias Art. - O mandato inicial dos cargos de Ministros do Supremo Tribunal Constitucional será de nove anos, para um terço indicado pela Câmara dos Deputados, de seis anos para o terço indicado pelo Presidente da República e de três anos para o terço indicado na forma do Parágrafo único deste Artigo. Parágrafo Único - O terço do Supremo Tribunal Constitucional a ser preenchido por indicação do próprio Tribunal, terá seu provimento inicial feito pelo Conselho Nacional da Magistratura dentre magistrados. 
 Parecer:  Pela rejeição. A emenda já está parcialmente atendida.