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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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CUNHA BUENO in nome [X]
9 : Comissão de Sistematização in comissao [X]
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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
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EMENn/a
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n/a
AVULSO
Tipo
Emenda (205)
Banco
expandEMEN (205)
Comissao
9 : Comissão de Sistematização[X]
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (148)
APROVADA (22)
PREJUDICADA (18)
PARCIALMENTE APROVADA (17)
Partido
PDS (205)
Uf
SP (205)
Nome
CUNHA BUENO[X]
TODOS
Date
expand1988 (8)
expand1987 (196)
expand1982 (1)
121Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24768 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  Acrescente-se um art. 70 às Disposições Transitórias: "A 15 de novembro de 1993, o eleitorado definirá, através de plebiscito, qual o regime de governo adequado para o País: república presidencial, república parlamentar ou monarquia parlamentar. Parágrafo único. Será assegurada gratuitamente, a livre divulgação destes sistemas através dos meios de comunicação de massa cessionários de serviço público, na forma que a lei determina". 
 Parecer:  A consulta plebisitária em nehum momento constou das vá- rias versões do projeto. Não se justifica sua adoção, agora, casuísticamente. 
122Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24769 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  Dê-se a seguinte redação ao § 2o. do Art. 74: "O número de Deputados por Estado ou Ditrito Federal será estabelecido pela Justiça Eleitoral, propocionalmente à população, com os ajustes necessários para que nenhum Estado ou o Distrito Federal tenham menos de oito Deputados." 
 Parecer:  Tem por objetivo a Emenda eliminar o limite máximo, por Es- tado e pelo Distrito Federal, de Deputados. A nosso ver, a manutenção do limite mínimo, sem o máximo, tornaria inóquo o objetivo por que aquele é assegurado, que é o de diminuir a distância existente entre o número de re- presentantes dos grandes e o dos pequenos Estados. Se o objetivo do nobre Autor da Emenda, como o deixa en - tender a justificativa, seria o de não limitar o número de Deputados, o que deveria fazer, para respeitar, como o quer, integralmente, o princípio da proporcionalidade, seria elimi- nar também o mínimo de representantes por unidade federativa. 
123Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24770 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  Emenda Supressiva Suprima-se o item XVIII do art. 77. 
 Parecer:  O confisco de bens é medida extrema que deve ser adotada com bastante prudência, daí a razão da exigência de quorum qualificado. Por outro lado, a simples condenação do Judiciário, re- conhecendo a ocorrência de enriquecimento ilícito, não auto- rizaria o confisco dos bens. No máximo, conforme se prevê a- tualmente para os dirigentes de entidades financeiras, seriam tais bens considerados indisponíveis, para garantirem o res- sarcimento dos lesados. Daí não se justificar, pelos motivos aventados na emen- da, a supressão do disposto no ítem XVIII do art. 77. 
124Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24771 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA SUPRESSIVA Suprima-se do § 1o. do artigo 84 a sua parte final "salvo em relação a fatos praticados anteriormente" passando a ter a seguinte redação: "§ 1o. - Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, nem processados criminalmente, sem prévia licença de sua Casa." 
 Parecer:  Objetiva a Emenda a supressão, ao final do § 1o. do art. 84, da expressão "salvo em relação a fatos praticados anteri- ormente". Alega o nobre Autor da Emenda que o parlamentar deve go- zar de inviolabilidade irrestrita atingindo mesmo os fatos pretéritos que impliquem em acusações contra o detentor do mandato. Exatamente porque as imunidades parlamentares constituem prerrogativas da Instituição e não dos seus membros é que as Constituições a consagram, e justamente para que prevenindo perseguições injustas, tenha o Representante o direito de li- vremente exercitar o mandato recebido. Por esta razão não há por que seja retirado da vala comum dos cidadãos em geral a- quele que, anteriormente à outorga da representação popular, tenha praticado qualquer ato penalmente sancionável. E é por esta razão que a ressalva final do artigo se impõe, sendo in- justificável sua eliminação. Pela rejeição. 
125Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24772 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Acrescente-se ao inciso IV do artigo 85 a expressão "salvo se o contrato for anterior a sua eleição." 
 Parecer:  A restrição contida no ítem IV do art. 85 já é suscetí- vel de muitas manobras tendentes à sua transgressão. Acres- centar-lhe a ressalva proposta é ampliar, ainda mais, os ca- minhos escusos, que o próprio autor aponta, para a invalida- ção do princípio, na prática. 
126Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24773 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA "§ 2o. - É importante do artigo 90 passa a ter a seguinte redação: O § 2o. - É permitidad a delegação de poderes a comissões especiais para discussão e votação de projetos de leis que versem matérias específicas que não sejam de competêcia exclusiva do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, que serão considerados aprovados na forma que dispuzerem os regimentos respectivos. 
 Parecer:  A presente Emenda incide sobre o parágrafo 2o. do art.90 e tem por objetivo restringir a ampla competência assegurada no correspondente dispositivo do Projeto às comissões, para de- liberarem, dispensando a manifestação do Plenário. A Emenda visa a manter a sistemática vigente, que é a da delegação interna, concedida em cada caso específico. Por entermos que devemos reforçar as comissões técnicas das Casas do Congresso Nacional, a delegação deve ser as- segurada amplamente, cabendo ao Regimento Interno de cada Ca- sa e o Comum fixar os casos em que essa delegação se torne efetiva. A nosso ver, justamente a circunstância da inexis- tência de uma delegação ampla, como a ora prevista no Proje- to, é que impediu que a experiência da delegação interna, concedida para cada caso específico, resultasse na expecta- tiva que a correspondente previsão antevisava. Por esta ra- zão não há por que acolher a Emenda. 
127Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24774 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Acrescente-se parágrafo 5o. ao art. 90 dispondo: "§ 5o. - O regimento interno do Congresso Nacional e de suas Casas assegurará à representação classista a faculdade de participar das reuniõs das Comissões Permanentes, sem direito a voto." 
 Parecer:  A faculdade de participação de representantes classistas nas reuniões das Comissões Permanentes é uma ocorrência óbvia do regime democrático pluralista, sendo desnecessária sua explicitação no texto constitucional. 
128Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24775 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  Elimine-se "a forma republicana", inciso II, § 4o, art. 92. 
 Parecer:  Pretende-se, com a Emenda, permitir sejam propostas Emen - das Constitucionais objetivando a abolição da forma repu- blicana de governo. Alega o nobre Autor da Emenda que a forma republicana não esgota os governos representativos e democráticos e lembra o exemplo da Espanha, daí por que não vê razão para se ini - bir as propostas tendentes a, através da abolição da forma republicana de governo, permitir-se a instituição da forma monárquica no País, quando o objetivo primordial é assegurar -se a democracia, que esta última forma de governo não impe- de. Aceitar-se a proposta constante da Emenda seria, em princí- pio, sem embargo de reconhecer exatidão das conclusões cons - tantes da respectiva justificação, retroceder-se, quando a maioria dos Estados de governos monárquicos está justamente passando à república. 
129Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24776 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA Suprima-se no § 2o. do artigo 93 a expressão "devidamente articulado" passando a redação do dispositivo a ser a seguinte: "§ 2o. - A iniciativa popular pode se exercida pela apresentação a Câmara Federal de projeto de lei ou proposta de emenda a Constituição subscrita por, no mínimo, três décimos por cento do eleitorado nacional, distribuídos em pelo menos cinco Estados, com não menos de um décimo por cento dos eleitores de cada um deles". 
 Parecer:  A exigência, apesar de formal, tem o objetivo de subme- ter as iniciativas populares a um mínimo de coerência na sua apresentação. 
130Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24777 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA Substitua-se no art. 99 o termo "aquiescendo" por "concordando". 
 Parecer:  A Emenda visa a substituir, no art. 99, o vocábulo "aquiescendo", por "concordando", sob o argumento de que aquiescer tem sentido "subjetivo" e por isso que não compa - tível com as decisões públicas. A par de a expressão já ser de uso tradicional em nossas Constituições ao se referir à concordância do Presidente com o projeto que lhe seja remetido para sanção, aquiescer tem a mesma acepção de concordar, de anuir, de assentir, ra- zão por que não a temos com o alcance que lhe ampresta o nobre Autor da Emenda. 
131Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24778 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA ADITIVA Acrescente-se ao § 1o. do art. 101, inciso sob no. IV com a seguinte redação: "IV - ordem econômica e financeira." 
 Parecer:  É talvez na "ordem econômica e financeira" que mais ne- cessitará o Executivo de delegação legislativa, não sendo re- comendável portanto a inclusão de tais expressões entre as vedações constantes do par. 1o. do artigo 101. 
132Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24779 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA Suprima-se no inciso I do art. 104 a expressão "mediante seu parecer prévio a ser elaborado pelo Tribunal" passando o dispositivo a ter a seguinte redação: "I - apreciar as contas prestadas, anualmente, pelo Primeiro-Ministro, em sessenta dias, a contar do seu recebimento": 
 Parecer:  Ao contrário do que imagina o eminente Autor, esta com- petência do Tribunal é apenas de assessoramento, elaborando tão somente o parecer que vai servir de subsídio ao julgamen- to do Legislativo, por isso que a cláusula indicada não pode, nem deve ser suprimida. Pela rejeição. 
133Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24780 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA Suprima-se a parte final do inciso II do artigo 104 que passa a ter a seguinte redação: "II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos, da administração direta e indireta, inclusive das fundações e sociedades instituídas ou mantidas pelo poder público federal". 
 Parecer:  Aqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irre- gularidade de que resulte prejuízo à Fazenda Pública, ainda que não seja administrador ou responsável deve estar sob a jurisdição do Tribunal de Contas. Pela rejeição. 
134Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24781 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA DE REDAÇÃO No inciso III do artigo 104 onde se lê "bem como das concessões", ler-se-a "bem como as concessões". 
 Parecer:  Data vênia do ilustre Autor, a redação do texto se afi- gura mais consentânia com a realidade jurídica normatizada. Pela rejeição. 
135Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24782 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  No inciso VIII do art. 104 quando se diz "erário público", diaga-se somente "erário". 
 Parecer:  A expressão já está consagrada pelo uso através dos tem- pos, o que seria no máximo um pleonasmo de reforço. Pela rejeição. 
136Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24783 APROVADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA Suprima-se do inciso IX do art. 104, na expressão "prazo razoável" o termo "razoável". 
 Parecer:  O conteúdo da presente Emenda efetivamente aprimora o texto do substitutivo, daí nosso parecer pela sua aprovação. 
137Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24784 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  EMEND MODIFICATIVA O inciso II, do § 1o. do art. 106, com a supressão da parte final que diz "com mandato de seis anos, não renovável" passará a ter a seguinte redação: "II - dois terços escolhidos pelo Congresso Nacional". 
 Parecer:  A prerrogativa da vitaliciedade para todos os Ministros do TCU não encontrou aceitação, até o momento, por parte da maioria dos membros da Comissão. Pela rejeição. 
138Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24785 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  Elimine-se o inciso VIII do art. 115. 
 Parecer:  Não acreditamos que o disposto no inciso VIII do artigo 115 do substitutivo possua caráter conciliatório, como afirma o Deputado Cunha Bueno, autor da Emenda em exame. Trata-se de prerrogativa necessária, tendo em vista interesses superiores que possam estar envolvidos nos projeto de lei. É,sem dúvida, um instrumento de defesa do Executivo, que será forçosamente examinado pelo Legislativo, quando da análise do veto. Pela rejeição. 
139Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24786 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  Substitua-se a expressão "Conselho da República" por "Conselho de Estado" nos incisos IX, XIX e XX do art. 115, inciso XVI do art. 130 e em todos os artigos 118 e 119. 
 Parecer:  A presente Emenda, de autoria do Deputado Cunha Bueno, propõe a substituição da expressão Conselho da República por Conselho de Estado, por razões históricas. Por acreditarmos que o Conselho da República reforça a idéia republicana, so- mos pela rejeição da Emenda. 
140Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:24787 REJEITADA  
 Autor:  CUNHA BUENO (PDS/SP) 
 Texto:  Acrescente-se um inciso ao art. 115 quanto às atribuições do Presidente da República: "nomear os Ministros da Marinha, Exército, Aeronáutica, Serviço Nacional de Informaçõs e Estado-Maior das Forças Armadas". 
 Parecer:  A Emenda em exame, de autoria do Deputado Cunha Bueno, confere competência ao Presidente da República de nomear os Ministros Militares e o do Serviço Nacional de Informações. Por não refletir o pensamento da Comissão de Sistematiza- ção, somos pela rejeição da Emenda. 
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