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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
n/a
n/a
n/an/a
n/a
n/a
n/a
n/a
n/a
EMENn/a
n/an/a
n/an/a
n/an/an/an/an/a
n/a
n/a
n/a
AVULSO
Tipo
Emenda[X]
Banco
expandEMEN (801)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (536)
APROVADA (127)
PARCIALMENTE APROVADA (83)
PREJUDICADA (51)
NÃO INFORMADO (4)
Partido
PMDB (424)
PFL (177)
PDS (85)
PSB (40)
PDT (28)
PTB (26)
PDC (12)
PL (3)
PMB (3)
PT (3)
Uf
AC (18)
AM (4)
AP (10)
BA (43)
CE (35)
DF (2)
ES (6)
GO (15)
MA (13)
MG (48)
MS (20)
MT (45)
PA (27)
PB (12)
PE (59)
PI (33)
PR (14)
RJ (80)
RN (1)
RO (18)
RR (35)
RS (113)
SC (79)
SE (13)
SP (58)
TODOS
Date
collapse1987
collapse31
12 (1)
08 (473)
07 (232)
05 (95)
221Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06942 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 272 No item III do Art. 272 do Projeto de Constituição, retire-se a expressão "bem como prestações de serviços" 
 Parecer:  Visa a emenda excluir a expressão "bem como prestação de serviços" no inciso III do artigo 272 do anteprojeto. A competência tributária estadual deve alcançar a presta- ção de serviços, face a estrutura tributária contida no tex- to. Não podemos acolher a emenda. 
222Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06943 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 262 Substituir, no Art. 262 do Projeto de Constituição, o termo empréstimos compulsórios por impostos restituíveis e incluir os Municípios. Art. 262 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir impostos restituíveis para atender a despesas extraordinárias provocadas por calamidade pública, mediante lei aprovada por maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional ou da respectiva Assembléia Legislativa. 
 Parecer:  A Emenda objetiva alterar a denominação dos "empréstimos compulsórios" para "impostos restituíveis", sob o fundamen - todo que eles são tributos da espécie "impostos". Também pre- tende estender aos municípios a competência para cobrar em - préstimos compulsórios, uma vez que eles enfrentam situações' financeiras difíceis com calamidades públicas, tal como os Estados e a União. As pretensões não podem ser aceitas. Primeiro, porque os empréstimos compulsórios não estão sendo considerados como tributo, no Projeto. Segundo, porque o seu fato gerador é i- dêntico ao dos impostos e,assim, se eles tivessem a denomina ção de impostos ( e como tal fossem conceituados) ocorreria' evidentemente o "bis in idem". Terceiro (no que tange à com - petência municipal), porque o Município sob calamidade públi- ca não deveria agravar ainda mais a sua população, com co - brança de empréstimos compulsórios. Os Estados e a União ar - recadam o empréstimo em várias localidades para combater a calamidade localizada nalguns Municípios; já o município te - ria de arrecadar todo o empréstimo na própria zona sujeita aos rigores da calamidade. 
223Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06944 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 276 Suprima-se o Parágrafo 1o. do item II do Art. 276 do Projeto de Constituição. 
 Parecer:  Pretende a emenda suprimir o parágrafo 1o. do item III do artigo 276 do Projeto, que atribui ao município 50% do ISS quando a prestação de serviço se destina a consumidor final . Tal dispositivo incentiva a prestação de serviço no Mu - nicípio diretamente a consumo final, pois reforça a arreca - ção municipal. Somos contrários a alteração proposta. 
224Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06945 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 276 Dê-se ao Inciso III do Art. 276 do Projeto de Constituição, a seguinte redação: Art. 276 - .................................. III - Quarenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias. 
 Parecer:  Examinada a emenda e sua justificação, concluimos que a elevação para 40% (quarenta por cento) da parcela do ICM a ser transferida aos Municípios não se harmoniza com o perfil de distribuição da receita tributária traçado no anteprojeto. 
225Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06946 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 277 No Art. 277, item I e sua letra b do Projeto de Constituição, substituam-se 46% e 22,5% por 57% e 33,5% respectivamente. 
 Parecer:  Os percentuais estabelecidos nesta Emenda trariam desequi líbrio às receitas que a União entregaria aos Estados, ao Dis trito Federal e aos Municípios para atendimento dos respecti- vos encargos. Pela rejeição. 
226Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06947 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 273 Inclua-se no Artigo 273 do Projeto de Constituição, o seguinte Inciso: Art. 273 .................................... IV - Prestação de Serviços. 
 Parecer:  Objetiva a emenda incluir o imposto sobre a Prestação de Serviços como tributo municipal. Entendemos que o ISS deve figurar na competência tributá- ria dos Estados, que repassarão parte da receita aos Municí- pios. No ambito do Estado haverá melhor arrecadação do ISS. 
227Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06948 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 278 Dê-se ao Artigo 278 do Projeto de Constituição, a seguinte redação: Art. 278 - Se a União, com base no art. 261, criar imposto excluindo o estadual anteriormente instituído, cinquenta por cento do seu produto será entregue aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, onde for arrecadado. 
 Parecer:  O produto da arrecadação do imposto residual pertence à entidade tributante que o institui, salvo hipotése de exclu- são de imposto estadual existente, por força da criação de imposto federal, quando o Estado prejudicado deve participar da metade do produto de sua arrecadação. Essa participação tem, portanto, caráter de ressarcimento, não cabendo, assim, a sua extensão ao Município. 
228Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06949 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 303 Dê-se ao Parágrafo 4o. do Art. 303 do Projeto de Constituição a seguinte redação: Art. 303 - .................................. § 4o. - A admissão, para empregos permanentes, nas autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas será feita mediante prévia habilitação em concurso público. 
 Parecer:  No substitutivo, achamos preferível suprimir o dispositi- vo objeto da Emenda, em função da controvérsia levantada en- tre os Senhores Constituintes. Pela rejeição. 
229Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06950 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 303 Acrescente-se ao Art. 303 do Projeto de Constituição o seguinte parágrafo: Art. 303 - .................................. § 5o. - A intervenção da União afasta a do Estado e esta a do Município, em matéria de competência concorrente. 
 Parecer:  Entendemos por dispensável o dispositivo proposto pelo ilustre Autor da Emenda, uma vez que as competências das três esferas da administração pública estão bem explicitadas no projeto, não dando margem à convergência de competência. Pela rejeição. 
230Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06951 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 277 Dê-se a letra b do item I do Art. 277 do Projeto de Constituição, a seguinte redação: Art. 277 - .................................. b - trinta e três inteiros e cinco décimos por cento ao Fundo de Participação dos Municípios; 
 Parecer:  O percentual estabelecido nesta Emenda traria desequilí- brio às receitas que a União entregaria aos Municípios para atendimento dos respectivos encargos. 
231Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06952 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 72 Acrescente-se ao Art. 72 do Projeto de Constituição o seguinte parágrafo: Art. 72 - .................................. § 4o. - Aplica-se, no que couber, o disposto neste artigo e no artigo seguinte às microrregiões constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, pertencentes a mais de uma unidade federada. 
 Parecer:  Pela rejeição, considerando que o novo substitutivo do relator deu outra redação ao dispositivo. 
232Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06953 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 308 Acrescente-se o Parágrafo 2o. ao Art. 308 do Projeto de Constituição, renumerando o Parágrafo único para Parágrafo 1o. Art. 308 - .................................. § 1o. - .................................... § 2o. - Os Estados e Municípios, cujos territórios forem afetados pela extração de recursos minerais de qualquer espécie, terão participação privilegiada no sistema de partilha dos recursos arrecadados com impostos incidentes sobre a extração, circulação e consumo destes minerais. 
 Parecer:  A matéria já se acha contemplada no contexto do Projeto, no que tange aos recursos minerais a saber: no. parágrafo 2o. do art. 306, quando cria "um Fundo de Exaustão para apoio ao desenvolvimento sócio-econômico do município" (recursos mine- rais); Em parágrafo do art. 308, no que se refere ao aprovei- tamento de recursos minerais e hídricos (área de proteção), além de admitir, em lugar apropriado, a participação dos Es- tados e Municípios nos impostos incidentes sobre as ativida- des correlacionadas. Pela rejeição. 
233Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06954 APROVADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 379 Dê-se ao "caput" do Art. 379 do Projeto de Constituição a seguinte redação: Art. 379 - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, inclusive a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento da educação e cultura. 
 Parecer:  A proposição em exame abrange o princípio da vinculação de recursos para o ensino, tendo sido aprovada na forma do Su bstituitivo. 
234Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06955 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo Emendado: Artigo 461 Dê-se ao "caput" do Art. 461, do Projeto de Constituição, a seguinte redação: Art. 461 - O Sistema Tributário de que trata esta Constituição entrará em vigor em 1o. de março de 1988, vigorando o atual Sistema Tributário até 29 de fevereiro de 1988, inclusive. 
 Parecer:  A elevação gradativa da participação dos Estados, Distrito Federal e Municípios na arrecadação tributária, como prevista no item II do § 1o. do artigo 461, foi a fórmula encontrada, desde a Subcomissão dos Tributos, para possibilitar as acomo- dações necessárias e decorrentes dessa elevação. Pela rejei - ção. 
235Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06956 REJEITADA  
 Autor:  RAUL BELÉM (PMDB/MG) 
 Texto:  Dispositivo emendado: Artigo 387 Dê-se ao artigo 387 do Projeto de Constituição a seguinte redação: Art. 387 - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dois por cento, e os Estados e o Distrito Federal, três por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, em atividades de proteção, apoio, estímulo e promoção das culturas brasileiras. 
 Parecer:  O artigo doi suprimido. Pela rejeição. 
236Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06957 APROVADA  
 Autor:  EVALDO GONÇALVES (PFL/PB) 
 Texto:  Acrescentar ao artigo 265, da Seção II, Capítulo I, Título VII, a alínea "e", com a seguinte redação: ""e") - direitos do autor, nem sobre a remuneração auferida através da produção intelectual, artística e cultural." 
 Parecer:  A Emenda pretende acrescentar uma alínea "e" ao art. 265, item II, do Projeto de Constituição, para incluir, entre as imunidades tributárias, os direitos de autor e a remuneração auferida através da produção intelectual, artística e cultu- ral. A proposta do Autor da Emenda não se coaduna com a ten- dência gradualmente acentuada no decorrer dos trabalhos das Subcomissões e das Comissões Temáticas, no sentido de se man- ter a abrangência das imunidades tributárias nos limites das que se encontram atualmente em vigor. É de se ressaltar, por outro lado, que o Projeto de Cons- tituição consagra, no art. 264, item II, a vedação de trata- mento tributário desigual a fatos econômicos equivalentes, in clusive em razão da categoria profissional a que pertença o contribuinte ou da função por ele exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direi- tos. 
237Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06958 PREJUDICADA  
 Autor:  EVALDO GONÇALVES (PFL/PB) 
 Texto:  Acrescentar um Parágrafo ao artigo 300, Capítulo I, Título VIII, do Projeto de Constituição, com a seguinte redação: § 2o. - O Planejamento da atividade econômica deverá incorporar a dimensão espacial, decompondo- se em instâncias regionais compatibilizadas entre si e tendo como objetivo último o bem-estar da população. 
 Parecer:  O assunto objeto desta emenda ja e tratado com bastante propriedade no capitulo que trata das regiões-de desenvolvi mento economico, areas metropolitanas e microrregiões. Somos pela prejudicialidade da emenda. 
238Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06959 REJEITADA  
 Autor:  EVALDO GONÇALVES (PFL/PB) 
 Texto:  Dá nova redação ao artigo 277, Seção VI, Capítulo I, Título VII, do Projeto de Constituição: "Artigo 277 - A União entregará: I - do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza sobre produtos industrializados, cinquenta por cento, na forma seguinte: a) - vinte inteiros por cento ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal; b) - vinte e cinco inteiro por cento ao Fundo de Participação dos Municípios. c) - dois inteiros por cento para aplicação nas regiões Norte e Nordeste, através de suas instituições oficiais de formação regional; d) - três inteiros por cento para aplicação em programas de construção de pequenos e médios açudes, de de irrigação dos mananciais existentes, mediante Plano de Aplicação apresentados pelos Estados e Municípios inseridos na Região Nordeste do Brasil. 
 Parecer:  O nobre Constituinte Evaldo Gonçalves quer aumentar de 46% para 50% a parte que a União deveria entregar aos Estados e Municípios da arrecadação do Imposto sobre Produtos Indus- trializados e do Imposto sobre Renda e Proventos. O Fundo de Participação dos Estados receberia 20% ao invés de 21,5%; o Fundo de Participação dos Municípios teria um aumentada sua participação de 22,5% para 25%; as regiões Norte e Nordeste permaneceriam com um adicional de 2%; o complemento de 3% (acrescentado pela emenda), seria destinado a programas de construção de pequenos e médios acúdes e para irrigação dos mananciais existentes, mediante aplicação pelos Estados e Mu- nicípios inseridos na Região Nordeste. A matéria é de decisão essencialmente política. A minuta de nova versão para o Projeto de Constituição, da Comissão de Sistematização, repete os percentuais e a distribuição do tex to anterior. E segundo a orientação recebida, dever ser rejei tadas emendas divergentes com o novo texto. 
239Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06960 REJEITADA  
 Autor:  JORGE UEQUED (PMDB/RS) 
 Texto:  Título IV - da organização do Estado Capítulo IV - dos Municípios Inclua-se ao é do art. 62 No exercício de suas funções, os vereadores não poderão ser processados ou indiciados por crime contra a honra, sem prévia e expressa autorização da maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal respectiva. 
 Parecer:  A imunidade e a inviolabilidade são garantias do mandato parlamentar. Não como privilégio dos senadores, deputados e vereadores, mas sim como meios de assegurar o bom e livre de- sempenho da representação popular. Tanto o dispositivo em curso assim como os incluídos no anteprojeto asseguram essa prerrogativa, não cabendo, pois, alargá-la. 
240Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:06961 APROVADA  
 Autor:  EVALDO GONÇALVES (PFL/PB) 
 Texto:  Suprima-se o art. 360 e seu parágrafo único da Seção II Capítulo II, Titulo IX do projeto da Constituinte. 
 Parecer:  A emenda pretende suprimir o art. 360 que impõe limitação à participação das entidades e empresas estatais na manutenção financeira de planos de previdência complementar para seus servidores. Entendemos consistente o argumento de que se tra- ta de matéria mais própria de legislação ordinária, pois o assunto já é objeto de tratamento específico em dois decretos executivos, o que demonstra a preocupação do Poder Público com a questão. Ressalte-se, ainda, que o controle e a fiscali zação dos "fundos de pensão" é competência de uma Secretaria especifica do Ministério da Previdência e Assistência Social, à qual incumbe o acompanhamento da observância das normas le- gais e regulamentares pertinentes. 
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