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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
n/a
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EMENn/a
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AVULSO
Tipo
Emenda (566)
Banco
expandEMEN (566)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
APROVADA[X]
Partido
PMDB (294)
PFL (150)
PDC (31)
PDS (31)
PTB (24)
PDT (19)
PSB (10)
PL (3)
PCB (2)
PC DO B (1)
PT (1)
Uf
AC (7)
AL (5)
AM (18)
BA (25)
CE (18)
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ES (15)
GO (22)
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MS (8)
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PB (14)
PE (49)
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PR (10)
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RN (10)
RO (6)
RS (33)
SC (40)
SE (11)
SP (78)
TODOS
Date
461Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26301 APROVADA  
 Autor:  HERMES ZANETI (PMDB/RS) 
 Texto:  EMENDA SUBSTITUTIVA E ADITIVA I - Dê-se ao Art. 276, do Substitutivo do Relator, a seguinte redação: Art. 276 - O Ensino é livre à iniciativa comunitária, confessional ou filantrópica, mediante autorização, reconhecimento e credenciamento de cursos e supervisão da qualidde pelo Poder Público. II - Acrescente-se, onde couber, nas Disposições Transitórias, Título X do Substitutivo do Relator, o seguinte artigo: Art. Ficam assegurados os direitos dos estabelecimentos de ensino de iniciativa privada, em funcionamento regular na data da promulgação desta Constituição, desde que, atendidas as exigências legais. 
 Parecer:  A emenda objetiva restringir a liberdade de ensino às entidades comunitárias, confessionais e filantrópicas, alem do Poder Público, evidentemente. Nas Disposições Transitórias, manda assegurar os di- reitos adquiridos pelas instituições em funcionamento. A medida é democrática e merece acolhida em parte Pela aprovação. 
462Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26303 APROVADA  
 Autor:  AGASSIZ ALMEIDA (PMDB/PB) 
 Texto:  EMENDA MODIFICATIVA DISPOSITVO EMENDADO: Art. 6o. Dê-se, ao § 47 do Art. 6o., esta redação: "Art. 6o. - § 47 - É assegurado a qualquer pessoa o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder, independendo esse ato do pagamento de taxas ou emolumentos e de garantia de instância, mas respondendo por sucumbência o agente de má-fé". 
 Parecer:  A emenda em referência, do nobre Constituinte Adolfo Oli- veira, sem dúvida aprimora a redação do § 47 do art. 6o. do Substitutivo, razão pela qual sou por sua aprovação. Com vistas ao mesmo objetivo, as emendas ES-32387-3 e ES21777-1, respectivamente, dos ConstituintesBrandão Monteiro e Henrique Córdova, merecem aprovaçãoparcial. Idênticas em seu teor e justificativa são as emendas ES26797-3 e ES30534-4, da ilustre Constituinte Lúcia Vânia e do nobre Constituinte Paulo Roberto Cunha, respectivamente. Visam elas a suprimir do referido parágrafo 47 a expressão " do pagamento de taxas e emolumentos e". Argumentam que há conflito entre esse trecho do dispositi- vo e o disposto no art. 143 do Substitutivo,"que prevê a one- ração da prestação jurisdicional, a menos que a parte compro- ve a impossibilidade de pagar custas e taxas". Há um equívo- co nessa justificativa comum a ambos os impugnantes. No pará- grafo em causa trata-se do direito de petição em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder, ou seja, do direito de requerer ou de denunciar. Não está em questão, portanto, prestação jurisdicional,que é assegurada no elenco de ações do Título III, Capítulo I,DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS e no referido art. 143. No mesmo equívoco incorre o douto Constituinte Agassiz Al- meida, em sua emenda no. ES26303-0,pela qual pretende alterar a redação do mesmo § 47, com imposição de sucumbência ao agente de má fé, como se o direito de pleitear ou de denunci- ar ilegalidade ou abuso de poder equivalesse a ação popular, onde é lícito que o litigante de má fé responda por sucumbên- cia. Pelo exposto, opino pela prejudicialidade das três últimas emendas. 
463Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26313 APROVADA  
 Autor:  WALMOR DE LUCA (PMDB/SC) 
 Texto:  Dê-se a seguinte redação ao inciso V do artigo 255 do Projeto de Constituição (Substitutivo do Relator.) V - A criação de fundo, mantido com recursos das instituições financeiras privadas, com o objetivo de proteger a economia popular e garantir depósitos e aplicações até determinado valor. 
 Parecer:  Pela aprovação, nos termos do substitutivo. 
464Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26319 APROVADA  
 Autor:  RUBEM BRANQUINHO (PMDB/AC) 
 Texto:  SEÇÃO II DO MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 180 - São funções institucionais do Ministério Público, na área de atuação de cada um dos seus órgãos: IV - defender, judicialmente e extrajudicialmente, os direitos e interesses das populações indígenas, quanto às terras que ocupam, seu patrimônio material e imaterial, e promover a responsabilidade dos ofensores; Nova Redação Art. 180 - São funções institucionais do Ministério Público, na área de atuação de cada um dos seus órgãos: IV - defender, judicialmente e extrajudicialmente, os direitos e interesses das populações indígenas, quanto às terras de posse imemorial onde se acham permanentemente localizadas, seu patrimônio material e imaterial, e promover a responsabilidade dos ofensores; 
 Parecer:  Destacando-se a proposição pela virtude da oportunidade, nela se reconhece por igual as características ideais da for- mulação técnica irrepreensível e de perseguir interesse so- cialmente válido. Tais qualidades resultam em que a Emenda com certeza incorpora ao segundo Substitutivo significativa contribuição. Pela aprovação, na forma do Substitutivo. 
465Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26348 APROVADA  
 Autor:  SOTERO CUNHA (PDC/RJ) 
 Texto:  Dê-se a seguinte redação ao "Caput" do Art. 10, do substitutivo ao Projeto de Constituição: "é livre a greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade e o âmbito de interesses que deverão por meio dela defender, excluída a iniciativa de empregadores, não podem a lei limitar esse âmbito". 
 Parecer:  A Emenda coincide com alguns dos parâmetros ao direito de greve, por nós explicitados no parecer à Emenda ES22141-8. Pela aprovação, nos termos do Substitutivo. 
466Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26369 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Suprima-se, do item I do § 8o. do art. 209, a expressão "em estabelecimento de contribuinte". 
 Parecer:  A inclusa emenda, ao lado de outras, quer suprimir a ex- pressão "em estabelecimento de contribuinte", na disposição que determina a incidência do ICMS sobre a entrada de merca- doria importada do exterior". Justifica que a emenda possibi- litaria a cobrança do imposto por ocasião do desembaraço adu- aneiro, como vem sendo feito há anos. Nova versão do Projeto acolhe a pretensão. Pela aprovação. 
467Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26371 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Dê-se nova redação ao item III do art. 209: "III - Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestação de serviços, ainda que iniciadas no exterior". 
 Parecer:  A emenda sob exame quer que a explicitação da abrangência do ICMS para a circulação de mercadorias iniciadas no exte- rior também seja aplicada para a prestação de serviços, já que estes estão sendo integrados ao ICM no Projeto de Constituição. A permanecer a fusão do ISS ao ICM, afigura-se razoável que a incidência também atinja os serviços cuja prestação é iniciada no exterior. Nova versão do Projeto iguala o tratamento. 
468Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26376 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Dê-se nova redação ao § 3o. do art. 209: "§ 3o. - Relativamente ao imposto de que trata o item II, a competência será atribuída: I - Tratando-se de bens imóveis e respectivos direitos: a) ao Estado da localização do bem; b) conforme dispuser lei completamentar quando se tratar de imóveis situados no exterior. II -Tratando-se de bens móveis, títulos e créditos: a) ao Estado onde se processar o inventário ou arrolamento; b) ao Estado onde tiver domicílio o doador; c) conforme o disposto em lei complementar quando se tratar de doador domiciliado fora do País ou de abertura da sucessão hereditária no exterior". 
 Parecer:  As 7 emendas inclusas querem alterar a redação do § 3o. do art. 209, referente à incidência do Imposto sobre Trans- missão "Causa Mortis" e Doação, previsto para os Estados e o Distrito Federal. Justificam que a redação que propõem dará maior clareza ao texto e suprirá omissão de que se ressente o Projeto, da hipótese de o doador ser domiciliado no exterior. A falha demonstra que talvez fosse mais adequado transfe- rir à lei complementar, ou ao Código Tributário Nacional, a definição do Estado a que competirá o imposto nas diversas situações possíveis. As emendas realmente aperfeiçoam o texto do Projeto, me- recendo acolhimento se o assunto for mantido no Projeto. Pela aprovação. 
469Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26379 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Suprima-se a alínea "c" do item II do § 8o. do art. 209. 
 Parecer:  13 emendas apensas, subscritas por 37 Constituintes, re- ivindicam a supressão da letra "c" do ítem II do parágrafo 8. do art. 209 do Projeto da Comissão de Sistematização, a qual confere imunidade do ICMS ao transporte urbano de passagei- ros, nas áreas metropolitanas e micro-regiões. Justificam que seria uma abusiva proteção para os donos de ônibus; que a isenção é inadmissível, imoral e prejudicial ao interesse pú- blico, pois o transporte de passageiros é atividade altamente lucrativa e monopolizada pela iniciativa privada; que a isen- ção, fruto do "lobby" de empresas de ônibus, representa um rude golpe nas finanças dos Estados e Munícipios; que a imu- nidade representa um custo elevado para os Estados e Municí- pios, que têm de arcar com o ônus da infraestrutura para os transportes urbanos; que a matéria é predominante interesse da administração local; que compete ao Governo do Município ou do Estado outorgar a concessão de transportes urbanos, fi- xando-lhes a tarifa, não havendo lógica em proibir a cobrança do imposto; que não haverá tributação excessiva, pois quem decreta impostos sofre os ônus políticos; que não se justifi- ca a preocupação do legislador constituinte com o custo dos transportes urbanos; que a matéria deve ser decidida pelos Estados, pois já é prática consagrada atribuir-se isenção aos transportes urbanos de passageiros de baixa renda; que a imu- nidade ampla atinge taxis, onibus executivo, transportes es- colares e outras formas elitistas. Nova versão do Projeto acolhe a supressão da não incidência contestada. Pela aprovação. 
470Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26381 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Suprima-se o item II do Art. 63 das disposições transitórias. 
 Parecer:  Propõe, o ilustre Constituinte, a supressão do item II (do parágrafo único) do artigo 63 das Disposições Transitó- rias, o qual prevê a obrigatoriedade de isenções e reduções ou diferimento temporário, de tributos devidos à União, aos Estados e aos Municípios, incidentes sobre os residentes e o- perações da Região e sobre os empreendimentos regionais prio- ritários. Alega, a favor da Emenda, a proibição (art.204,III) de a União instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Com efeito, o inciso de que se trata não se harmoniza com o princípio albergado pelo artigo 204, III, por isso que a sua supressão é conveniente, o mesmo devendo ocorrer com o próprio artigo 63. Pela aprovação na forma do Substitutivo. 
471Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26385 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Suprima-se a parte final do parágrafo 2o. do art. 220 onde consta: "e aprovará as alterações na legislação tributária, indispensáveis para obtenção das receitas públicas". 
 Parecer:  O exame da Emenda e respectiva justificação apresentadas pelo nobre Constituinte, nos levou a concluir que a alteração proposta contribuiu para o aperfeiçoamento do Projeto, tor- nando-o mais completo, preciso e consistente; na forma do Substitutivo. Pela aprovação. 
472Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26386 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Suprima-se a letra "b" do item II do art. 139. 
 Parecer:  Quer a emenda suprimir a letra "b" do ítem II do art. 139 com o argumento de que a iniciativa de lei que acarrete aumento de despesa deve caber com exclusividade ao Poder Exe- cutivo. Optamos por emenda que re-redige o artigo 139 todo. Pela aprovação. 
473Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26388 APROVADA  
 Autor:  NELSON WEDEKIN (PMDB/SC) 
 Texto:  Retirar a expressão: ".... por proposta do Primeiro Ministro,....", do inciso VI do art. 83. 
 Parecer:  Realmente a supressão da expressão "por proposta do Pri- meiro-Ministro" irá trazer ao texto do inciso VI do artigo 83, mais coerência no que tange ao aperfeiçoamento deste tex- to. Assim, somos pela aprovação desta Emenda. 
474Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26399 APROVADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Dê-se ao § 5o. do art. 6o. esta redação: Art. 6o. § 5o. A lei punirá como crime qualquer discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais, por palavras, imagens ou representações, em qualquer meio de comunicação. 
 Parecer:  A emenda pretende dar nova redação ao parágrafo 5o. do art. 6o. do Substitutivo, alterando-lhe o conteúdo. A supressão sugerida aprimora a redação do dispositivo. Preferiu-se, contudo, conferir ao parágrafo maior concisão do que a proposta pelo autor, mantendo-se, de outra parte, o termo "inafiançável". Pela aprovação, na forma do Substitutivo. 
475Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26402 APROVADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Dê-se ao § 10 do art. este texto: Art. 6o. § 10. É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, observadas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. 
 Parecer:  A Emenda em exame pretende alterar a redação do § 10 do art. 6o. do Substitutivo ao Projeto de Constituição. A modificação proposta objetiva suprimir a segunda parte do dispositivo que deve ser objeto de legislação ordinária e, deste modo, aperfeiçoar a técnica legislativa. Pela aprovação. 
476Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26403 APROVADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Suprima-se o § 13 do art. 6o. 
 Parecer:  A Emenda propõe a supressão do parágrafo 13 do art. 6o. do Substitutivo do Relator. A proposta é procedente e oportuna. Pela aprovação. 
477Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26407 APROVADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Suprima-se o Capítulo II - Do Defensor do Povo, do Título III. 
 Parecer:  A emenda em referência,do nobre Constituinte Nilson Gibson propõe a supressão do Capítulo II do Título III (art. 27 e parágrafos) do Substitutivo, que trata do DEFENSOR DO POVO. De idêntico teor são as emendas a seguir relacionadas, com os nomes de seus respectivos autores: ES35104-4 ... Constituinte José Costa ES34647-4 ... Constituinte Adolfo de Oliveira ES32595-7 ... Constituinte Paes Landim ES29140-8 ... Constituinte Luís Eduardo ES33956-7 ... Constituinte Roberto Jefferson ES21402-1 ... Constituinte Messias Gois ES21667-8 ... Constituinte Osvaldo Bender ES21775-5 ... Constituinte Henrique Córdova ES21780-1 ... Constituinte Henrique Córdova ES26138-0 ... Constituinte Francisco Diógenes ES25073-6 ... Constituinte Joaquim Francisco. Além da supressão do dispositivo em foco, nas emendas abaixo referenciadas seus respectivos autores lembram a ne- cessidade de também se suprimir do Projeto expressões relati- vas ao Defensor do Povo, especialmente a constante do item V do art. 82: ES30743-6 ... Constituinte Afif Domingos ES31751-2 ... Constituinte Nestor Duarte Ao propor a supressão do art. 27 e seus parágrafos,o nobre Constituinte Virgílio Távora propõe que se suprima também o Capítulo I do Título III (arts. 19 a 26), que trata das GA- RANTIAS CONSTITUCIONAIS. Emenda no. ES29393-1. O ilustre Constituinte Aloysio Chaves também propõe a su- pressão do dispositivo em causa, mas sugere que lei comple- mentar venha a dispor sobre o Defensor do Povo, pelo que in- corpora sua sugestão como artigo (27) do capítulo relativo às Garantias Constitucionais. Emenda no. ES26957-7. JUSTIFICATIVAS O Constituinte Nilson Gibson observa que o Defensor do Po- vo seria "figura estranha à tradição constitucional brasilei- ra e que nada acrescentaria à nossa vida jurídica ou políti- ca", e que "recente experiência, nesse sentido, acabou por proclamar a todo o País a existência de possíveis fraudes e corrupções, mas sem possibilidade de comprovação", ao que o Constituinte Roberto Jefferson acrescenta que aquelas denún- cias cairam "no vácuo" e que apenas serviram para agraciar o então Ouvidor Geral com um novo título. O Constituinte Adolfo de Oliveira entende que o Defensor do Povo é "completamente dispensável", já que o Substitutivo "prevê vários outros instrumentos com a finalidade de tornar efetivos os direitos constitucionais", como o direito de pe- tição aos Poderes Públicos (art. 6o., § 47),as diversas ações enumeradas nos arts. 19 a 25, a atuação das Defensorias Pú- blicas (art. 177) e do Ministério Público (art. 180, itens II e III). "Demais, lembra que além desse instrumental," o pro- jeto (Substitutivo) fortalece a atuação do Legislativo e dos Tribunais de Contas na fiscalização financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos Poderes Públicos de modo a abranger todos os desmandos e descalabros administrativos". E conclui: "Diante da previsão de tantos meios para o po- liciamento da Administração, por parte do povo ou de seus re- presentantes, a presença do Defensor do Povo, sem poderes pa- ra aplicar medidas corretivas, implicará muito mais na insti- tuição de um novo órgão burocrático,com todos os seus custos, que na criação de um mecanismo inovador, como se propôs ini- cialmente, nas relações entre o Poder Público e os adminis- trados". No mesmo sentido justificaram a proposta supressiva os Constituintes José Costa, Paes Landim, Luís Eduardo, Messias Gois, Osvaldo Bender, Henrique Córdova (em suas duas emendas de igual teor), Francisco Diógenes, Afif Domingos e Joaquim Francisco. O Constituinte Virgílio Távora observa em sua justificati- va que "a idéia da criação do Defensor do Povo, inspirada em sistemas jurídicos estrangeiros, encontrou certa receptivida- de no Brasil, em razão de dois motivos preponderantes: a ine- xistência de um ordenamento jurídico constitucional prevendo controle externo sobre os diversos órgãos e atividades da Ad- ministração Pública direta e indireta; e a preponderência acentuada do Poder Executivo sobre os demais, aliada à defi- ciência de normas constitucionais referentes ao Poder Legis- lativo, tornando-o mais forte e com maior capacidade de fis- calização". Em seu entender, o Substitutivo corrigiu tais deficiências na Organização Geral do Estado, "na medida em que cria sistemas de controle externos eficientes e adequados às diversas atividades estatais, além de atribuir ao Poder Legislativo, Tribunal de Contas, Poder Judiciário e Ministé- rio Público poderes, competências e atribuições específicas, interdependentes e equilibradas". Por isso, conclui, as atri- buições que seriam deferidas ao Defensor do Povo o tornariam "gerador de superposição de funções entre órgãos públicos,com inevitáveis reflexos danosos à Administração e, portanto,des- necessária". O nobre Senador não justificou sua proposta de supressão dos artigos referentes às Garantias Constitucionais O Constituinte Aloysio Chaves admite preferir deixar para a lei complementar a regulamentação da Defensoria do Povo, "principalmente por se tratar de instituto novo em nosso or- denamento jurídico que, certamente, necessitará de muitos acertos e ajustes à nossa realidade política, social e econô- mica". CONCLUSÃO Pelas justificativas, e convicto de suas razões, sou pela aprovação das emendas: ES35104-4 ES25073-6 ES34647-4 ES26407-9 ES32595-7 ES29140-8 ES33956-7 ES21402-1 ES21667-8 ES21775-5 ES21780-1 ES26138-0 ES30743-6 ES31751-2. Das emendas ES29393-1 e ES26957-7, acolho apenas a propos- ta de supressão do art. 27 e seus parágrafos, pelo que opino por sua aprovação parcial. Em consequência, tendo em vista que as emendas relaciona- das a seguir são de natureza modificativa do art. 27 e seus parágrafos, que deverão ser suprimidos, conforme o parecer acima exarado, o qual esse bloco de emendas modificativas não teve o condão de alterar, sou pela sua prejudicialidade. EMENDA No.: CONSTITUINTE: ES23751-9 ..... Doreto Campanari ES27088-5 ..... Antonio Carlos Mendes Thame ES34598-2 ..... Aluízio Bezerra ES32069-6 ..... José Paulo Bisol ES33300-3 ..... José Ignácio Ferreira ES22273-2 ..... Ziza Valadares ES21990-1 ..... Chagas Rodrigues ES21053-0 ..... Cristina Tavares ES25696-3 ..... Airton Sandoval ES24717-4 ..... Paulo Mincaroni ES25262-3 ..... Leopoldo Peres ES21620-1 ..... Itamar Franco ES27319-1 ..... Haroldo Lima e outros ES32104-8 ..... Pompeu de Sousa ES35057-9 ..... Francisco Benjamim ES23299-1 ..... Geovani Borges ES26965-8 ..... Mansueto de Lavor ES32125-1 ..... Pompeu de Sousa ES31764-4 ..... Carlos Chiarelli ES27318-3 ..... Haroldo Lima e outros ES30119-5 ..... Manoel Moreira ES31593-5 ..... Carlos Chiarelli ES34051-4 ..... José Genoino e outros ES34893-1 ..... Fernando Henrique Cardoso ES27323-0 ..... Haroldo Lima e outros ES30177-2 ..... Manoel Moreira ES31272-3 ..... Alexandre Puzyna ES34648-2 ..... Adolfo de Oliveira ES30390-2 ..... Vasco Alves ES26817-1 ..... Cassio Cunha Lima ES29322-2 ..... José Egreja ES30587-5 ..... Francisco Amaral ES30438-1 ..... Vasco Alves ES28900-4 ..... Humberto Lucena ES26666-7 ..... Maurício Corrêa. A Emenda ES30375-9, do ilustre Constituinte Vasco Alves, propõe que se transforme a Defensoria do Povo em Conselho Po- pular, atribuindo a esse Conselho as mesmas competências do Defensor do Povo. Embora louve a figura do "ombudsman", en- tende que, entre nós, seus poderes "não podem ser enfeixados nas mãos de um só indivíduo", daí a proposta, que tampouco altera a nossa convicção de que deve ser suprimido o art. 27 e seus parágrafos. Pela prejudicialidade. 
478Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26414 APROVADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Dê-se ao § 53 do art. 6o. esta redação: Art. 6o. § 53. As associações só poderão ser dissolvidas ou ter suas atividades suspensas em consequência de decisão judicial. 
 Parecer:  Emenda ao parágrafo 53 do art. 6o. para torná-lo mais explícito. A proposta é compativel com o espírito do Substitutivo e pode ser admitida sem prejuízo da forma por este oferecida. Pela aprovação nos termos do Substitutivo. 
479Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26419 APROVADA  
 Autor:  NILSON GIBSON (PMDB/PE) 
 Texto:  Substitua-se, no item XII do art. 7o., a expressão "de seis horas" pela seguinte "de até seis horas". 
 Parecer:  A emenda aprimora o texto do Projeto e deve ser acolhida. Pela aprovação. 
480Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:26425 APROVADA  
 Autor:  GERALDO BULHÕES (PMDB/AL) 
 Texto:  Acrescente-se ao Artigo 299 do Substitutivo ao Projeto de Constituição, o seguinte Parágrafo único: "Parágrafo único.- A lei coibirá a violência física, mental, ou psicológica de adultos, instituições ou na constância das relações familiares sobre a criança, garantindo-lhe sua integridade e estabelecerá os meios para este fim". 
 Parecer:  A emenda é de ser acolhida com redação alterada, em vir- tude de outras proposições sobre o mesmo assunto. Pela aprovação. 
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