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Bases Históricas
Bases da Assembleia Nacional Constituinte 1987-1988

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NELTON FRIEDRICH in nome [X]
1987::13::08 in date [X]
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ETAPASANTEPROJETOPROJETO
FASESubcomissãoComissãoSistematizaçãoPlenárioRedação
BASEABCEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
ANTE/PROJ
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EMENn/a
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AVULSO
Tipo
Emenda (50)
Banco
expandEMEN (50)
ANTE / PROJ
Fase
Art
EMEN
Res
REJEITADA (32)
PARCIALMENTE APROVADA (12)
PREJUDICADA (5)
APROVADA (1)
Partido
PMDB (50)
Uf
PR (50)
Nome
NELTON FRIEDRICH[X]
TODOS
Date
41Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20320 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Acrescenta-se novo artigo ao Capítulo I do Título III - das Garantias Constitucionais - com a seguinte redação: Art. - Qualquer entidade associativa, regularmente instituída ou o Ministério Público, é parte legítima para propor ação de desconstituição de atos praticados ou que possam vir a ser praticados por pessoas de direito público ou privado, quando tais atos, embora formalmente regulares, lesam o patrimônio público, os bens de uso comum do povo, os bens de reconhecido valor artístico, estético ou histórico, os interesses legítimos dos consumidores, a natureza e equilíbrio ecológico, os meios de vida dos indígenas, a saúde pública, a administração da justiça e os direitos humanos. 
 Parecer:  A proposição não concorre para o aperfeiçoamento do tex- to constitucional em elaboração. Pela rejeição. 
42Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20321 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Acrescente-se o seguinte inciso V ao art. 310: Art. 310 inciso V - A distribuição e comercialização de produtos derivados do petróleo e do álcool carburante, em todo o território nacional é privativa de empresas cuja a maioria do capital pertença a brasileiros e tenta sua sede no País. 
 Parecer:  Não tem sentido a monopolização estatal do álcool carbu- rante. Somos,dessa forma pela sua rejeição. Pela rejeição. 
43Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20322 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Acrescentar o § 4o. ao art. 138 O pessoal do serviço do Poder Executivo da administração direta da União, Estados, Municípios, Territórios e Distrito Federal não poderá ultrapassar a 1% da população total destas unidades administrativas nem tampouco seus gastos com pessoal poderão exceder 60% dos respectivos orçamentos. 
 Parecer:  Pelo não acolhimento. Trata-se de pormenorização incom- patível com um texto constitucional. 
44Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20323 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Inclua-se parágrafo único ao art. 275: Dois terços (2/3) das receitas líquidas das loterias federais serão pagos equitativamente aos respectivos estados e municípos, que os aplicará em educação popular, saúde preventiva, saneamento básico e preservação ambiental, sem prejuízo de investimentos oriundos de outras fontes ou exigências de lei. 
 Parecer:  A vinculação de tributos a órgãos, fundos ou despesas é prática condenada pela boa técnica orçamentária e evitada no Projeto. Pela rejeição. 
45Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20324 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Acrescente-se Inciso XXXII e Parágafo Único: Art. 13. - todo o trabalhador rural terá direito assegurado a propriedade na forma individual, cooperativa, condominial, comunitária ou mista para o desenvolvimento de suas atividades. Parágrafo Único: O Estado promoverá a desapropriação das terras necessárias ao cumprimento do disposto neste artigo, mediante indenização por títulos de dívida agrária. 
 Parecer:  Compreendemos as razões que justificam a emenda, no en- tanto a redação do texto, objeto da análise, é mais clara e explícita das determinações que se quer assegurar. Opinamos, pois, pela rejeição. 
46Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20325 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  EMENDA SUPRESSIVA DISPOSITIVO EMENDADO: Artigo 95 Sejam suprimidos os Parágrafos 1o., 2o. e 3o. do Artigo 95 do Projeto. 
 Parecer:  justamente a especifidade de função militar exige as explici- tações constantes dos parágrafos referidos, cuja manutenção é indispensável. Pelo não acolhimento. 
47Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20326 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Acrescente-se o seguinte § 1o. ao art. 317, passando o atual parágrafo único à 2o. Ao direito de propriedade de imóvel corresponde uma obrigação social. O imóvel rural que não corresponde à abrigação social poderá ser arrecadação mediante a aplicação do Instituto da desaproprieação por interesse social, para fins de Reforma Agrária, mediante indenização paga em títulos. A propriedade de imóve rural corresponde a obrigação social quando simultaneamente. a) é racionalmente aproveitado. b) conserva os recursos naturais renováveis e preserva o meio ambiente. c) observa as disposições legais que regulam as relações de trabalho e de produção. d) não excede a área máxima prevista como limite regional. 
 Parecer:  A emenda não aperfeiçoa, quer no plano técnico, quer no jurídico, o texto constitucional. Pela rejeição. 
48Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20327 PREJUDICADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Dá nova redação ao Inciso XVII do Art. 99: Nenhum dinheiro será gasto nem emitido nem o Estado assumirá qualquer obrigação interna ou externa sem que haja autorização do Congresso Nacional. Para as questões emergenciais contará o Poder Executivo com o Funde de Reserva Orçamentária, cujo valor não ultrapassará a 3% do total de gastos autorizados pelo Congresso Nacional na lei orçamentária. O Ministro de ou funcionário que autorizar ou der curso a gasto que contrarie o disposto neste artigo responderá solidariamente e pessoalmente pelo reingresso dos valores e será culpado pelo crime de malversação do dinheiro público. 
 Parecer:  A questão do sistema de Governo, em face das discussões que ainda se processam, será definida após a elaboração do substitutivo. Pela prejudicialidade. 
49Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20328 PARCIALMENTE APROVADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Substitua-se a alínea "c" do Inciso VII do art. 17 pelo que segue: "c) Qualquer cidadão, sindicato, partido político ou outra entidade associativa regularmente instituída tem direito a informação sobre os atos do governo e das entidades controladas pelo Poder Público, relativos à gestão dos interesses coletivos, na forma estabelecida em lei. As informações requeridas serão prestadas no prazo da lei, sob pena de crime de responsabilidade." 
 Parecer:  A Emenda propõe nova redação para a alínea "c"-do item VII do Artigo 17, do Projeto. A matéria constante da Emenda será objeto de cuidadoso tratamento pelo substitutivo em tramitação. Pela aprovação parcial. 
50Tipo:  EmendaAdicionar
 Título:  EMENDA:20329 REJEITADA  
 Autor:  NELTON FRIEDRICH (PMDB/PR) 
 Texto:  Emenda Aditiva: Acrescente-se onde couber nos Títulos III (Das Garantias Constitucionais) e V (Da Organização dos Poderes e Sistema de Governo, do Judiciário) o que segue: O Tribunal Constitucional, com sede na capital da União e jurisdição em todo o território nacional, é composta por dezesseis Ministros nomeados pelo Presidente da República, sendo dois designados pelo Senado Federal, dois pela Câmara dos Deputados, quatro pelo Conselho Nacional da Magistratura, dois pela Ordem dos Advogados do Brasil, dois pelo Ministério Público da União e quatro de livre nomeação do Chefe do Poder Executivo. Parágrafo Único: Os Ministros designados pelo Conselho Nacional de Magistratura serão obrigatóriamente escolhidos dentre juízes dos restantes tribunais e os demais dentre professores de Direito, advogados de reconhecida competência e comprovada prática democrática e em defesa dos Direitos Humanos, que contem mais de quinze anos de exercício profissional. Os membros do Tribinal Constitucional serão designados por um período de oito anos, desde que o pleno exercício desse mandato não ultrapasse a idade-limite de setenta anos, vedada a recondução. A renovação dos membros do Tribunal Constitucional far-se-á, por quartas partes, a cada dois anos. Não poderá ser escolhido Ministro do Tribunal Constitucional quem esteja no exercício de mandato executivo ou legislativo, de cargo de Ministro ou Secretário de Estado, ou tenha exercido qualquer dessas funções até quatro anos antes da escolha. Parágrafo Único: Lei Complementar estabelecerá outros casos de incompatibilidade. O Presidente do Tribunal Constitucional é eleito dentre seus membros, para mandato de dois anos, vedada a recondução. Compete ao Tribunal Constitucional: I - por solicitação do Presidente da República; a) examinar preventivamente a constitucionalidade de qualquer norma constante de tratados, acordos e atos internacionais; b) autorizar a decretação do estado de sítio ou de estado de emergência; II - declarar, mediante provocação de porte: a) a inconstitucionalidade, em tese, de lei ou norma com força de lei; b) o não cumprimento da Constituição, por omissão das medidas legislativas ou executivas necessárias para tornar exequíveis e efetivas as normas constitucionais, assinalando ao órgão do Poder Público competente prazo para a adoção dessas providências, sob pena de responsabilidade e suprimento pelo Tribunal Constitucional. III - processar a julgar originariamente: a) as controvérsias relativas à legitimidade constitucional das leis e dos atos com força de lei, emanadas da União e dos Estados; b) os conflitos de atribuições entre os poderes da União, ou aqueles entre a União e os Estados, entre os próprios Estados, ou entre estes e os Municípios. c) as acusações feitas contra o Presidente da República e os Ministros de Estado; d) as demais matérias que lhe atribua a lei complementar. IV - Julgar em grau de recurso as decisões dos Tribunais que: a) recusem a aplicação de qualquer norma, com fundamento na sua inconstitucionalidade; b) apliquem norma cuja inconstitucionalidade haja sido suscitada durante o processo. São partes legítimas para propor a ação de inconstitucionalidade em tese: O procedimento de acusação contra o Presidente da República ou Ministro de Estado, com o objetivo de alcançar a declaração de sua destituição do cargo, por violação internacional da Constituição, será oferecido pelo Presidente do Senado Federal e deverá ser precedido de moção subscrita pela quarta parte e aprovada por dois terços dos membros de cada Casa do Congresso Nacional. Os recursos para o Tribunal Constitucional são restritas à questão da inconstitucionalidade. Quando a Corte declara a ilegitimidade constitucional de uma norma legal ou de um ato com força de lei, a norma deixa de ter eficácia a partir do dia imediato à publicação da sentença. Não tem efeito retroativo a sentença do Tribunal que declara a inconstitucionalidade de uma norma, no todo ou em parte. No exercício de suas atribuições, o Tribunal Constitucional poderá dividir-se em Câmaras. a) o Presidente da República; b) o Procurador-Geral da República; c) cinquenta Deputados; d) vinte Senadores; e) Assembléia Legislativa, por decisão da maioria de seus membros; f) dez mil cidadãos; g) as entidades associativas de âmbito nacional, criadas por lei e com mais de um ano de funcionamento; h) Defensor do Povo, nas questões que lhe são pertinentes; São partes legítimas para propor a ação de inconstitucionalidade por omissão: a) o Procurador-Geral da República, de ofício ou a requerimento de qualquer cidadão; b) as entidades associativas de âmbito nacional, criadas ou reconhecidas por lei, e com mais um ano de funcionamento; c) os Tribunais Superiores; d) um terço de qualquer uma das Câmaras do Congresso Nacional; e) aquele que diretamente sofrer violação de direito, por inércia do Poder Público; 
 Parecer:  Pela rejeição. A emenda já está parcialmente atendida. 
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